Buscar

EDUCAÇÃO AMBIENTAL II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201808)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Qual foi o maior ganho na discussão da Conferência de Moscou que estamos até hoje tentando praticar e que a EA deveria objetivar?
		
	
Resposta: Responsabilidade social e reeducação do homem.
	
Gabarito: Eue a EA deveria, simultaneamente, preocupar-se com a promoção da conscientização, transmissão de informações, desenvolvimento de hábitos e habilidades, promoção de valores, estabelecimento de critérios e padrões, e orientações para resolução de problemas e tomada de decisões. Portanto, deveria objetivar modificações comportamentais nos campos cognitivos e afetivos.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201845)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Explique como a AIA foi introduzida no Brasil, como foi regulamentada e o que gerou.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: foi introduzida por meio da Lei Federal n. 6.938 de 31 de agosto de 1981, que estabeleceu a política ambiental e dos demais procedimentos técnicos de gestão ambiental. Esses instrumentos foram regulamentados um a um por meio de Resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente, órgão superior do Sisnama. No caso da AIA, sua regulamentação em nível nacional deu-se a partir da Resolução 001/86 do Conama, que estabeleceu as definições, os critérios básicos e as diretrizes para a sua introdução no país, formalizando o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto de Meio Ambiente (RIMA), como condicionantes para o licenciamento ambiental de empreendimentos causadores de impactos ao meio ambiente. Posteriormente, a Constituição da República de 1988, em seu capítulo de meio ambiente (art. 225), consagrou o Estudo Prévio de Impacto Ambiental, como exigência para a implantação de obra ou atividades causadoras de significativa degradação do meio ambiente.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 694449)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual a diferença principal entre o homem e os outros organismos vivos, com relação ao consumo de água, nutrientes e energia?
		
	 
	O homem pratica um consumismo exagerado que não é somente para sobreviver no meio em que vive
	
	Os outros organismos vivos que não o homem, consomem mais recursos naturais que o mesmo
	
	O homem não consome energia, nutrientes e água;
	
	O homem pratica um consumismo moderado que é somente para sobreviver no meio em que vive
	
	Todos os organismos vivos e o homem consomem os recursos naturais igualmente
		
	
	 4a Questão (Ref.: 618875)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As desigualdades sociais são um tema de preocupação entre os articuladores das estratégias de educação ambiental em países em desenvolvimento. Acerca desta questão, assinale a afirmativa FALSA.
		
	
	Políticas de governo podem contribuir para a redução das desigualdades sociais.
	 
	O problema das desigualdades não está na distribuição, mas na escassez de riquezas.
	
	A América Latina apresenta elevados índices de desigualdades sociais.
	 
	Frente a um quadro de fortes desigualdades sociais o trabalho de educação ambiental encontra maiores dificuldades.
	
	As desigualdades sociais tendem a ser menores em países de economia mais desenvolvida.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 708281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à Democracia, assinale a alternativa correta:
		
	
	A autoridade governamental está acima da constituição.
	
	O chefe de Estado, mantém-se no poder até sua morte ou abdicação.
	
	O papel do povo se restringe a eleição de seus representantes.
	 
	É o governo das pessoas por meio de políticos e representantes eleitos.
	
	A liberdade de expressão deve estar sob forte controle da censura.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 265270)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação ao discurso entre sustentabilidade e crescimento econômico, analise as opções abaixo (Asserção e Razão).
I (ASSERÇÃO) - Indicadores de crescimento econômico, como distribuição de renda, devem ser desconsiderados em estudos que tratam do tema sustentabilidade, bem como no planejamento de um sistema de gestão ambiental. POR QUE:
 II (RAZÃO) - É possível correlacionar o crescimento econômico com um melhor uso dos recursos naturais, através de um desenvolvimento sustentável, ou seja, a produção de bens e consumo e a qualidade ambiental estão estreitamente ligados.
 Selecione a alternativa correta.
		
	 
	Asserção correta, razão correta, e a razão justifica a asserção.
	
	Asserção correta, razão errada.
	 
	Asserção errada, razão correta.
	
	Asserção e razão erradas.
	
	Asserção correta, razão correta, mas a razão não justifica a asserção.
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 639706)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os conteúdos de Meio Ambiente foram integrados às áreas, numa relação de transversalidade, de modo que impregne toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, crie uma visão global e abrangente da questão ambiental, visualizando os aspectos físicos e históricos-sociais, assim como as articulações entre a escala local e planetária desses problemas. (BRASIL, 1998). Neste sentido NÃO é correto afirmar:
		
	
	Nos Temas Transversais, são debatidos em diferentes espaços sociais, em busca de soluções e de alternativas, confrontando posicionamentos diversos tanto em relação à intervenção no âmbito social mais amplo quanto à atuação pessoal.
	 
	O trabalho com os temas transversais não exige que os professores articulem conteúdos de áreas e conteúdos de temas, deixando claro para os alunos a relação entre estudo escolar e as questões sociais.
	
	Os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar.
	
	Os temas transversais dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma transversal, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas.
	
	A educação ambiental deve permitir a compreensão da natureza complexa do Meio Ambiente e interpretar a interdependência entre os diversos elementos que confrontam o ambiente, com vistas a utilizar racionalmente os recursos no presente e no futuro.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 699218)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Tivemos diversas teorias educacionais, incluindo a teoria ou abordagem tradicional (Durkheim, Chartier), a teoria comportamentalista ou behaviorista (Skinner), a teoria humanista (Neill, Rogers), a teoria cognitivista (Piaget, Bruner, Aebli, Furth) e a teoria sociocultural (Paulo Freire, Moacir Gadotti). Todas tiveram, de alguma maneira, influência sobre as que se seguiram. Qual dessas teorias teve longa duração, foi muito usada e criticada e ainda está presente nos dias atuais?
		
	 
	Teoria ou abordagem tradicional
	
	Teoria sociocultural
	
	Teoria cognitivista
	 
	Teoria comportamentalista
	
	Teoria behaviorista
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 238353)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Na educação ambiental, discutimos a importância da Epidemiologia vista como disciplina que debate o processo de geração da doença por meio da atuação de fatores. Qual alternativa NÃO se relaciona a este debate?
		
	
	Depreende-se que, dada a capacidade criativa ou imaginativa do homem, com o avanço científico e tecnológico, as ações humanas muitas vezes impactam inadvertidamente o ambiente.
	
	Observa-se a infinidade de novos fatores que estão somando-se aos antigos aos quais o homem moderno está exposto.
	
	Grande parte dos fatores ambientais que afetam a saúde humana é de natureza antrópica, ou seja, é desencadeada pelo próprio homem
	 
	A capacidade inventiva do homem o salvará de sua degradação, umavez que ele criará recursos artificais iguais aos naturais.
	 
	Percebe-se que o homem é o causador de seus maiores problemas de escassez de recursos naturais
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 613604)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Miller Junior (2007), poluição é qualquer acréscimo ao ar, à água, ao solo ou ao alimento que ameace a saúde, a sobrevivência ou as atividades de seres humanos ou de outros organismos vivos. Com base neste conceito é correto afirmar que:
		
	 
	Os poluentes podem entrar no meio ambiente de forma natural (erupções vulcânicas) ou por meio de atividades humanas (queima de carvão).
	
	A poluição só ocorre em áreas urbanas e industriais ou perto delas, onde as fontes de poluição como carros e fábricas se concentram.
	
	Os poluentes contaminam somente a área onde são produzidos.
	
	A agricultura industrializada não é uma grande fonte de poluição.
	
	O desequilíbrio ecológico é decorrente da falta de responsabilidade ambiental por parte dos empresários do agronegócio.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes