Buscar

EPIDEMIOLOGIA 03

Prévia do material em texto

Considerando a metodologia epidemiológica, assinale a opção INCORRETA.
Epidemiologia, assim como acontece com outras áreas do conhecimento, tem o seu método próprio para reconhecer, medir e avaliar o seu objeto de trabalho.
Método pode ser conceituado como um modelo a partir do qual observamos, medimos e tomamos conhecimento dos fatos e dos limites da vida. Medidas de prevenção primária da saúde também determinam a problemática da Epidemiologia.
A contínua construção do conhecimento, a formulação de problemas significativos, a abertura a novas ideias, a fatos novos e relevantes, o entusiasmo na resolução de problemas e a sensibilidade perceptiva são algumas qualidades que devem estar presentes na investigação epidemiológica.
A solução de um problema epidemiológico pode representar a vida e a sobrevivência de indivíduos e coletividades.
A investigação epidemiológica envolve a coleta, o manejo e o tratamento dos dados epidemiológicos que devem ser realizados a partir do método.
Com a criação, em 1991, do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI) foi impulsionada a ampliação da atuação da Vigilância Epidemiológica para além das doenças transmissíveis, conforme exigido pela Lei do SUS, indicando a necessidade de atuar sobre determinantes e condicionantes dos problemas de saúde das populações (PAIM citado por ALMEIDA FILHO e BARRETO, 2011). São atividades desenvolvidas pelos serviços de vigilância do país com exceção de
Vigilância da Mortalidade Materna.
Controle de bens de consumo que não se relacionam com a Saúde.
Vigilância de Acidentes de Trânsito.
Monitoramento e prevenção de agravos não-transmissíveis (DANT).
Vigilância de Óbitos Infantis.
A vigilância epidemiológica está incluída entre as nove funções essenciais para a saúde pública (WHO, 1998, OPAS, 2002). O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é um subsistema do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado na informação-decisão-ação de doenças e agravos específicos. Seus principais objetivos são elaborar, recomendar e avaliar as medidas de controle e o planejamento. Dentro desse contexto, a Vigilância Epidemiológica pode ser definida como atividade de informação para decisão/ação, desenvolvendo várias funções específicas, COM EXCEÇÃO DE:
Tomada de decisão/ação.
Processamento, análise e interpretação dos dados coletados.
Monitoramento apenas das doenças transmissíveis.
Divulgação de informações pertinentes.
Coleta de dados e informações
Para analisar o perfil de morbidade dos agravos de notificação obrigatória em todo o território nacional, pode-se utilizar os dados existentes:
no SIVAS - Sistema de Vigilância em Saúde
na INDN - Informatização dos Dados Notificados
na INFSUS - Informação do Sistema Único de Saúde.
no SINCS - Sistema de Notificação Compulsória em Saúde.
no SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é um subsistema do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado na informação-decisão-ação de doenças e agravos específicos. Seus principais objetivos são elaborar, recomendar e avaliar as medidas de controle e o planejamento.Dentro desse contexto, a Vigilância Epidemiológica pode ser definida como atividade de informação para decisão/ação, desenvolvendo várias funções específicas, tais como, exceto:
Tomada de decisão/ação; avaliação
Coleta de dados e informações;
Divulgação de informações pertinentes; normatização.
Descentralização.
Processamento, análise e interpretação dos dados coletados;
A Notificação Compulsória está relacionada à comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde à autoridade sanitária, representando a principal fonte de informação da vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis. Sobre a notificação compulsória é correto afirmar que:
É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.
Apenas profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.
Os profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
Os responsáveis por organizações e estabelecimento públicos e particulares de saúde e ensino não são obrigados a notificar casos suspeitos ou confirmados das doenças de notificação compulsória.
É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
São doenças passíveis de notificação compulsória em todo o território nacional:
Poliomelite, escabiose,amidalite estreptocócica, febre amarela
Poliomielite, coqueluche, malária, amidalite estreptocócica
Febre reumática, febre amarela, sarampo, difteria, tétano
Febre amarela, tuberculose, hanseníase, difteria, raiva humana.
Escabiose, febre amarela, hanseníase, doença de Chagas.
Para que a Vigilância Epidemiológica possa cumprir seu papel, é necessário dispor de informação, que é gerada a partir da coleta, tratamento e interpretação de dados. A informação constitui um instrumento capaz de estabelecer um processo dinâmico para desencadeamento de medidas de controle pertinentes, planejamento, avaliação, manutenção e aprimoramento das intervenções públicas em saúde. A disponibilidade de dados constitui elemento-chave para o cumprimento das funções de Vigilância Epidemiológica, qual dos dados a seguir caracteriza-se como principal forma de informação da Vigilância Epidemiológica das doenças transmissíveis?
Dados demográficos, socioeconômicos e ambientais
Investigação epidemiológica
Laboratórios
Notificação compulsória
Processamentos, análise e interpretação de dados
A Vigilância Epidemiológica se aplica às: I. doenças transmissíveis. II. doenças não transmissíveis. III. anomalias congênitas. IV. violências e acidentes.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Todos os itens (I, II, III e IV) estão corretos.
Apenas os itens II e IV estão corretos.
Apenas os itens I e IV estão corretos.
No Brasil as fontes de dados estão reunidas em diferentes sistemas de informação. O SIM corresponde ao:
Sistema de Informação sobre Mortalidade.
Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
Sistema de Informação Hospitalares do SUS.
Sistema de Informação de Nascidos Vivos.
Sistema de Informação Ambulatoriais do SUS.

Outros materiais

Perguntas Recentes