Buscar

Avaliando Aprendizado 3 Educação Física Adaptada 2017.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliando Aprendizado 3 - Educação Física Adaptada - 2017.2
1 - 
	Considere a situação de ser um Profissional de Educação Física atuante no segmento fitness em um Centro de Atividades Físicas e de Lazer. Você acaba de receber um cliente com as seguintes características: 16 anos; sexo masculino; diagnóstico de paralisia cerebral (PC) sem comprometimento intelectual significativo; alterações patológicas na marcha; musculatura hipertônica de MMSS e MMII e movimentos involuntários de MMSS com dificuldade de controle. A orientação médica à família foi de procurar um profissional de Educação Física capaz de prescrever e orientar atividades que contribuam para um aumento da funcionalidade em termos de locomoção e aumento da qualidade e autonomia nas AVD´s. Diante desses dados, podemos afirmar que a prescrição adequada e capaz de propiciar o alcance dos objetivos citados acima deve ser composta de atividades:
Resposta: em meio líquido com ênfase no treinamento da flexibilidade, alongamentos ativo e passivo e exercícios para aumentar o equilíbrio dinâmico.
2 - A Association for Cerebral Paralysis citada por Duarte; Lima (2003) considera as Paralisias Cerebrais como aquelas lesões ou comprometimentos ocorridos até o 5º. ano da vida. Embora outros autores estabeleçam limites etários diferentes, é um traço comum entre eles que elas podem aparecer em diferentes momentos no processo de desenvolvimento da vida humana em sua fase inicial. Com isso há consenso sobre o fato de que suas causas devem ser classificadas em função do momento de sua ocorrência na vida. Considerando as seguintes sequencias de possíveis causas da Paralisia Cerebral, e assinale a única que apresenta exclusivamente causas PERINATAIS.
Resposta: Prematuridade, baixo peso, anóxia, hipóxia.
3 - Apos participar de uma aula teórico-prática sobre basquetebol em cadeira de rodas, o aluno Sérgio, depois de fazer suas anotações sobre as atividades desenvolvidas e os conteúdos abordados pelo professor de Educação Física, pretende transferir esses dados para um computador pessoal afim de mais tarde poder estudá-las para as avaliações. Considerando que a utilização do computador demanda algumas habilidades específicas, e ainda levando em conta o uso do computador por pessoas com deficiência, podemos afirmar que: I. Ele é um recurso que permite a interação das pessoas com deficiência com o mundo, além de facilitar o seu desenvolvimento intelectual. II. É um recurso que pode ressaltar a limitação das PcD´s e subestima suas capacidades, impedindo o desenvolvimento intelectual. III. É uma ferramenta facilitadora do desenvolvimento intelectual além de facilitar a expressão de ideias e a integração social. Diante dessas assertivas, assinale a única opção que contém a(s) afirmativa(s) que está (ão) correta(s):
Resposta: I e III
4 - Você enquanto profissional de Educação Física responsável pelas aulas de natação de uma Academia recebe uma aluna autista de 10 anos. O autismo é um transtorno do desenvolvimento (e não um tipo de deficiência), com causas múltiplas e caracterizado por um déficit na interação social, expresso pela inabilidade em relacionar-se com o outro e usualmente combinado com dificuldades de linguagem e de comportamento. No encaminhamento da equipe multidisciplinar em saúde que atende a aluna (médico neurologista e psiquiatra, psicólogo, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional) aparece o diagnóstico de Autismo dentro dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD, Código Internacional de Doenças CID-10). Sabe-se que um dos métodos de ensino utilizados para a aprendizagem de pessoas com autismo utilizados no Brasil, atualmente, é o Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children (TEACCH), tendo como três de seus princípios fundamentais:
1. O ambiente deve propiciar informações sobre o que é esperado da pessoa naquele local, de forma clara e com acesso fácil ao material de trabalho;
2. Oferecer uma programação diária visível, para que o aluno tenha previsibilidade das tarefas previstas para serem executadas durante o dia, fazendo uso de comunicação alternativa;
3. Oferecer rotinas que possibilitem um entendimento sobre o que está ocorrendo, para propicar mais confiança para a pessoa com autismo.
Considere as 2 (duas) afirmativas a seguir:
a) Os alunos com autismo não devem participar das aulas de natação de uma academia.
b) É mais seguro encaminhá-los a instituições especializadas para que sejam atendidos por professores adequadamente preparados para lidar com autismo.
A esse respeito, pode-se concluir que:
Resposta: as duas afirmações são falsas.
5 - Gorgatti e Costa (2008) descrevem que, quanto à severidade das paralisias, as lesões raquimedulares podem ser classificadas como:
Resposta: Completas e Incompletas

Outros materiais