Buscar

TRABALHO APRESENRAÇÃO SLIDES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DEUSES DA GRÉCIA ANTIGA
ATENA E HÉRCULES
TRABALHO HISTÓRIA
NICOLE E WILLIAM
IMAGENS DA DEUSA ATENA
CURIOSIDADES SOBRE ATENA
	Atena, ou Palas Atena, é conhecida como a deusa da sabedoria, do bom conselho, da guerra justa e estratégica, da tecelagem, da defesa, entre outros.
	É filha de Zeus e Métis, a deusa da prudência e do pensamento. Métis era considerada por Zeus a mais inteligente criatura dentre deuses e homens.
	Contrariando Gaia, Atena não se rebelou e permaneceu fiel ao pai, tornando-se, assim, declaradamente sua filha favorita.
	Ao contrário do que muitos pensam, a lança que Atena carrega em suas mãos não significa a guerra e sim a capacidade de criar estratégias para vencer.
	Tinha constantes desentendimentos com seu irmão  Ares, o deus da guerra violenta. Na maioria das vezes não concordava com a maneira com que ele conduzia as batalhas. Já confrontaram-se diretamente algumas vezes. Atena sempre levou a melhor.
	Ajudou Hefesto a criar  Pandora, a primeira mulher do mundo. A deusa deu a ela atributos muito valorosos, como a arte de bordar e tecer. Só esqueceu de dar um pouco da sua sabedoria!
	O Paternon, na cidade de Atenas, é o templo mais importante erguido em homenagem à deusa Atena, sendo considerado o mais importante ícone da Grécia. Suas ruínas existem até hoje.
	Em Roma era conhecida como Minerva. Já seus símbolos são a  Égide, a coruja, a lança e o elmo.
CIDADE ATENAS
	A cidade de Atenas, localizada na Ática, foi fundada pelos  jônios. Os jônios estabeleceram-se próximo ao mar Egeu e dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo, além de construir portos.
	No século VIII a.C., Atenas era governada por um rei, chamado de basileus, que era indicado e assessorado por uma assembléia da qual só participavam os eupátridas. Em dado momento, os eupátridas destituíram o rei, colocando em seu lugar um grupo de aristocratas (arcontado), eleitos pelo conselho dos eupátridas. Dessa forma, o regime político tornou-se oligárquico.
	O primeiro tirano ateniense,  Psístrato, melhorou a vida econômica e cultural do homem comum. Após sua morte, seus filhos Hípias e Hiparcos assumiram o poder, porém sem a competência do pai. Hiparcos foi morto por um eupátrida. Hípias foi deposto e expulso da cidade num golpe articulado e executado pelos nobres espartanos e eupátridas.
	Com as reformas de Clístenes, todos os cidadãos, não importando a condição econômica ou a profissão, podiam participar diretamente do governo. Entretanto, em Atenas, cidadão era o homem livre, filho de pai e mãe ateniense. Escravos, estrangeiros, mulheres e crianças estavam excluídos da democracia ateniense.
	A sociedade ateniense era formada pelos  eupátridas  (grandes proprietários de terras),georghois  (pequenos proprietários),  thetas  (não possuíam terras e eram trabalhadores assalariados) e  demiurgos  (artesãos e comerciantes estrangeiros).
IMAGENS DO DEUS HÉRCULES
CURIOSIDADES HÉRCULES
	Seu verdadeiro nome é Alcides, em homenagem ao seu avô Alceu.
	Por ser filho de Zeus fora do casamento, era odiado pela deusa Hera. Este fato que lhe rendeu perseguição por parte da deusa por toda a sua vida.
	Dentro de seu berço, ainda bebê, estrangulou duas serpentes venenosas enviadas por Hera.
	Foi rebatizado como Héracles, que significa “a glória de Hera”, para tentar apaziguar a ira da deusa.
	Concluiu a primeira das doze façanhas, matando o Leão de Neméia, com apenas 16 anos e passou a vestir sua pele impenetrável.
	Já entrou em luta com o deus Apolo. Zeus precisou intervir quando percebeu que não haveria vencedor.
	Foi morto pela própria esposa, que lhe deu pra vestir uma túnica envenenada com o sangue de Nessus.
	Foi transportado para o céu, onde finalmente se reconciliou com Hera, que lhe deu como esposa Hebe, a deusa da juventude. 
TRABALHOS DE HÉRCULES
	Matou a hidra de Lerna, monstro de muitas cabeças.
	Capturou viva a corça de Cerinéia, de chifres de ouro e pés de bronze.
	Capturou vivo o javali de Erimanto.
	Matou com flechas envenenadas as aves antropófagas dos pântanos da Estinfália;
	Capturou vivo o touro de Creta, que lançava chamas pelas narinas
	Capturou as éguas antropófagas de Diomedes
	Recuperou as três maçãs de ouro do jardim das Hespérides, por intermédio de Atlas, que sustentava o céu sobre os ombros e executou por ele esse trabalho, enquanto Hércules o substituía;
	Apoderou-se do cão Cérbero, guardião das portas do inferno, de três cabeças, cauda de dragão e pescoço de serpente.
	Hércules  realizou outros atos de bravura e participou da viagem dos argonautas em busca do velocino de ouro

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais