Buscar

A psicologia no contexto escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A psicologia no contexto escolar, a atuação do psicólogo escolar: Multirreferencialidade, implicação e escuta clínica. 
 O artigo de João Batista Martins tem por objetivo abordar o papel do psicólogo no contexto escolar, tendo como base autores como Roger Reger, Carmem S de A Andaló, Ardoino e Da Matta. O artigo através desses autores e suas abordagens busca identificarem e determinar qual seria o papel do psicólogo escolar nos dias de hoje.
 O psicólogo escolar não vai atuar de forma clinica, ou seja, ele não irá atender o aluno individualmente, não vai resolver problemas de comportamentos. O trabalho dele é mais amplo e complexo, o psicólogo escolar vai cuidar analisar, diagnosticar, intervir diante todo o processo de ensino e aprendizagem o qual envolve os próprios alunos, os professores, a diretoria, a comunidade, enfim. 
 O psicólogo ele vai primeiramente fazer uma observação sistemática dentro da instituição, ele vai observar como vivem, como essas pessoas interagem na escola, como acontece o ensino de aprendizagem, diante disso ele irá conseguir fazer um diagnostico através de observação, entrevista, outros métodos... Enfim, através deste diagnostico ele vai conseguir intervir, montar seu plano de ação pra resolver os problemas de ensino aprendizagem daquela escola, alem disso, ele não vai somente resolver, mas também favorecer para a saúde mental da escola, que no caso, a saúde mental a gente fala em um relacionamento interpessoal mais saudável, também em condições de trabalhos e em expressão, seja do aluno ou do professor. 
 Ele olha para o individuo de uma maneira diferenciada, no caso, ele olha para um aluno especificamente aquele que está com alguma dificuldade, depois encaminha para o psicólogo clinico, psico pedagogo, etc. A fim de “curar” aquela “doença” e trazê-lo de volta à instituição.
 Por fim, é necessário que o profissional entenda de educação, goste dos processos de educação, desenvolvimento infantil. Tenha uma visão ampla e critica sobre políticas publicas e interesses políticos, pois influencia em como a escola atua, em seus objetivos e interesses.

Outros materiais