Buscar

INDUÇÃO DE LESÕES TECIDUAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INDUÇÃO DE LESÕES TECIDUAIS. 
Corynebacterium diphtheria : Causador da Difteria.
Não é uma bactéria invasiva e multiplicasse na faringe, a doença tem efeitos potencialmente mortais, devido à fabricação e transmissão de uma perigosa toxina pelo sangue . Só as bactérias que estiverem elas próprias infectadas por um fago, que contém o gene da toxina, podem replicá-la e, portanto, causar a doença. A toxina é do tipo AB. A região B é típica para um receptor membranar presentes nas células de destino, ocasionando após acoplagem a internalização da toxina por endocitose.
Escherichia Coli: Causador de Gastroenterites,infecção do trato urinário.
Tipos de Escherichia coli :
As cepas de E. coli são divididas em cinco categorias chamadas patotipos, de acordo com seu modo de funcionamento e com os sintomas provocados:
E. coli enterohemorragica (EHEC): Causadoras das epidemias de alimentos contaminados. Liberam toxinas (chamadas toxinas Shiga) que rompem as paredes dos vasos sanguíneos ocasionando distúrbios de coagulação. A infecção por EHEC é o motivo de diarréias hemorrágicas e pode provocar a Síndrome hemolítico-urêmica (SHU), podendo levar a morte.
 E. coli enterotoxigênica (ETEC): As ETEC são culpadas pela diarreia do viajante, ou turista, é a maior causa de diarréia aguda aquosa correlacionada à desidratação nas crianças menores de três anos. As toxinas disseminadas por essas cepas geram uma difusão osmótica de água em direção à luz intestinal.
E. coli enteroinvasiva (EIEC): As infecções por EIEC ocasionam, cólicas abdominais ,febre alta (até 40ºC),diarréia, e presença de sangue nas fezes. Não liberam toxinas no organismo, mas provocam necrose celular e desencadeiam uma forte reação inflamatória.
E. coli enteropatogênica (EPEC): São a causa das gastroenterites infantis. O principal risco associado a elas é a desidratação.
E. coli enteroagregativa (EAEC):Responsáveis por atrasos no crescimento e diarréias persistentes. As EAECs prendem-se à mucosa intestinal produzindo cepas semelhantes a muros de tijolos.
Neisseria Meningitidis: Causador da Meningite.
O seu processo infeccioso iniciasse por meio da colonização da nasofaringe, a bactéria adere a receptores intrínsecos nas células não-ciliadas da nasofaringe e migram para parte interna em vacúolos fagocíticos. Por serem bactérias encapsuladas, são resistentes ao processo de fagocitose.
Após passar para a nasofaringe, o meningococo pode mover-se para a circulação sanguinea, podendo causar bacteremia, meningite e algumas outras infecções. Nas meningococcemias ocorrem lesões vasculares devido à presença de endotoxinas bacterianas. Em casos mais graves, pode ocorrer hemorragia bilateral das supra-renais.
Neisseria gonorrhoeae: Causador da Gonorreia,uretrite.
Essa bactéria invade células epiteliais não-ciliadas, proliferam-se em vacúolos intracelulares. Desencadeia a produção de TNF-α,ocasionando à inflamação e levando a destruição do tecido. Se a infecção não for tratada, vai persistir e levar à inflamação crônica que se manifesta como fibrose.
Staphylococcus aureus: Causador de endocardite,foliculíte,impetigo.
As infecções por essa bactéria podem oscilar de, leves a gravíssimas, podendo levar a óbito. O micróbio tende a infectar a pele, muitas vezes causando abscessos, a bactéria também pode viajar pela corrente sanguínea e infectar qualquer local do organismo, em especial válvulas do coração, ossos e tambem também tende a concentrarem-se em dispositivos médicos no corpo.Existem inúmeras cepas dessa espécie de bactéria, algumas delas liberam toxinas que podem causar os sintomas de intoxicação alimentar por estafilococos, síndrome de choque tóxico e síndrome de pele escaldada.
Staphylococcus pneumoniae: Causador da meningite, pneumonia, sinusite.
Possui uma cápsula que protege da fagocitose e do reconhecimento pelo sistema imunitário, conta com adesinas que permitem a união á células da faringe. Disseminam proteínas secretadas denominadas Pneumolisinas que descontrolam as membranas das células humanas, eliminando-as.
 Staphylococcus Pyogenes: Causador da Erisipela,faringite,impetigo.
Possuem cápsula, protetora contra a fagocitose, pela presença do Ac. Hialurônico. Disseminam a proteína M de suma importante na aderência da bactéria ao meio elas são capazes de unir a anticorpos impedindo-os de atuarem, inibem a fagocitose e degradam o factor C3b do sistema do complemento. Exotoxinas pirogénicas: são super antígenos e ativam os linfócitos de forma não especifica, provocando uma resposta imunitária não apropriada, com febre, e até choque e insuficiência de órgãos.
Haemophilus influenza tipo b: Meningite
Possuem cápsulas compostas de polirribosil fosfato, a infecção ocorre na nasofaringe, ocorre o comprometimento da função ciliar e posteriormente lesão no epitélio respiratório, em alguns casos essas bactérias pode passar através das células epiteliais e endoteliais para corrente sanguínea, ocasionando bacteremia com disseminação para as meninges ou para os demais locais do organismo.
Haemophilus ducrey: Causador Cancro mole.
 É um organismo pleomórfico, não produz toxinas e é um parasita obrigatórioobrio, adentra ao organismo através de feridas microscópicas ocasionadas pelo ato sexual.O restritivo genérico desta bactéria, Haemophilus, significa que tem empatia com o sangue. A hematina encontrada no sangue é necessária para o sistema de citocromos da bactéria. O sangue também contém NAD+, necessário à atividade metabólica do Haemophilus ducreyi.
Vibrio cholerae: Causador da diarréia.
A infecção ocorre quando água ou alimentos contaminados com a bactéria são ingeridos pelo organismo. Após a ultrapassagem por meio da barreira ácida do estômago, o vibrião multiplica-se no epitélio do intestino delgado. A enterotoxina colérica produzida pelos vibriões aderidos altera o transporte iónico nas células do epitélio intestinal. A posterior perda de água e de eletrólitos leva a uma diarréia agressiva.

Outros materiais