Buscar

RELATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL estagio crehe maria madalena

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONALUNINTER
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL
 ELIZABETH DE OLIVEIRA RU 1015570
VERA LUCIA ABREU QUEIROZ RU1030488 
ITAÚNA 2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de estágio supervisionado – Educação Infantil apresentado a UTA Infância e Ludicidade do curso de pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter 
ITAUNA
2016
Introdução
	O presente estágio supervisionado referente a UTA Infância e Ludicidade, buscamos participar, observar, planejar,analisar e pesquisa rações da rotina da Educação Infantil. Assim como, compreender esta etapa, primeira da educação básica, em suas peculiaridades.
O estágio foi realizado na Creche Maria Madalena no período de 24 de outubro de 2016 a 28 de novembro de 2016.
As atividades do estágio foram realizadas pelas alunas Elizabeth e Vera Lúcia com o apoio e compreensão da coordenadora e pedagoga Jaqueline Aparecida juntamente com todos envolvidos no âmbito escolar, nos auxiliando no fornecimento de dados, nos recursos e espaço. 
	Os objetivos do referido estágio é analisar o papel do (a) professor (a) nas diferentes unidades de educação infantil, considerando as ações indissociáveis entre teoria e prática e entre cuidar e educar e especificidade da educação infantil, compreender diferentes trabalhos que constituem a totalidade da ação pedagógica na educação infantil, compreender a relação entre a organização dos espaços, tempos e o conhecimento da educação infantil.
	O estágio tem como finalidade aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na teoria, sabendo-se que esta vivência é de suma importância para formação docência. Segundo Paulo Freire (1996), “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”.
	A metodologia foi em forma de entrevista com a coordenadora pedagoga e professora; observação participativa, estudo e planejamento e pesquisa do PPP (Projeto Político Pedagógico).
	Os itens trabalhados nesse relatório foram à investigação da escola estagiada, sua concepção pedagógica e o papel do professor na Educação Infantil, análise crítica a respeito da relação entre o plano de ação elaborado e sua realização.
 A Escola Estagiada
	
	O Estágio referente à Uta Infância e Ludicidade – Educação infantil foi realizado na Creche Maria Madalena Fonseca Penitente, na av. Governador Magalhães Pinto nº456 no Bairro Santanense ,CEP: 35681133 localizada na cidade de Itaúna, no Estado de Minas Gerais. O contato com a Creche pode ser realizado através do telefone (37)3243-1966 e do e-mail: crechemariamadalena@hotmail.com.
	No dia 06/03/1999 a creche foi fundada com o nome Centro de Educação Infantil Maria Madalena Fonseca Penitente. A Instituição encontra-se nos dias de hoje atendendo crianças de 06 meses a 04 anos de idade , por este motivo hoje com o nome Creche Maria Madalena Fonseca Penitente,em pleno e regular funcionamento e inscrita no Conselho 	Municipal de Assistência Social (CMAS	) sob o nº30,cumprido finalidades estaduais e sociais no que concerne as atividades na área de assistência social,e foi declarada de utilidade publica mediante a lei municipal nº3.739 ,sancionada em 17 de setembro de 2002, que permanece em vigor até os dias de hoje.
 A instituição atende um numero total de 30 crianças sendo 13 meninas e 17 meninos regular.
 Quando á estrutura física, todas as repartições da escola se encontram em boas condições de funcionamento, tendo em vista as reformas realizadas e o bom gerenciamento de rede física pela direção da escola e demais servidores, possibilitando a realização das atividades pedagógicas.
 A área total construída é de 273,25metros quadrados, dividida em 2 salas de aula,1 sala para o berçário,1 cozinha, 1 despensa,e refeitório adequado para as crianças,1 lavanderia,3 banheiros adaptados e1 banheiro adulto.
 O Estágio foi realizado no período de 24 de outubro de 2016 a 28 de novembro de 2016, no turno vespertino, sendo observada a turma do 1º período da Educação Infantil, tendo como orientadora a professora Cilene, formada em magistério exercendo sua profissão há 3 anos
 O relacionamento entre professor/aluno é harmonioso. A professora é criativa, alegre e muito carinhosa, ela consegue envolver as crianças despertando nelas o interesse de aprender.
 Quanto ao espaço da sala estagiada, é ampla de fácil locomoção e o mobiliário é bem distribuído. A sala possui um espelho grande, televisão, DVD, som, brinquedos e materiais pedagógicos adequados à faixa etária.
A criança que brinca pode adentrar no mundo do trabalho pela via de representação e da experimentação; o espaço da instituição deve ser um espaço de vida e interação e os materiais fornecidos para as crianças podem ser uma das variáveis fundamentais que as auxiliam a construir e a apropriar-se do conhecimento universal. (WAJ SKOP, 2012, P..33).
	A rotina da sala observada envolve rodinha, período livre (neste momento as crianças escolhem os brinquedos para brincar estimulando a autonomia), contação de histórias e atividades propostas.
	As concepções assumidas pela Escola se efetiva na medida em que sua prática pedagógica como um todo, torna-se expressão real da sua concepção e assim compreende e concebe Educação, Currículo Escolar, Aprendizagem dos alunos, Avaliação Escolar.
	Segundo Maluf (2012, p.14), as instituições “precisam ser acolhedoras, atraentes, estimuladoras, acessíveis às crianças e ainda oferecer condições de atendimento às famílias, possibilitando a realização e ações socioeducativas”.
	A concepção de Educação é compreendida como um processo de desenvolvimento do indivíduo para que ele possa atuar na sociedade. Para tal educação deve-se considerar o homem no seu plano físico, intelectual, consciente das possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca, podendo considerar seu papel de transformação social como uma sociedade que supere nos dias atuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais.
3
 Desse modo, privilegia-se a prática de uma educação em que os professores e alunos se visualizem por inteiro no processo, estabelecendo-se uma mudança de atitudes a respeito da formação e ação do aluno, das quais fazem parte, os aspectos afetivos, sociais, éticos, concomitantemente com os aspectos cognitivos. 
plano de Ação
Identificação
Instituição: Creche Maria Madalena Fonseca Penitente
Professora: Cilena
 Estagiárias: Vera e Elizabeth
Turma: Maternal III- Faixa etária:3 a 4 anos
Nº de alunos: 12 alunos, sendo 4 meninas e 8 meninos,
Tempo de duração da aula: 30 minutos
Eixo de trabalho e conteúdo
O eixo trabalhado foi o Movimento Psicomotricidade. O conteúdo proposto foi atividades de arremesso, circuito, brincadeira com os olhos vendados .
Objetivos : 
O aluno deverá ser capaz de desenvolver a coordenação motora grossa e a lateralidade; explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecer gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo; ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizar gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
Materiais utilizados/ recursos
Os materiais utilizados foram: espelho, boliche, bambolê, cones, corda, colchão e bola.
Fundamentação Teórica – Síntese do Assunto
4
 Resgatando as brincadeiras antigas, conseguimos interagir com as crianças. Segundo Rau, pág 206 “As atividades lúdicas possibilitam aos educandos o 
desenvolvimento afetivo e emocional, à medida que estimula as interações do seu corpo com os objetos do seu meio e com as pessoas com que convive”.Nesta perspectiva, as brincadeiras aplicadas contribuíram para o desenvolvimento global das crianças. Assim observa Le Boulch (1985, p. 221) que “75% do desenvolvimento psicomotor ocorrem na fase pré-escolar, e o bom funcionamento dessa área facilitará o processo de aprendizagem futura”.
Encaminhamento Metodológico
Depois de observar a sala estagiada, estudamos, planejamos e avaliamos as atividades com o intuito de alcançar os objetivos propostos. 
No início de cada atividade, foram trabalhadas as regras. como por exemplo, o circuito, a qual as crianças se identificaram mais. É desta forma que, na educação infantil a escola deve favorecer um ambiente físico e social onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, ao mesmo tempo seguras para arriscar e vencer desafios. 
Referências
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A Ludicidade na educação: uma atitudepedagógica. Curitiba, InterSaberes, 2012.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto. Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol3
ARAÚJO, Andreza Santiago Gottgtroy de; SILVA, Eduardo Rodrigues da. As contribuições da Psicomotricidade na Educação Infantil. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/comportamento/0116.html Acesso em: 14 dez. 2016.
Anexos
Não houve registro escrito das atividades trabalhadas na sala estagiada, foram feitas utilizando a linguagem oral e o lúdico.
Considerações Finais
 O Estágio Supervisionado em Educação Infantil no curso de pedagogia ,é a base que nós como futuro professores precisamos para conviver com a realidade escolar.
Durante o período do estagio descobrimos as varias faces da educação ,eo que há por traz dela.
Sendo assim, o período em que se destina ao estagio serve de eixo entre o que é visto na teoria e o que se aplica na prática.
A receptividade dos alunos da sala estagiada ocorreu de forma tranquila. O trabalho desenvolvido em sala de aula foi significativo e prazeroso, os trinta e três anos de experiência da professora Mirtes como mediadora no processo ensino-aprendizagem, faz dela uma pessoa fascinada pelas crianças.
Ressalta-se que o estágio contribui para nossa formação enquanto aluna e educadora, mediante a prática procuramos desempenhar o papel de educadoras, que busca formar cidadãos críticos e conscientes na sociedade.
[...] atividade de aproximação com o campo profissional, por tratar-se de uma forma de inserção do mundo do trabalho e na área específica de atuação, de possibilidades de conexão entre teoria estudada e a prática observada nas instituições que acolhem as estagiárias, configurando-se, assim, como um passo importante na construção das identidades profissionais. (GOMES, 2009, p.67)
	Assim, podemos considerar que o estágio é a base que nós futuros professores precisamos para conviver com a realidade escolar.
Realizando este estágio, tivemos a oportunidade e refletir a realidade de ser um profissional da educação. Ler ou ouvir uma experiência já te faz amadurecer seus atos, mas vivenciar esta experiência te faz refletir, agir e buscar estratégias para ser sempre melhor no que faz. 
Finalizamos com a frase de Paulo Freire “Posso não ser o melhor em tudo que faço, mas em tudo que faço dou meu melhor”. 
 Referências
Manual de Orientações de Estagiário Supervisionado – Licenciatura em Pedagogia - Educação Infantil. Centro Universitário Educacional Uninter. Curitiba 2016.
GOMES, Marineide de Oliveira. Formação contínua, estatuto da prática e estágio na formação de educadores. Formação de professores na Educação Infantil. São Paulo, Cortez, 2009.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A Ludicidade na educação: uma atitudepedagógica. Curitiba, InterSaberes, 2012.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto. Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol3

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes