Buscar

DISCURSIVA CAMBIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DISCURSIVA CAMBIAL
Questão 1/3 
Segundo (BORGES, 2008): A modalidade de pagamento deve ser escolhida com base no grau de confiança entre as partes envolvidas. Nesse sentido, adverte  Gonçalez  que em cada uma das modalidades é possível “perceber que há situações em que é necessário fazer uso de uma modalidade de pagamento que produza maior segurança às duas partes: o vendedor no sentido de garantir o recebimento do valor da venda e ao comprador a segurança de receber a mercadoria adquirida”. (BORGES, 2008): enumerou em sua obra, quatro principais modalidades de pagamento utilizadas no comércio internacional. Cite essas modalidades.
RESP: – Pagamento antecipado – também conhecida como remessa antecipada. 
– Remessa sem saque; 
– Cobrança; 
– Crédito documentário (carta de crédito). BORGES, Joni Tadeu, Câmbio,IBPEX, p. 70,  2008. 
Questão 2/3 
Segundo (BORGES, 2008), O mercado de câmbio envolve negociação  de moedas estrangeiras, bem como as pessoas e as empresas interessadas em movimentar essas moedas. De acordo com o autor em sua obra, explique o Câmbio Futuro. 
RESP: O Câmbio Futuro (foward Exchange), ou câmbio a termo, por sua vez, envolve as operações futuras de câmbio, que consiste em compra ou venda de divisas estrangeiras a uma taxa cambial determinadas quando da contratação, para serem entregues em data futura. Esse tipo de operação é desenvolvido por exportadores, importadores e investidores em moeda estrangeira, entre outros, com vistas a evitar os riscos decorrentes de flutuações nas taxas cambiais. O câmbio futuro ocorre quando o vendedor da moeda estrangeira entrega-a ao comprador em prazo superior a dois dias úteis da data da contratação. BORGES, Joni Tadeu, Câmbio,IBPEX, p. 26 – 28  2008.
Questão 3/3
Segundo (BORGES, 2008): A taxa de câmbio ou taxa cambial consiste no preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. Como consequência lógica, pode ser considerado, também, como o preço em moeda estrangeira de uma unidade de moeda nacional. Ratti citado por BORGES, 2008, aponta vantagens da modalidade de Remessa sem saque. Explique uma vantagem da Remessa sem Saque.
RESP: Vantagens:
É a maneira mais rápida de a documentação chegar às mãos do importador. Isso porque vai diretamente do exportador ao importador, sem trânsito bancário. Tal circunstância torna-se importante quando se trata de mercadorias perecíveis, as quais poderiam estragar-se nos armazéns da alfândega à espera da documentação, que, em outra situação iria para um banco, onde seria registrada. Só depois que o sacado receberia o aviso de sua chegada. As despesas bancárias para essa modalidade são inferiores às cobradas para outras modalidades, como por exemplo, cobrança e crédito documentário. Em alguns casos os bancos nem cobram comissão, porque o lucro auferido com a venda da moeda estrangeira já é satisfatório. BORGES, Joni Tadeu, Câmbio,IBPEX, p. 73 – 74,  2008.

Outros materiais