Buscar

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROPOSTA DE REDAÇÃO
Texto I
Texto II
Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em todo Brasil há 5.624 crianças aptas a serem
adotadas. Para cada uma delas há seis adotantes (casais ou pessoas sozinhas) que poderiam ser seus pais (33.633), mas não são. (...) O motivo do descompasso é claro: “os futuros pais têm um sonho adotivo com a criança que irá constituir a família, e a maioria dos pais deseja recém-nascidos de pele clara”. Outros pais desejam especificamente um bebê, e não querem crianças com mais de um ano. Ocorre que apenas 6% das crianças aptas a serem adotadas têm menos de um ano de idade, enquanto 87,42% têm mais de cinco anos, faixa etária aceita por apenas 11% dos pretendentes. A questão racial também pesa: 67,8% das crianças não são brancas, mas 26,33% dos futuros pais adotivos só aceitam crianças brancas.
Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/para-cada-crianca-na-fila-de-adocao-ha-quase-seis-pais-possiveis-2498.html
Texto III
O futuro da maioria das crianças e adolescentes abrigada é incerto, e muitos deles provavelmente não
serão adotados.
Embora autoridades do Ministério Público (MP) e Judiciário acreditem que o perfil desejado para a adoção esteja mudando, grande parte dos pretendentes espera por crianças brancas, saudáveis e com menos de 5 anos de idade. Os que estão na rede de acolhimento, no entanto, não se encaixam nesse perfil. É uma conta que não fecha.
Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, cerca de 90% dos casais pretendentes desejam adotar uma criança entre zero e 5 anos em Porto Alegre, mas apenas 4,61% dos disponíveis para adoção se encaixam nesse perfil. Do total de crianças e adolescentes que aguardam por uma família, 67,5% têm entre 11 e 15 anos de idade. Das 40 adoções realizadas no ano passado, apenas dois casos foram de crianças com mais de 5 anos. Essas situações são as chamadas “adoções tardias”, que, além de raras, ainda possuem um índice de rejeição que não é computado pelo Poder Judiciário.
http://www.ceert.org.br/noticias/crianca-adolescente/7945/menos-de-5-das-criancas-tem-perfil-desejado-para-adocao
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o recorte temático: “ADOÇÃO – UMA LIÇÃO DE AMOR”
FOLHA DE REDAÇÃO
Aluno(a):__________________________________________________________Nº:____
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
		
	
	Escreva no máximo 30 linhas;
	Use caneta azul escuro ou preta;
	Use o padrão culto da linguagem;
	Fundamente concretamente sua argumentação;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais