Buscar

(691762886) Questão SemResposta TG JoséJunior 110512 R

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão discursiva TG (Trabalho em Grupo)
Serviço Social - 1º Bimestre
Prof. José Junior
Quais são os objetivos do trabalho do assistente social? (Pensar e refletir de forma sistematizada).
Os profissionais do serviço social, denominados assistentes sociais, tem o papel de ajudar as pessoas a lidar com as dificuldades que resultam de mudanças de vida, traumas e injustiças sociais. 
Um assistente social concentra-se em auxiliar a população em situações lidando com os problemas da vida em comum, por exemplo, ajudando pessoas de meia-idade, desempregas para projetar uma estratégia de sobrevivência econômica. 
Estratégias podem incluir uma mudança de carreira, recebendo assistência. 
O atendimento dos assistentes sociais também engloba vítimas de crises, incluindo o abuso de crianças, uso de drogas, violência doméstica, entre outros.
Alguns assistentes sociais têm o objetivo de carreira especializada em algum nível como, transtornos mentais, emocionais e comportamentais. 
Os trabalhadores sociais clínicos muitas vezes servem como terapeutas. Eles determinam o que seus pacientes têm, como distúrbios, e ajudam a tratá-los.
 Alguns assistentes sociais trabalham com o objetivo de abrir um consultório particular, outros exercem cargos em centros de saúde mental e programas do governo.
Um assistente social conecta-se com a população com serviços nas comunidades, e também em grupos de apoio.
A maioria dos assistentes sociais estabelece objetivos de carreira para trabalhar com um segmento populacional específico, como os idosos ou crianças, em programas de ação social, tendo a possibilidade de escolher as concentrações, como a família ou terapia infantil.
A prática do trabalho social exige profissionais da área a ser informados sobre uma ampla gama de áreas comportamentais e de desenvolvimento humanos. 
Estes incluem uma compreensão profunda de instituições sociais, culturais e econômicos, desenvolvimento humano e comportamental e interações entre esses elementos. 
O assistente social também deve ser informado sobre as intervenções e os métodos adequados para ajudar as pessoas a atingir seu pleno potencial. 
O papel de um assistente social depende do tipo de configuração na qual o praticante trabalha, por exemplo, agências sem fins lucrativos, hospitais, asilos, clínicas de saúde mental, escolas ou empresas.
Existem duas grandes categorias de trabalho social, a primeira é o serviço direto, em que os praticantes ajudam as pessoas a resolver e lidar com os problemas cotidianos. 
O segundo é o trabalho social clínico, no qual os praticantes diagnosticam e tratam problemas psicológicos, emocionais e comportamentais.
Os assistentes sociais ajudam indivíduos, famílias e membros de grupos e comunidades a restaurar a sua capacidade de funcionar em sociedade. O campo do trabalho social concentra-se em interações entre as pessoas e as instituições sociais que impactam a capacidade da pessoa para realizar tarefas essenciais para a vida e realizar objetivos. Os assistentes sociais são treinados para ajudar as pessoas a melhorar as suas capacidades de desenvolvimento, capacidade de resolver problemas e mecanismos de enfrentamento. Profissionais da área se esforçam para criar condições que são favoráveis ​​para atingir esses objetivos.
Os assistentes sociais conectam as pessoas com sistemas e as instituições que prestam serviços, recursos, apoio e oportunidades para indivíduos e famílias.
Alguns assistentes sociais ajudam a população a obter serviços em suas casas, como a terapia física ou ocupacional, nutrição, refeições, casa de saúde e até serviços de limpeza. 
Dessa forma, possibilitam a volta do indivíduo a integração na sociedade. 
REFERÊNCIAS
Montaño, Carlos. A natureza do Serviço Social, São Paulo, Cortez, 2007.
3
2

Outros materiais