Buscar

EXERCÍCIOS 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP – CAMPUS SOROCABA- CURSO DE PSICOLOGIA – 2016- EXERCICIOS DE GENÉTICA- PROFa ADRIANA
NOÇÕES DE BIOLOGIA MOLECULAR
Os ácidos nucleicos: DNA e RNA
As diversas expressões dos genes são estudadas pela genética. Embora nossos genes tenham sido herdados de nossos genitores, eles podem sofrer mudanças ao longo de nossa vida. Logo, pode-se concluir que tudo o que é hereditário é genético, mas nem sempre o que é genético é hereditário.
Mas, afinal de contas, o que é um gene? Uma definição mais moderna de gene é: segmento de DNA que transcreve um RNA específico. Obviamente, para compreender de modo mais claro este conceito, são necessárias algumas explicações sobre DNA, RNA e transcrição. Vamos a elas.
1) Estrutura geral do DNA
O DNA (ácido desoxirribonucléico) é uma grande molécula composta de dois filamentos (ou fitas) que são mantidos emparelhados graças a ligações de hidrogênio ocorridas entre bases nitrogenadas vizinhas. Estas ligações são específicas: adenina (A) se liga à timina (T) e citosina se liga à citosina (C). Portanto, se uma das fitas é composta pela sequência ATTCGTCAT, a outra fita, que se mantém emparelhada a esta, apresenta a sequência TAAGCAGTA.
2) Estrutura geral do RNA
O RNA (ácido ribonucléico) apresenta constituição química semelhante ao DNA. Duas diferenças importantes são: o RNA apresenta a base nitrogenada uracila (U) ao invés de timina, e é composto de apenas um filamento. 
O RNA é produzido pelo DNA, e este processo é denominado transcrição, onde um dos filamentos do DNA serve de molde a partir do qual será transcrito o RNA. Se o filamento-molde de DNA tem a sequência de bases ATTCGTCAT, o RNA transcrito terá a sequência UAAGCAGUA.
A síntese de proteínas
Conforme já mencionado, a transcrição é processo de produção de RNA a partir de uma fita-molde de DNA. Há três tipos diferentes de RNA: RNA-mensangeiro (RNA-m), RNA-ribossômico (RNA-r) e RNA-transportador (RNA-t). Estas moléculas de RNA trabalham em conjunto para a fabricação de uma proteína específica, fenômeno conhecido como tradução. Durante a tradução, os aminoácidos transportados pelo RNA-t serão interligados no interior do ribossomo, uma organela celular. A interligação em cadeia de várias moléculas de aminoácidos resultará na proteína final.
Há vinte tipos diferentes de aminoácidos que entram na composição de proteínas. As proteínas diferem entre si pela quantidade, tipos e sequência de aminoácidos. O que define essas características protéicas é a composição de bases nitrogenadas do RNA-m. A equivalência entre a composição de bases nitrogenadas do RNA-m e os aminoácidos que irão formar a proteína final recebe o nome de código genético. A tabela fornecida abaixo ilustra algumas destas correlações existentes no código genético:
 
	Sequência de bases no RNA-m
	Aminoácido incorporado na proteína
	UUU
	Fenilalanina (sigla = FEN)
	AUG
	Metionina (sigla = MET)
	AAG
	Lisina (sigla = LIS)
 
Portanto, se a sequência de bases nitrogenadas do RNA-m for AUGAUGUUU, a sequência equivalente de aminoácidos na proteína produzida será MET-MET-FEN.
Existem milhares de proteínas diferentes no corpo humano. Podemos citar, como exemplo, os anticorpos (proteínas de defesa), a hemoglobina (proteína que transporta oxigênio no sangue) e a pepsina (enzima digestória estomacal). Cada uma delas é produzida seguindo essa regra básica da tradução.
É importante lembrar que a informação para produzir cada proteína corresponde a uma sequência de bases do RNA-m, e que essa sequência de bases do RNA-m foi produzida tendo como molde um filamento específico de DNA. Logo, pode-se afirmar que a molécula de DNA contém as informações necessárias para a produção de todas as proteínas que constituem o organismo. A este conjunto de informações, damos o nome de genoma.
 
Tabela de Aminoácidos
EXERCÍCIOS
1-A sequência de bases nitrogenadas do filamento-molde de um segmento de DNA é TGGCCACGTAAG. Logo, o RNA transcrito por este segmento será:
a)TGGCCACGTAAG
b)ACCGGUGCAUUC
c)ACCGGTGCATTC
d)UACUACCCGGCC
e)AAACCCGGGUUU
2- Analise atentamente as afirmações abaixo:
I – O código genético corresponde ao conjunto de informações do DNA necessárias para produzir todas as proteínas do organismo.
II – Consultando o código genético fornecido no texto, podemos afirmar que, se uma proteína se inicia com a sequência de aminoácidos LIS-FEN-MET, então o RNA-m usado na tradução terá a seguinte sequência inicial de bases: AAGUUUAUG.
III – Existem aminoácidos formando tanto a estrutura das proteínas quanto a estrutura do RNA e do DNA.
 
A análise das afirmativas nos permite concluir que:
a) apenas I está correta
b) apenas II está correta
c) apenas III está correta
d) apenas I e III estão corretas
e) I, II e III estão corretas
3- Considere o segmento de DNA, cuja seqüência de nucleotídeos é
5' - GTG - CAC - CTG - ACT - CCT - GAG - GAG - AAG - 3'
e utilizando-se da tabela de aminoácidos, forneça o produto da síntese protéica
4- Uma cadeia de RNA foi produzida a partir de um molde de uma molécula de DNA. Descreva a seqüência de bases deste RNA, a partir do molde de DNA indicado com a seta.
A C A T G A C T
T G T A C T G A
5- Considere as seguintes afirmações:
I – Um pedaço de DNA com a seqüência ATATACCGATCC formará um RNAm com a seqüência UAUAUGGCUAGG
II – Esse pedaço de RNAm irá identificar 4 aminoácidos
III - Esse pedaço de RNAm apresenta 4 códons.
Quais estão corretas? Justifique sua resposta.
6- Com técnicas de biologia molecular é possível verificar a presença ou não de certas regiões de interesse na fita de DNA. Cada uma dessas regiões recebe o nome de marcador, uma vez que pode ser associada com algum fenótipo em particular. A presença do marcador no genoma de um indivíduo pode ser visualizada como uma banda. Dessa forma, podemos descobrir se um embrião poderá apresentar uma determinada característica ou doença genética pela análise de seus marcadores. O esquema abaixo representa a análise de marcadores de DNA de quatro embriões humanos (I, II, III e IV). Apenas a presença de duas bandas (A e B) é indicativo positivo para o indivíduo apresentar certa disfunção muscular quando adulto. Detectou-se ainda que esses marcadores ocupam o MESMO loco. 
Observe o padrão de bandas do DNA de cada embrião e responda: 
a) Dentre os embriões analisados, quais NÃO deverão apresentar a disfunção muscular quando adultos? 
b) Supondo que os quatros embriões sejam irmãos, qual é o padrão de bandas (I, II, III e IV) mais provável PARA CADA UM de seus pais? 
c) Qual é a probabilidade do casal, formado por indivíduos tipo I e III, ter um descendente com essa disfunção muscular?
7-Qual o padrão de herança:
b)
Hemofílico
Normal8-No diagrama abaixo está representado o casamento entre um homem normal e uma mulher normal, filha de um homem hemofílico.
Sabendo-se que a hemofilia é determinada por um gene recessivo e ligado ao sexo, deste casamento poderão nascer crianças hemofílicas em qual proporção?
9-No heredograma a seguir, os indivíduos representados por símbolos pretos são afetados pela surdo-mudez. Da análise do heredograma, conclui-se que a surdo-mudez é uma característica hereditária, com qual padrão de herança?
10- A genealogia anexa refere-se a uma família com casos de alcaptonúria, anomalia provocada por um gene recessivo.
	
 1 2
 3 4 5 6
 7 8 9 10 
	Nesta genelalogia os genótipos que não podem ser determinados são os dos indivíduos:
a) 1, 2 e 5
b) 1, 3 e 6
c) 3, 5 e 6
d) 3, 8 e 10 
e) 7, 8 e 10
11- Sabendo que, no heredograma ao lado, os indivíduos em negrito são polidáctilos (têm mais de 5 dedos), assinale a alternativa INCORRETA.
a) Trata-se de uma característica autossômica dominante.
b) O casal 3 x 4 não pode ter filhos polidáctilos.
c) Se a mulher 6 se casar com um homem que tenha o mesmo genótipo do seu pai, terá 50% de chancede ter filhos normais.
d) O casal 12 x 13 tem 75% de probabilidade de ter filhos polidáctilos.
e) Os indivíduos 7 e 12 têm o mesmo genótipo
12- A enzima G-6-PD (glicose-6-fosfato desidrogenase) está presente nas hemácias de indivíduos normais. A ausência dessa enzima, em indivíduos afetados, torna as hemácias sensíveis a certas drogas e nutrientes, provocando sua destruição. O gene que determina a ausência de G-6-PD é recessivo e situa-se no cromossoma X.
Observe o heredograma que representa uma família com essa característica. 
Com base nesse heredograma, é CORRETO afirmar que:
a) cada um dos indivíduos representados tem, pelo menos, um gene para ausência de G-6-PD.
b) essa família apresenta dois indivíduos portadores para o gene que determina a G-6-PD.
c) casais como I.1 x I.2 têm probabilidade maior de ter filhos afetados do que de ter filhas afetadas.
d) o indivíduo II-3 pode ter recebido o gene da G-6-PD tanto do seu pai quanto de sua mãe. 
e) Os afetados apresentam genótipo dominante
13-Na genealogia a seguir, os indivíduos assinalados com preto apresentam uma anomalia determinada por um gene dominante. 
a) Indique os genótipos dos indivíduos envolvidos. 
b) Se o indivíduo II:4 se casar com uma pessoa normal, apresentará qual probabilidade de ter um filho afetado?

Outros materiais