Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 834838)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Direito é realidade da vida social, e não da natureza física ou do mero psiquismo dos seres humanos. Não haveria o direito sem sociedade. Daí a veracidade de antigo brocado: ubi societas, ibi jus (Onde está a sociedade, está o Direito). Os conflitos sociais são inerentes em qualquer grupamento humano. A sociologia explique que o surgimento destes conflitos surgem nas atividades de cooperação e concorrência. Explique ou exemplifique estas atividades: Cooperação e Concorrência
		
	
Resposta: Cooperação: Ato de cooperar, auxiliar, contribuir ex: Distribuir livros que não ultlizo mais na Biblioteca da Comunidade (Estou coperando com a aquisição de livros e auxiliando as pessoas na busca de conhecimento. Concorrência: Concorrer, disputar, batalhar ex: Concorrer a melhor redação da escola, valendo ponto extra! ( A concorrência faz o individuo buscar melhor qualificação e isso auxoliar no seu crescimento. Ambos auxiliam na convivência e harmonia em comunidade para evoluirmos como sociedade, eles são nescessário para a sobrevivência.
	
Gabarito: ¿ Cooperação ¿ convergência de interesses; vendedor e comprador ¿ Concorrência ¿ paralelismo de interesses. Dois comerciantes na mesma rua no mesmo ramo
		
	
	 2a Questão (Ref.: 214136)
	Pontos: 0,8  / 1,0
	O grito das ruas. O povo brasileiro, aos poucos, vai acordando de um longo sono. Mais do que protestos por aumentos de passagens, há indícios cada vez mais forte de que a violência e a criminalidade insuportáveis, os sistemas públicos de saúde destroçados, a educação pública de péssima qualidade, a infraestrutura em frangalhos, o transporte público precário, a carga tributária estratosférica, a corrupção desmedida, as contas públicas descontroladas, a dívida pública em ascensão( ...), estão abrindo os olhos dos brasileiros Enquanto o país teve fôlego proporcionado pelo plano Real, combinado com período exuberante na esfera internacional, os governos do PT se equilibraram. No momento..tudo indica que as ruas começaram a gritar. Jornal O Globo. Dos Leitores. 18.06.2013. Após analise da notícia acima, responda a) Explique o que é opinião pública e se este movimento, reflete o pensamento do grupo sobre os governantes e sua atuação. b) Discorra sobre a importância da opinião pública para os governantes e legisladores.
		
	
Resposta: Opnião pública e exposição do pensamento da sociedade sobre determinado fato, muitos politicos se elegem por eles mas quando chegaqm ao podem esquecer do clamor do povo, ou retorno a ele quando precisam ganhar exposição no meio político. É de suma importância pois através dele verificamos a real nescesidade o que é prioridade para ser atendindo e realizado no poder se nossos politicos ouvissem sempre o grito do povo muitas situações, crises seriam evitadas.
	
Gabarito: a) opinião pública é o pensamento predominante do grupo sobre uma determinada pessoa ou questão. É o juízo coletivo adotado e exteriorizado por um grupo. b) a opinião pública especial importância, porque mede o grau de aprovação da sociedade em relação a atuação dos governantes e legisladores. Os políticos, quando as eleições se aproximam, vivem de olho nas pesquisas feitas sobre a preferência do eleitorado, porque sabem que para chegar ou manter-se no poder precisam ter o apoio da opinião pública, ou pelo menos não tê-la contra.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 601944)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Mackenzie)Emile Durkheim, considerado o precursor da sociologia jurídica, afirmava que o direito:
		
	
	consiste em relações de poder que dependem da vontade e dos desejos dos indivíduos.
	 
	torna visível a estrutura social existente e varia de acordo com as relações sociais que rege.
	
	é uma ciência neutra.
	
	pressupõe continuidade e estabilidade social.
	
	é extemporâneo à sociedade.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 20690)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Boaventura de Souza Santos, ao analisar uma favela carioca, apresentou a situação onde reconheceu a existência de um direito paralelo e informal, aplicável à solução de problemas legais de seus moradores e operando paralelamente ao direito estatal. Tal situação é um claro exemplo de:
		
	 
	dogmatismo jurídico
	 
	pluralismo jurídico
	
	pragmatismo jurídico
	
	monismo jurídico
		
	
	 5a Questão (Ref.: 141539)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	João, advogado inscrito há muitos anos na OAB, decide candidatar‐se, pelo quinto constitucional, ao cargo de Juiz do Tribunal Regional Federal. Em razão dessa iniciativa, é submetido a exame curricular e sabatina perante o Conselho Federal da OAB. Após longo processo avaliatório, vem a ser escolhido para integrar a lista sêxtupla a ser remetida ao Tribunal Regional Federal. Diante dessa narrativa, à luz da legislação aplicável aos advogados, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O advogado, ao ser incluído em lista sêxtupla para integrar os quadros de tribunal, deve requerer licença para tratamento de questões particulares.
	
	O advogado que pretende ingressar na magistratura pelo quinto constitucional passa a ser considerado impedido ao compor lista sêxtupla.
	
	O advogado que integra lista sêxtupla ou tríplice passa a ser considerado incompatibilizado para o exercício da advocacia.
	 
	O advogado que integra lista sêxtupla ou tríplice para ingresso pelo quinto constitucional pode continuar exercendo livremente suas atividades.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 19825)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sentença judicial fundamenta-se no preceituado em código, na jurisprudência e na doutrina, MAS liga-se direta ou indiretamente ao convencimento do julgador e às convicções grupais predominantes. Em relação às proposições acima, é possível afirmar que:
		
	 
	Estão ambas corretas
	
	Somente a primeira está correta
	
	Somente a segunda está correta
	 
	Estão ambas erradas
		
	
	 7a Questão (Ref.: 21687)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A toda norma jurídica sempre se associa um efeito social. Cabe à Sociologia Jurídica investigar os fatores da eficácia e também da ineficácia. Tende a ser mais EFICAZ a norma( marque a alternativa incorreta):
		
	 
	de acordo com os anseios da sociedade
	 
	não correspondente às necessidades do grupo social
	
	conforme as finalidades do grupo social
	
	adequada à realidade social
	
	ajustada às necessidades do grupo para o qual se destina
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 81866)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O maior preço da atual proibição legal do aborto é a quantidade de mortes ¿ ou de seqüelas graves ¿ impingidas desnecessariamente às mulheres, notadamente às mais pobres. É inacreditável que as pessoas que não admitem o aborto, por convicções morais e religiosas, destruam o direito daquelas que desejam optar pelo procedimento. Antônio Celso K. Ayub ¿ Médico e Professor Universitário ¿ SUPERpolêmica.
Considerando o acima narrado, aponte as causas de ineficácia da norma:
		
	
	anacronismo
	 
	misoneísmo.
	
	atualização da norma e efetividade de seu cumprimento
	 
	desatualização da norma
	
	antecipação da lei à realidade social.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 30295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em entrevista à Revista Veja de 7/07/2010, o presidente do STF relatou: "Há um volume desnecessário de trabalho no Judiciário, provocado sobretudo pelas grandes empresas, especialmente nos casos em que elas são processadas por seus clientes. Mesmo quando não tem razão, elas apresentam inúmeros recursos para adiar a definição dos processos". Assinale a alternativa correta. Com base no noticiado, podemos afirmar que:
		
	
	na realidade, a quantidade de recursos do nosso sistema jurídicoé benéfica porque está prevista em lei.
	
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista que a justiça tarda mas não falha;
	
	o acúmulo de trabalho no Judiciário, decorrente das ações envolvendo grandes empresas, deve-se notadamente à preocupação dos empresários em obter decisões mais justas para os seus clientes;
	
	o maior problema da justiça brasileira é a lentidão, mas este problema não atinge, no Brasil, os Tribunais Superiores;
	 
	a universalização do acesso ao Judiciário, garantido pela CF 88, nem sempre é acompanhada da efetiva prestação jurisdicional, haja vista o caráter recorrista da Justiça brasileira;
		
	
	 10a Questão (Ref.: 103114)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ENADE 2009
A História registra imagens da vivência de índios e negros no Brasil e de suas relações com o conquistador europeu. A esse propósito, assinale a alternativa que confirme a assertiva de que a história não deve ser vista "...só como ciência do passado (...), mas como ciência do presente, na medida em que, em ligação com as ciências humanas, investiga as leis de organização e transformação das sociedades humanas" HESPANHA, Antonio M. História das Instituições. Coimbra: Almedina, 1952.
		
	
	A questão dos índios e negros é superada na História do Brasil, pela Proclamação da República.
	
	A ordem jurídica liberal democrática permitiu ascensão dos negros e dos índios na sociedade brasileira, como demonstram as ciências humanas.
	 
	O reconhecimento da titularidade das terras aos remanescentes de quilombos inscreve-se no processo histórico das transformações das sociedades humanas.
	
	A demarcação de reservas indígenas é acontecimento recente, que não deve ser associado a elementos históricos.
	
	A ordem jurídica é fenômeno autônomo que não se contamina com a dinâmica social e histórica.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Outros materiais