Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

(Mackenzie)Emile Durkheim, considerado o precursor da sociologia jurídica, afirmava que o direito:
		
	
	consiste em relações de poder que dependem da vontade e dos desejos dos indivíduos.
	
	pressupõe continuidade e estabilidade social.
	
	é uma ciência neutra.
	 
	torna visível a estrutura social existente e varia de acordo com as relações sociais que rege.
	
	é extemporâneo à sociedade.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 590874)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Direito, como vemos mais uma vez, é uma ciência social. Suas normas são regras de conduta para disciplinar o comportamento do indivíduo na sociedade, visando atender uma necessidades social. (Cavalieri Filho, 2011). No que tange a relação do Direito na sociedade, NÃO é correto afirmar:
		
	
	O Direito estabelece regas de conduta para estabelecer a organização social.
	
	O Direito previne conflitos.
	 
	O Direito não necessita de regras de conduta para organizar a sociedade.
	
	O Direito tem por finalidade separa o lícito do ilícito segundo valores de convivência da sociedade.
	
	O Direito compõe conflitos.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 20698)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Ferdinand Lassalle, existem:
		
	 
	uma Constituição Formal e uma Constituição Real, onde a primeira corresponderia ao disposto no papel e a segunda ao efetivo exercício do poder
	
	uma Constituição Normativa e uma Constituição Modelar, onde a primeira corresponderia ao disposto no papel e a segunda ao efetivo exercício do poder.
	
	uma Constituição Pétrea e uma Constituição Constituinte, onde a primeira corresponderia ao efetivo exercício do poder e a segunda ao disposto no papel
	
	uma Constituição Rudimentar e uma Constituição Fictícia, onde a primeira corresponderia ao efetivo exercício do poder e a segunda ao disposto no papel.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 50754)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Esaj forma turma de mediadores para UPPs (01/04/2011). A diretora da Escola de Administração Judiciária (Esaj) do Tribunal de Justiça do Rio, Renata Mansur, encerrou na última quinta-feira, dia 31, a primeira turma de Formação de Mediadores ministrada por instrutores da escola para policiais integrantes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Os novos mediadores atuarão nas comunidades auxiliando na resolução pacífica de conflitos.
		
	
	jurídico
	
	judicial
	
	autoritário
	 
	voluntário misto;
	
	voluntário puro
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 141515)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿Mais de um terço dos imóveis na Rocinha são prédios com dois ou mais andares e quase a metade não tem qualquer documentação. Os números constam de uma pesquisa realizada pela Fundação Bento Rubião, responsável pelo programa de regularização fundiária da comunidade, que entrevistou mil moradores entre dezembro e março... A falta de documentação sobre o espaço de cada um torna-se um agravante. Do total de entrevistados 44% não tem qualquer documentação sobre o imóvel em que vivem e apenas 1% tem escritura definitiva. Entre as pessoas que moram de aluguel (11% dos entrevistados), 81% não tem contrato de locação e 54%, sequer recibos de pagamento... Na ausência do poder público, a maior associação de moradores da favela, a União Pró-Melhoramentos dos Moradores da Rocinha, acabou se transformando numa espécie de cartório, já tendo cadastrado um terço das moradias da comunidade. Hoje quando uma família precisa, por exemplo, fazer um inventário, a Justiça manda ofício direto para a Associação de Moradores (Jornal O Globo, 04/11/07). Com relação ao grupo social que cria as regras de conduta, o texto acima expressa uma visão:
		
	
	positivista
	
	constitucionalista
	 
	pluralista
	
	monista
		
	
	 6a Questão (Ref.: 141470)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma vez que o foco principal da sociologia jurídica é a realidade social, temos como oportuno enforcarmos outras formas de regulamentação do comportamento social que vinculam os indivíduos, embora não sejam as oficiais. Nesse contexto há reconhecimento de que o Estado não possui o monopólio da criação das normas jurídicas, o que implica necessariamente, no que concerne à legitimação do poder, não se limita apenas no direito estatal, denominado de:
		
	
	Escola Positivista
	
	Escola Natural
	 
	Pluralista
	
	Escola da Magistratura
	
	Escola Monista
		
	
	 7a Questão (Ref.: 831168)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	MUTIRÃO DE ASSINATURAS. Campanha do MPF contra a corrupção quer criar "lava jatos" pelo país. 17.09.2015 O procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa responsável pelas investigações da famosa operação lava jato criou propostas para suprimir recursos e criminalizar condutas. ¿Se nós tivermos um sistema de Justiça criminal eficiente, que funcione bem, em outros casos a alternativa não será a impunidade. A referida proposta de participação popular, assim como ocorru na Lei da FichaLimpa, é denominada de:
		
	
	emenda à Constituição
	
	projeto de emenda à Constituição
	 
	iniciativa popular
	
	referendo
	
	plebiscito
		
	
	 8a Questão (Ref.: 19762)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	FICHA LIMPA. Substitutivo de projeto de lei é entregue à Câmara (www.conjur.com.br) 18.03.2010. Parlamentares e entidades integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, nesta quarta-feira (17/3), o substitutivo do projeto de lei sobre a divulgação de nomes de candidatos que respondem a processo na Justiça, conhecido como "Ficha Limpa". O PL 518/2009 é do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), e tem como objetivo proibir pessoas condenadas por crimes graves de disputar eleições. Essa política coaduna-se com as seguintes preocupações, EXCETO:
		
	
	sistema de escolha de legisladores
	
	pré-selecionar candidatos às eleições
	
	reação do povo e parlamentares quanto à qualidade dos candidatos
	
	moralização do processo eleitoral
	 
	descaso com o sistema de escolha de legisladores
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 150977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou nota em que defende a diminuição da ¿interferência política¿ na escolha de novos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). ¿A AMB sempre defendeu a adoção de mecanismos que diminuam a interferência política na composição das cortes superiores. A falta de regras objetivas para fundamentar a indicação do Executivo abre espaço para que a nomeação dos ministros seja alvo de questionamentos¿, destaca trecho da nota assinada pelo presidente da entidade, Mozart Valadares. O texto acima evidencia a posição da AMB no que concerne a indicação pelo Executivo para ministro do STF, segundo os magistrados esta indicação em particular comprometeria
		
	
	a inviolabilidade do magistrado;
	
	a honestidade do magistrado;
	
	a parceria do magistrado;
	 
	a independência do magistrado.
	
	a imunidade do magistrado;
		
	
	 10a Questão (Ref.: 103309)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ENADE 2009
É da cena contemporânea de cultura democrática a projeção do papel do juiz em quase todos os aspectos da vida social. (...) Nesse contexto, em que o direito e o Poder Judiciário já tinham ampliado sua presença na sociedade e na política, é que vai se instalar, ao longo dos anos 1970, a crise do Welfare State, cuja resposta radical se manifestou na emergência do neoliberalismo e suas intervenções no sentido de desregulamentar o mercado e recriar a economia como dimensão autônoma. (...) O boom da litigação, desde então, é um fenômeno mundial, convertendo a agenda do acesso à Justiça em política pública de primeira grandeza. VIANNA, Luiz Werneck; BURGOS, Marcelo Baumann; SALLES, Paula Martins. Dezesseteanos de Judicialização da Política. Disponível em . Acesso em 29.set.2009.
Sobre o fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais discutido no texto, é CORRETO afirmar que
		
	 
	a consolidação da democracia no Brasil, após a Constituição de 1988, tem sido acompanhada de um fenômeno conhecido como judicialização da política e das relações sociais.
	
	a judicialização da política e das relações sociais demonstra que o Brasil não está inserido no processo vivenciado por outros países democráticos de ampliação do acesso à justiça.
	
	a adoção de um modelo de controle abstrato de constitucionalidade das leis impede que o Brasil ratifique as convenções internacionais que tratam do acesso à justiça.
	
	a judicialização da política enfraquece o sistema partidário, tendo em vista a ilegitimidade dos partidos para a propositura de ações coletivas e ações diretas de inconstitucionalidade.
	
	a judicialização da política obsta o desenvolvimento das ações coletivas movidas pelas entidades da sociedade civil, tendo em vista a legitimidade do Ministério Público Federal para interpor ação direta de inconstitucionalidade.

Outros materiais

Outros materiais