Buscar

Casos D. CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO 1
O sentido sociológico da constituição... Julgue de maneira fundamentada a questão
R:Levando- se em conta o aspecto sociológico constitucional de 1988, há de se ressaltar a importância da permanente adequação do texto constitucional, observando a realidade social a que se está inserido ou seja, os direitos devem sempre serem atualizados , com tudo não pode se perder os mecanismos que preveem a segurança jurídica do texto.
TERORIA DO ESTADO
CASO 2
A constituição de 1988 desenhou em seu texto um Estado...
a)Como o pluralismo principiológico pode favorecer a estabilidade da CRFB/88?
R: O pluralismo principiológico gera estabilidade constitucional por diante de possíveis mudanças, as ideologias diversas são mantidas.
b)Diante de tal característica, como a doutrina classifica a CRFB/88?
R: Quanto ao critério ideológico a doutrina classificada como heterodoxia, ou, compromissaria. 
CASO 3
Considere as seguinte noticia.... Por maioria de votos, a Souza Cruz... Esta afirmativa encontra-se correta ou errada? Fundamente.
R: Errada. O caso concreto trata-se de uma reserva legal e absoluta, ou seja, a constituição defende certos termos e impõe leis especiais regularmente. 
CASO 4
Consoante ao Art.5, inciso KLV, da const. Com os olhos voltados para...de eficácia plena e aplicabilidade limitada. Julgue e fundamente.
R: A afirmativa é negativa. Pois não é plena. É norma de eficácia contida, pois as normas constitucionais de eficácia contida são aquelas que regulam matérias com termos e conceitos gerais foi anunciado.
CASO 5
Determinado prefeito municipal tinha a intenção de encaminhar projeto...
R:O caput 5° trabalha com conceito de igualdade formal tanto para direitos individuais quanto para direitos sociais, com base na constituição. Na sua interpretação os direitos deve ser distribuídos igualitariamente. Com tudo, a história brasileira não permite a existência da igualdade material, sendo imprescindível a realização de medidas de compensação. Ex: Politicas de cotas sociais e raciais nas universidades públicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes