Buscar

geriatria SIMULADOS

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403300269)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional do Idoso tem como objetivo assegurar ao idoso seus direitos sociais, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Reconhece a questão da velhice como prioritária no contexto das políticas sociais e propõe criar condições para promover a longevidade com qualidade de vida, colocando em prática ações voltada não apenas para os que estão velhos, mas também para aqueles que vão envelhecer. De acordo com a política do idoso, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta. I-O artigo 16 do Estatuto do Idoso assegura que a pessoa idosa não tem o direito à acompanhante, e assim não terá condições adequadas para a sua permanência no local, em tempo integral. II-Tratando-se de eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer e tendo a pessoa 60 anos ou mais (o que deverá ser comprovado através do documento pessoal e oficial, com foto, que demonstre sua idade), terá o idoso direito ao desconto de pelo menos 50% na compra de seu ingresso, como também a garantia do acesso preferencial ao local do evento. III-É assegurada a prioridade do idoso no embarque no sistema de transporte coletivo, segundo preceitua o artigo 42 do Estatuto do Idoso, a partir de 60 anos. (Lei 10.741/03). IV-A lei assegura que sejam reservados aos idosos 50% (cinquenta por cento) dos assentos nos veículos de transporte coletivo, devidamente identificados com placa de reservado preferencialmente para idosos (artigo 39, § 2º). V-De acordo com o Estatuto do Idoso (artigo 41º) devem ser asseguradas aos idosos 75% das vagas nos estacionamentos públicos ou privados.
		
	 
	b)Apenas a afirmativa II está correta
	
	d)Apenas as afirmativas I e III estão corretas
	
	e)Apenas as afirmativas IV e V estão corretas
	
	a)Todas afirmativas estão corretas
	
	c)Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403223199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O objetivo estratégico do Ministério da Saúde relacionado ao envelhecimento é promover atenção integral e integrada através das bases legais para a política de atenção prioritária ao idoso, exceto:
		
	
	Caderno de atenção básica e comitê assessor para osteoporose e quedas em pessoas idosas
	 
	Incentivo a prática de atividade física para uma vida social ativa
	
	Política Nacional de saúde da pessoa Idosa
	
	Implantação de ações para o cumprimento das leis de acessibilidade
	
	Estatuto do idoso
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403035854)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo relacionadas ao envelhecimento populacional: 
I. A população idosa brasileira tem crescido de forma rápida em termos proporcionais. 
II. O processo de envelhecimento populacional ocorreu igualmente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. 
III. O envelhecimento populacional é um fenômeno natural, irreversível e mundial.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II
	 
	I e III
	
	I
	
	I e II
	
	III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403055364)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Idosos apresentam um alto risco de internação hospitalar em função da maior ocorrência de enfermidades com o aumento da idade. Este grupo apresenta importantes alterações fisiológicas que devem ser consideradas no seu plano alimentar, a fim de evitar a desnutrição hospitalar, agravo importante e comum nesta faixa etária. Algumas dessas alterações são:
		
	
	Aumento do paladar e diminuição do tempo de esvaziamento gástrico
	
	Aumento do paladar e da capacidade de sentir odores.
	 
	Redução do apetite, da digestão e absorção de nutrientes.
	
	Aumento do paladar e redução da capacidade de sentir odores.
	
	Redução da taxa de metabolismo basal e aumento da tolerância à glicose
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403055434)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional do Idoso, estabelecida em 1994 pela Lei no 8.842, criou normas para os direitos sociais dos idosos, garantindo autonomia, integração e participação efetiva como instrumentos de cidadania. Esta legislação determina que idoso é a pessoa que possui idade igual ou superior a
		
	
	65 (sessenta e cinco) anos.
	
	50 (cinqüenta) anos.
	
	70 (setenta) anos.
	
	55 (cinqüenta e cinco) anos.
	 
	60 (sessenta) anos.
	 1a Questão (Ref.: 201402647880)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as alternativas abaixo sobre avaliação antropométrica no idoso e escolha a alternativa correta:
		
	
	O IMC de 20 kg/m2 em homens e mulheres idosas é considerado eutrofia, segundo SISVAN.
	
	A antropometria é considerada padrão ouro na avaliação nutricional do idoso.
	
	Na impossibilidade do idoso posicionar-se na balança é impossível estimar o seu peso corporal.
	
	Pacientes idosos amputados devem ser pesados e usado para o cálculo o peso atual.
 
	 
	Estudos apontam uma redução na altura/ estatura, que inicia-se por volta dos 40 anos e torna-se acentuada com o avançar do tempo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403121602)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como ¿esclerose¿ ou ¿caduquice¿. Sobre o seu conhecimento de DA, lei as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta
		
	 
	O controle da depressão em pacientes portadores da doença de Alzheimer pode proporcionar, indiretamente, melhora substancial na cognição.
	
	Com a evolução da patologia, outras alterações ocorrem na memoria e na cognição, exceto as alterações de linguagem. Esse sintoma é frequentemente acompanhado por distúrbios comportamentais, incluindo agressividade, depressão e alucinações.
	
	A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa menos frequente associada a idade , cujas manifestações cognitivas e neuropsiquiatricas resultam em deficiência progressiva e incapacitação.
	
	O fator genético não é considerado como preponderante na etiopatogenia da doença de Alzheimer. Foram apontados como agentes etiológicos a toxicidade a agentes infecciosos, ao alumínio, a substancias reativas de oxigênio
	
	Em geral, o primeiro aspecto clinico é a deficiência da memória remota, enquanto as lembranças recentes são preservadas ate um certo estágio da doença.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402647894)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação à importância dos minerais no envelhecimento, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta: 
I - O ferro é um componente essencial na condução de impulsos nervosos. 
II - O potássio juntamente com o cobre participa da manutenção do equilíbrio hídrico.
		
	
	A afirmativa I explica a afirmativa II.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	 
	As duas afirmativas estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	 
	As duas afirmativas estão incorretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402644614)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A levodopa é uma das drogas mais utilizadas no tratamento de uma doença neurodegenerativa caracterizada pela degeneração de neurônios dos gânglios da base cerebral. Os pacientes usuários dessa droga devem receber dieta normoprotéica e devem evitar doses adicionais de vitamina B6, devido à interação com a referida droga. A doença neurodegenerativa em questão é:
		
	
	Esclerose Múltipla
 
	
	Acidente vascular cerebral
	
	Doença de Alzheimer
 
	 
	Doença de Parkinson
 
	
	Miastenia Grave
 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403035854)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo relacionadas ao envelhecimento populacional:I. A população idosa brasileira tem crescido de forma rápida em termos proporcionais. 
II. O processo de envelhecimento populacional ocorreu igualmente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. 
III. O envelhecimento populacional é um fenômeno natural, irreversível e mundial.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e III
	
	I e II
	
	I
	
	III
	
	II
		
	1a Questão (Ref.: 201403059747)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As alterações fisiológicas e anatômicas decorrentes do processo de envelhecimento têm repercussões na saúde e na nutrição do idoso, principalmente quando associadas a outras doenças de ocorrência frequente nesta população. Considerando a elaboração de um plano alimentar para uma pessoa de 79 anos de idade, do sexo feminino, que não consegue manter-se em equilíbrio sobre uma balança e que é portadora de Parkinson e Sarcopenia, avalie as afirmações a seguir. I. A avaliação nutricional pela antropometria pode ser feita com a adoção de fórmulas de estimativa de peso que utilizam as circunferências do braço e da panturrilha e altura do joelho. II. Na avaliação bioquímica do estado nutricional, pode ser feita a mensuração da hemoglobina, uma vez que, no caso da idosa, a redução dessa proteína indicaria perda de peso e de massa muscular. III. Ocorre dificuldade em realizar suas AVD, incluindo a habilidade de se alimentar, devido aos déficits físicos. IV. A utilização da medicação levadopa deve ser administrada juntamente com lanches hiperproteícos por causa da sarcopenia. Assinale a alternativa verdadeira:
		
	 
	I, II e III
	 
	I, II e IV
	 
	III e IV
	 
	II, III e IV
	 
	I, III e IV
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402714882)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As doenças cerebrovasculares são um grupo de disfunções cerebrais relacionadas com a doença dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro. É correto apenas o que se afirma em: I- O ataque isquêmico transitório (AIT) ocorre quando o fluxo sanguíneo em alguma parte do cérebro é interrompido por um longo período de tempo. A pessoa terá sintomas de um DERRAME por até 1 ou 2 horas. II- A estenose das artérias carótidas, também conhecida como doença arterial carotídea, consiste no estreitamento dessas artérias. Seu estreitamento pode resultar em uma obstrução parcial ou total de uma ou ambas as artérias carótidas, causando um derrame. III- Em prevenção primária, intervenções como cessação do fumo, dieta e exercícios precedem o tratamento medicamentoso nos pacientes de menor risco de AIT. IV- Na conduta para pacientes com AIT os inibidores da adesão e agregação de plaquetas não são obrigatórios, a não ser quando contraindicados por algum motivo.
		
	
	I e II
	
	III e IV
	 
	II e III
	
	I e IV
	
	I e III
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402640406)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gastrite crônica, comum em adultos e idosos, resulta em atrofia e perda das células parietais do estômago, com perda de secreção de ácido clorídrico e fator intrínseco, o que deve ser monitorado na terapia nutricional, porque pode levar a uma deficiência de vitaminas:
		
	
	B3 ou Niacina
	
	B9 ou Ácido Fólico
	 
	B12 ou Cianocobalamina
	
	B1 ou Tiamina
	
	B5 ou Piridoxina
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402644608)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo dados do Ministério da Saúde 2010, existe no Brasil: mais de 30 milhões de indivíduos hipertensos (24,4%), 7 milhões de diabéticos (5,8%), 17 milhões de obesos (13,9%), 56 milhões com sobrepeso (46,6%) e 20 milhões com dislipidemia (16,9%), atingindo principalmente os idosos. Dentre os cuidados nutricionais adotados para a prevenção da doença cardiovascular, segundo a American Heart Association, é correto indicar:
		
	 
	 A preferência por grãos integrais e peixes gordurosos.
	 
	Consumo diário de gordura monoinsaturada como azeite extra-virgem, abacate e castanha, além do estimado no plano alimentar.
	
	O consumo de laticínios integrais.
 
	
	O aumento do consumo de gordura parcialmente hidrogenada e alimentos integrais.
 
	
	A adoção de dieta hiperglicídica.
 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402644619)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A síndrome metabólica acomete uma grande parte da população adulta e idosa e é responsável por altos gastos em saúde. Ela é caracterizada por uma série de alterações metabólicas:
		
	 
	Excesso de peso (circunferência da cintura elevada) e Pressão arterial > 130 x 85 mmHg.
 
	
	Hipertrigliceridemia e hipercolesterolemia.
 
	
	Glicemia de jejum elevada e hipercolesterolemia.
 
	
	HDL-colesterol elevado e LDL-colesterol reduzido.
	
	Hipotensão arterial e hipertrigliceridemia.
	 1a Questão (Ref.: 201402647880)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as alternativas abaixo sobre avaliação antropométrica no idoso e escolha a alternativa correta:
		
	 
	Estudos apontam uma redução na altura/ estatura, que inicia-se por volta dos 40 anos e torna-se acentuada com o avançar do tempo.
	
	Pacientes idosos amputados devem ser pesados e usado para o cálculo o peso atual.
 
	
	A antropometria é considerada padrão ouro na avaliação nutricional do idoso.
	
	O IMC de 20 kg/m2 em homens e mulheres idosas é considerado eutrofia, segundo SISVAN.
	
	Na impossibilidade do idoso posicionar-se na balança é impossível estimar o seu peso corporal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402647883)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em qualquer fase da vida, devemos atender as Recomendações Nutricionais. Analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta:
I - As necessidades energéticas geralmente diminuem com a idade em função das alterações na composição corporal.
II - É proposto pelo RDA para pessoas a partir de 51 anos com atividade leve a moderada um consumo de 30 kcal/kg de peso/ dia, como recomendação energética.
		
	 
	As duas afirmativas estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	As duas afirmativas estão incorretas
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	A afirmativa I é contrária a afirmativa II.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402647914)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as alterações fisiológicas do processo de envelhecimento, pode-se incluir a redução da taxa de filtração glomerular. De acordo com esta afirmativa e com os seus conhecimentos sobre o tratamento nutricional para idosos com problemas renais, escolha a alternativa correta.
		
	 
	Os pacientes idosos com Doença Renal Crônica devem ser orientados a não usar o sal dietético/ light (com maior teor de cloreto de potássio) como substituto do sal normal (cloreto de sódio).
	
	Pacientes idosos com Doença Renal Crônica, em tratamento conservador, com oligúria (680 mL/ dia), devem ingerir diariamente 1700 ml de líquidos.
	
	Segundo as diretrizes nacionais (Diretriz Brasileira de Doença Renal Crônica), não recomenda-se dieta hipoprotéica para idosos em tratamento conservador (com taxa de filtração glomerular abaixo de 60 ml/ min).
	
	O consumo da carne vermelha deve ser incentivado, para garantir o adequado aporte de aminoácidos essenciais.
	
	É comum o controle da ingestão de potássio no tratamento conservador, mas só deve ser instituído mediante quadro de hipernatremia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402647882)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com o seu conhecimento de interações entre fármacos e nutrientes em idosos, escolha a alternativa correta.
		
	
	Os anticonvulsionantes são em sua maioria laxantes.
	
	Os diuréticos provocam pouca excreção de minerais como potássio, sódio e magnésio
	 
	O idoso apresenta um perfil elevado no uso de medicamentos, mas dependente do nível assistencial estudado.
	
	Absorção de nutrientes não se modifica porcausa da alteração do pH gastrointestinal com o uso crônico de antiácidos.
	 
	Os neurolépticos podem aumentar o apetite e consequentemente o aumento do peso.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403121622)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	7- O estatuto do idoso é um estatuto no qual são ditos os direitos dos idosos e também prevê punições a quem os violarem, dando aos idosos uma maior qualidade de vida. No Brasil, o Estatuto do idoso, de iniciativa do Projeto de lei nº 3.561 de 1997 e de autoria do então deputado federal Paulo Paim,1 foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), resultado de uma grande conquista para a população idosa e para a sociedade. aprovado em setembro de 2003. Diante do seu conhecimento sobre o estatuto do idoso, escolha a alternativa correta.
		
	 
	Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.
	
	É obrigação do Estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante suspensão de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade
	
	É liberada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
	
	É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos.
	
	A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de pelo menos 10% (dez por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes