Buscar

PROVA TAMIRES ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0131 - ORIENTAÇÃO EDUCACIO. 
	Período Acad.: 2016.2 (G) / AV1
	Aluno: TAMIRES DE MELO RANGEL
	Matrícula: 201407151355
	
	Turma: 9002
	
Prezado(a) Aluno(a),
Responda a todas as questões com atenção. Somente clique no botão VERIFICAR E ENCAMINHAR ao ter certeza de que respondeu a todas as questões.
Você poderá acessar esta avaliação do dia 05/10/2016 a 23/11/2016.
O gabarito e resultado da avaliação estarão disponíveis a partir do dia 23/10/2016.
	
	
		1.
		A presença do Orientador Educacional , como qualidade pedagógica da escola, fundamenta-se na condução de processos de liberdade, quando este profissional entende que seu papel é de proporcionar práticas intersubjetivas em que a diferença seja vista como possibilidade de crescimento pessoal, social e de libertação. Podemos citar Atividades a serem planejadas , pelo OE , com propósitos bem definidos: 1- Palestras com Profissionais sobre a Sexualidade , como tema transversal ao Currículo Escolar 2- Visitas à Instituições de atendimento a portadores de deficiências, para novo olhar as possibilidade de Inclusão 3- Debate sobre a Maioridade Penal, a partir de entrevista esclarecedora , com Advogados. 4- Lista de assinaturas em aceitação a determinada norma a ser implantada pela gestão escolar. Visando os propósitos de liberdade e desenvolvimento, refletidos acima, podemos considerar coerentes as atividades apresentadas : (Ref.: 201407975807)
		1 ponto
	
	
	
	
	Apenas as atividades 1 e 3 são coerentes a estes propósitos
	
	
	Apenas a atividade 4 está coerente a estes propósitos
	
	
	A Atividade 2 , não atende ao propósito por referir se a Educação Inclusiva
	
	
	A atividades 1 , 2 e 3 são coerentes a estes propósitos
	
	
	Somente a Atividade 3 pode ser desenvolvida com estes propósitos
	
	
		2.
		Dentre tantas funções e atribuições que o Orientador Educacional possui, talvez a comunicação e a integração com a família seja um dos mais importantes papéis que esse profissional realiza. Considerando o Orientador Educacional dentro do âmbito escolar, pode-se afirmar que sua postura correta é:  (Ref.: 201407919619)
		1 ponto
	
	
	
	
	Utilizar-se da comunicação aos pais ou responsáveis apenas para discutir questões de indisciplina.
	
	
	Ficar restrito aos atendimentos às famílias de alunos que apresentam maiores problemas de disciplina, realizados apenas dentro da escola.
	
	
	Utilizar-se das reuniões para informar pais e responsáveis sobre a execução da proposta pedagógica da escola.
	
	
	Efetuar o levantamento de dados estatísticos comparativos a respeito dos alunos de cada turno.
	
	
	Utilizar-se das reuniões com pais, para lhes informar apenas os resultados apurados na avaliação de desempenho do aluno.
	
	
		3.
		Conhecer a trajetória de regulamentação de sua profissão é muito importante para que conheça dimensões importantes da mesma. Também deve ser assim com o Orientador Educacional. Qual a importância da Lei 5692/71 para a Orientação Educacional? (Ref.: 201407888432)
		1 ponto
	
	
	
	
	Regulamentado do exercício da profissão de Orientação Educacional a partir da perspectiva psicológica.
	
	
	Definida a importância da Educação Especial como Modalidade da Educação Básica
	
	
	Declarada a obrigatoriedade da Orientação Educacional nos estabelecimentos de ensino de 1° e 2° graus
	
	
	Instituída a educação básica compreendendo a mesma como Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
	
	
	Instituído o Serviço de orientação Educacional, com a finalidade de correção e encaminhamento dos alunos-problemas e de elevação das qualidades morais.
	
	
		4.
		O papel do Orientador Educacional , no contexto atual de gestão democrática tem a sua função configurada em uma dimensão didática-politico-pedagógica, inserido e comprometido com uma educação emancipatória, com a formação do sujeito crítico e reflexivo. Podemos identificar , nas afirmativas abaixo , que NÃO corresponde a este profissional apenas:  (Ref.: 201407975814)
		1 ponto
	
	
	
	
	O OE é um profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética , a concepção social e crítica da sociedade, a compreensão das relações sócio-econômicas, políticas e culturais e uma constante análise da sociedade contemporânea
	
	
	O orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão.Além de atuar diretamente com os alunos e em parceria com os professores , ele trabalha com a Escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis
	
	
	Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles
	
	
	Mírian Paura, afirma que " o orientador educacional não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando."
	
	
	Ele é o ÙNICO responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.
	
	
		5.
		É necessário que o Orientador Educacional tente estabelecer vínculos, com princípios que tentam preservar a prática profissional, tais como: o exercício de colocarmo-nos no lugar do outro para que, a partir de suas próprias referências e não das nossas, possamos melhor compreendê-lo; é a tentativa de "calçar os seus sapatos". Este princípio diz respeito à:
 (Ref.: 201407303562)
		1 ponto
	
	
	
	
	Sustentabilidade
	
	
	Dialogicidade
	
	
	Empatia
	
	
	Consideração positiva
	
	
	Autenticidade
	
	
		6.
		O orientador educacional deve estar atento, para alguns pré-requisitos que asseguram a eficácia de uma boa reunião. Assinale a alternativa correta:
 (Ref.: 201407303561)
		1 ponto
	
	
	
	
	Planejamento
	
	
	Boa organização
	
	
	Periodicidade
	
	
	Escolha de horários favoráveis
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
		7.
		Hoje, compete à escola tratar de forma mais critica, muitas questões, possibilitando ao aluno a construção de sua identidade numa cultura democrática e de paz. Tudo isso envolve diretamente o Orientador Educacional como mediador da construção da cultura de Paz. A partir dessa afirmação, qual opção apresenta uma ideia contrária à atuação do Orientador Educacional:  (Ref.: 201407903041)
		1 ponto
	
	
	
	
	deve levar em conta a globalização como marco de mudança e ao acesso às informações e transformações na sociedade e nas instituições.
	
	
	tem sua organização e desenvolvimento atrelado a diversos fenômenos e aspectos presentes no cotidiano escolar e, até mesmo, no contexto social.
	
	
	entender que as transformações na sociedade não devem influenciar sua atuação, pois seu papel está intimamente ligado à rotina do aluno na escola.
	
	
	compreender que atitudes de intolerância, violência, diferenças e desigualdades e outras que envolvem a convivência necessitam de um olhar atencioso.
	
	
	no contexto escolar, não pode ser compreendida de forma isolada, mas estar em sintonia com os demais setores e projetos da escola.
	
	
		8.
		O planejamento é uma ferramenta de fundamental importância na organização do cotidiano escolar. O planejamento possui significados variados e é compreendido com indispensável ao sucesso das ações humanas em todas as dimensões, inclusive na açãodocente. Entre as informações abaixo, qual é a ÚNICA afirmação que se relaciona com essa definição?  (Ref.: 201407903136)
		1 ponto
	
	
	
	
	O ato de planejar é sempre um processo inibição da tomada de decisão sobre a ação que exige rapidez.
	
	
	O planejamento camufla a necessidades de emprego de meios e recursos mais eficazes e dinâmicos.
	
	
	Planejamento é processo que sintoniza a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.
	
	
	Visando ao melhor desempenho de todos, planejar é uma ação dispensável, pois faz perder tempo.
	
	
	Planejar dificulta a estruturação de um plano que otimize as várias dimensões ao alcance de um determinado objetivo.
	
	
		9.
		Jean Piaget (1896-1980) foi um grande pensador que influenciou a educação do século XX, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança. Para Piaget, as principais metas da Educação são formar homens que, EXCETO: (Ref.: 201407888448)
		1 ponto
	
	
	
	
	Sejam capazes de fazer coisas novas.
	
	
	Compreendam o determinismo dos fatos e se adaptem às condições encontradas.
	
	
	Estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.
	
	
	Sejam criadores, inventores, descobridores.
	
	
	Não repitam simplesmente o que outras gerações já fizeram.
	
	
		10.
		As três definições abaixo são definições de Teorias que explicam os motivos do fracasso escolar. As mesmas apontam que o Fracasso escolar é: 1) devido às características individuais do aluno, sendo ele incapaz de adaptar-se à escola. 2) decorrente das influências de fatores extraescolares, levando o aluno a uma deficiência cultural. 3) motivado à desigualdade social exercida por condicionantes sociais. Marque a opção que apresenta, na ordem lógica, a Teoria de cada explicação.  (Ref.: 201407888647)
		1 ponto
	
	
	
	
	Teoria do conhecimento- Teoria da Educação - Teoria social dos conteúdos
	
	
	Teoria psicológica - Teoria da Educação - Teoria da pedagogia crítica
	
	
	Teoria psicológica - Teoria da carência cultural - Teoria crítico reprodutivista
	
	
	Teoria da Educação - Teoria da carência cultural - Teoria crítico reprodutivista
	
	
	Teoria psicológica - Teoria do conhecimento - Teoria crítico reprodutivista

Outros materiais