Buscar

Diabetes Mrellitus (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Diabetes Mellitus
A diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue.
Ela pode ser dividida em dois tipos e ainda tem a diabetes gestacional.
Doença: A diabetes mellitus é dividida em dois tipos, a diabetes de caráter hereditário e a diabetes que é adquirida por conta dos maus hábitos alimentares do sedentarismo e obesidade.
A diabetes pode ser classificada basicamente em Mellitus tipo 1e tipo 2. A tipo 1 é a diabetes que acomete adolescentes e crianças , fazendo com que o pâncreas não produza insulina ou produza quantidade insuficiente , já a tipo 2 ocorre mais em pessoas obesas , em pessoas acima dos trinta anos , idosos e também adolescentes. Nesse tipo de diabetes melito , a insulina é produzida , mas não faz efeito no organismo.
A diabetes gestacional tem atenção especial deve ser dada ao diabetes diagnosticado durante a gestação. Pode ser transitória ou não e ao termino da gravidez a paciente deve ser investigada e acompanhada. Na maioria das vezes ele é detectado no 3º trimestre da gravidez, através de um teste de sobrecarga de glicose. As gestantes que tiverem historia previa de diabetes gestacional, de perdas fetais, má formações fetais, hipertensão arterial, obesidade ou historia familiar de diabetes não deve esperar o 3º trimestre para serem testadas, já que sua chance de desenvolverem a doença é maior.
O diagnostico laboratorial pode ser feito de três formas e, caso positivo deve ser conformado em outra ocasião. São considerados positivos os que apresentam os seguintes resultados.
Glicemia de jejum > 126 mg/dl ( jejum de 8 horas )
Glicemia casual ( colhida em qualquer horário do dia, independente da ultima refeição realizada ) > 200mg/dl em paciente com sintomas característicos de diabetes.
Glicemia > 200mg/dl duas horas após sobrecarga oral de 75 gramas de glicose.
Existem ainda dois grupos de pacientes, identificados por esses mesmos exames, que devem ser acompanhados de perto, pois tem grande chance de tornarem-se diabéticos. Na verdade esses pacientes já devem ser submetidos a um tratamento preventivo que inclui mudança de hábitos alimentares, práticas de atividades físicas ou mesmo a introdução de medicamentos:
Glicemia de jejum > 110mg/dl e < 126 mg/dl
Glicemia 2 horas após sobrecarga de 75 gramas de glicose oral entre 140 mg/dl e 200mg/dl
É importante que o paciente compareça as consultas regularmente, conforme a determinação médica, nas quais ele deverá receber orientações sobre a doenças e seu tratamento. Só um especialista saberá indicar de formar correta a orientação nutricional adequada, usar insulina ou outros medicamentos, como usar os aparelhos que medem o nível de glicose, fornecer orientações de como proceder em situações de hipo e de hiperglicemia
Medicamentos para Diabetes Mellitus Tipo 1
O tratamento para diabetes tipo 1 requer as seguintes medidas , tais como aplicação de insulina.
Aplicação de Insulina.
Os pacientes com diabetes tipo 1 necessitam de injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais. Para fazer essa medida é necessário ter em casa um glicosímetro, dispositivo capaz de medir a concentração exata de glicose no sangue.
A insulina deve ser aplicada diretamente no tecido subcutâneo, logo abaixo da pele, os melhores locais para aplicação de insulina são abdome, coxa, braço, região da cintura, glúteo.
Além de prescrever injeções de insulina para baixar o açúcar no sangue, alguns médicos solicitam que o paciente inclua também medicamentos via oral em seu tratamento, tais como Glifage, Glifage Xr, Metformina que pode ser de 500mg ou 850mg.
Tratamento para Diabetes Gestacional
O tratamento para mulheres que apresentam diabetes gestacional visa diminuir os níveis de açúcar na corrente sanguínea da mãe, a fim de evitar que também prejudique o desenvolvimento do bebê.
Monitorização cuidadosa do bebê observar como está o crescimento do bebê e desenvolvimento , com ultrassons e outros exames.
Medicamentos específicos
Caso uma dieta acompanhada de exercícios não seja suficiente, a gestante pode precisar de injeções de insulina para baixar o açúcar no sangue. Alguns médicos prescrevem também medicamentos via oral para controlar o açúcar no sangue.
Tratamento para diabetes tipo 2
Pessoas que apresentam diabetes tipo 2 contam com praticas especificas no tratamento da condição de saúde.
Alguns pacientes apresentam diabetes e outras comorbidades, como obesidade e sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados e hiperrensão.
Medicamentos para tratar diabetes tipo 2
Entre os medicamentos que podem ser usados para controlar o diabetes tipo 2.
Inibidores da alfaglicosidase: são medicamentos que impedem a digestão e absorção de carboidratos no intestino.
Sulfonilureias: estimulam a produção pancreática de insulina pelas células beta do pâncreas, tem alto potencial de redução de A1C (até 2% em media), mas podem causar hipoglicemia.
Glinidas: nateglinida e repaglinida via oral. Agem também estimulando a produção de insulina pelo pâncreas.
Conclusão:
Diabetes Mellitus é uma doença crônica que está afetando a população de forma crescente, tornando se um serio problema de saúde publica. Um fator importante também não só o uso de medicação, mas sim incluir também no tratamento dietas, exercícios físicos.

Outros materiais