Buscar

BIOQUIMICA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BIOQUIMICA - AVALIANDO II
1 - Em uma experiência, foram utilizados dois tubos de ensaio numerados I e II, contendo quantidades iguais de goma de amido diluída, cujo pH foi mantido em torno de 6,7. Em cada um desses tubos, foram adicionadas porções iguais de saliva humana, sendo que a saliva do tubo I foi previamente fervida e a do tubo II, não. Após a aplicação do teste do lugol (solução de iodo), obteve-se resultado positivo para a amostra do tubo I e negativo para a amostra do tubo II, demonstrando que:
( ) O amido reagiu com a enzima amilase salivar no tubo I.
( ) O açúcar maltose, obtido no tubo II, só reage com o iodo na ausência da enzima da saliva.
( ) A enzima da saliva não digeriu o amido no tubo II.
(* ) A amilase salivar foi desnaturada pelo calor no tubo I.
( ) O iodo inativou a saliva fervida.
2 - Um feixe de luz polarizada ao ser direcionado para uma substância é capaz de identificá-la como um levógiro ou um dextrogiro. De acordo com os seus conhecimentos, um plano de feixe de luz deslocado para esquerda identifica o aminoácido como:
( *) L – aminoácido
( ) @ - aminoácido
( ) C – aminoácido
( ) V – aminoácido
( ) D – aminoácido
3 - Após constatação de uma gastrite, a paciente C. M. C. foi aconselhada por profissionais de saúde a reduzir a ingestão de alimentos como carnes vermelhas, ovos e frutas cítricas. Sugeriu-se também à paciente que sua salada fosse consumida in natura, ou seja sem adição de molhos e vinagre. A partir dessas informações e com base na aula sobre pH, assinale a ÚNICA alternativa que explica corretamente o porquê a paciente supracitada deve evitar o consumo de alimentos e aditivos citados enunciado da questão.
( ) Tais alimentos ou aditivos apresentam pH básico e, seu consumo aumentaria o pH estomacal favorecendo a produção exagerada do suco gástrico o que, portanto, contribui para desenvolvimento da gastrite.
( ) Tais alimentos ou aditivos apresentam pH básico e, seu consumo reduziria o pH estomacal favorecendo a produção exagerada do suco gástrico o que, portanto, contribui para desenvolvimento da gastrite.
( ) Tais alimentos ou aditivos apresentam pH ácido e, seu consumo contribuiria para uma produção exagerada do suco gástrico o que, portanto, contribui para desenvolvimento da gastrite.
( ) Tais alimentos ou aditivos apresentam pH neutro e, seu consumo neutralizaria o pH estomacal favorecendo a produção exagerada do suco gástrico o que, portanto, contribui para desenvolvimento da gastrite.
( ) Tais alimentos ou aditivos apresentam pH ácido e, seu consumo não interfere na produção exagerada do suco gástrico o que, portanto, contribui para desenvolvimento da gastrite.
4 - O milho verde recém-colhido costuma ter um sabor adocicado, semelhante ao encontrado no milho em enlatado. Um ou dois dias após a colheita, o milho já não exibe um sabor tão doce. Isso ocorre porque cerca de 50% dos carboidratos, responsáveis pelo sabor doce, são convertidos em amido 24h após a colheita. Uma das formas de preservar o sabor do milho necessita dos 3 passos a seguir: 
1 - Descascar o milho e mergulhar as espigas em água fervente por alguns minutos; 
2 - Resfriar as espigas rapidamente em água corrente ou gelada; 
3 - Conservar as espigas ou os grãos de milho na geladeira até o momento do consumo; 
O procedimento descrito acima preserva o sabor doce do milho pelo seguinte argumento:	
( ) O choque térmico converte as proteínas do milho em amido. As proteínas ocupam o lugar do amido que seria formado espontaneamente.
( ) A água fervente e o resfriamento impermeabilizam a casca dos grãos de milho, impedindo a absorção de oxigênio e a oxidação da glicose.
( ) O aquecimento desidrata os grãos de milho, alterando o meio de dissolução onde ocorreria espontaneamente a transformação desses carboidratos em amido.
( ) Os microrganismos que convertem os carboidratos do milho em amido são mortos pelo aquecimento.
( *) As enzimas responsáveis pela conversão dos carboidratos do milho são desnaturadas pelo tratamento com água fervente.
5 - Considere as quatro frases seguintes, assinale a(s) que caracteriza(m) corretamente as proteínas. 
I. Podem formar estruturas diferenciadas, denominadas primária, secundária (α-hélice e folha-β), terciária e quaternária. VERD
II. Formadas por unidades de monossacarídeos. FALSO
III. Toda enzima é uma proteína VERD
IV. São essencialmente formadas por C, H, O, N.	 VERD
( ) II e IV
( ) I, II e III
( ) II, III e IV
( ) Apenas I
( *) I, III e IV

Outros materiais