Buscar

Avaliando Aprendizado 3 Fisiologia Humana 2017.2

Prévia do material em texto

Avaliando Aprendizado 3 - Fisiologia Humana - 2017.2
1 - Para que um estímulo possa ser detectado e discriminado pelo organismo, precisa ser convertido em uma "linguagem" compreendida pelo sistema nervoso. Essa conversão é denominada transdução, e as estruturas responsáveis por ela são os receptores sensoriais. Com relação a essa transdução do sinal, assinale a alternativa correta:
Resposta: O potencial gerador é, portanto, um potencial local e graduado, ou seja, restrito à célula receptora, e possuindo uma amplitude variável que reflete a intensidade do estímulo sensorial aplicado.
2 - 
	As sensações cutâneas do toque, pressão, calor, frio e dor são mediadas por terminações nervosas que podem apresentarem-se livres ou encapsuladas por células do tecido conjuntivo formando estruturas mais complexas que incluem os corpúsculos de Pacini localizados na derme profunda. E, os corpúsculos de Meissner presentes na porção superior da derme, conhecida como camada papilar. Sobre estes dois tipos de estruturas é CORRETO AFIRMAR:
Resposta: Os corpúsculos de Pacini produzem a sensação de pressão profunda; enquanto os corpúsculos de Meisnner estão relacionados a alterações da textura.
3 - O reflexo patelar é um exemplo de ato reflexo, ou seja, de resposta do corpo humano a estímulos antes que o encéfalo tome consciência destes. Complete a descrição do reflexo patelar, de forma a torná-la coerente e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento. "Um leve toque no joelho faz a perna levantar, sem que tomemos consciência desse movimento. O toque estimula ________ de um ________, que transmite esse estímulo até a ________ da medula. Nessa região, o estímulo é transformado em ________, que é transmitida aos músculos através da ________ do mesmo nervo. Esse trajeto percorrido pelo impulso nervoso forma o:
Resposta: Fibras sensitivas, nervo espinhal, substância cinzenta, ordem motora,fibra motora, arco reflexo.
4 - O veneno de algumas cobras venenosas contém uma toxina, a beta-bungarotoxina, que se liga tenazmente a receptores de acetilcolina (ACh) na membrana da placa terminal motora. Um indivíduo que tenha sido mordido por esse tipo de cobra poderá ter como consequências:
Resposta: bloqueio da transmissão do potencial de ação do neurônio motor para a fibra muscular esquelética, ocorrendo paralisia respiratória.
5 - São as funções do Sistema Nervoso Periférico, Sistema Nervoso Central e Sistema Endócrino:
Resposta: Levar informações sensoriais ao SNC e as ações comandadas pelo SNC para os órgão efetores; Receber, processar e responder a estímulos; Controlar o ambiente interno do corpo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes