A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
43 pág.
AV2 QUESTOES METODOLOGIA CIENTIFICA

Pré-visualização | Página 3 de 8

categorias: exploratória, descritiva e explicativa. A pesquisa descritiva visa
		
	
	
	
	
	 
	descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados como questionários e observação sistemática.
	
	 7a Questão (Ref.: 201401945059)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A possibilidade de êxito na tarefa de pesquisa depende das razões e motivações do pesquisador. São ações e atitudes que devem ser incorporadas à pessoa que for ou estiver no papel de pesquisador EXCETO:
		
	
	
	 
	imaginação indisciplinada
	
	 8a Questão (Ref.: 201401388967)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O planejamento de uma pesquisa dependerá basicamente de três fases:
 
I.              fase decisória: referente à escolha do tema, à definição e à delimitação do problema de pesquisa.
 
II.            fase construtiva: referente à construção de um plano de pesquisa e à execução da pesquisa propriamente dita.
 
III.           fase redacional: referente à coleta dos dados e informações obtidas na fase construtiva.
		
	
	
	
	
	
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	 9a Questão (Ref.: 201401550813)
	
	Quando elaboramos um resumo, produzimos uma ANÁLISE TEMÁTICA do texto lido.  Este é o momento da compreensão do texto, refazendo as ideias do autor. Registre três tipos de pergunta que o leitor deve fazer para realizar uma boa leitura temática.
		
	
Sua Resposta: ok
	
Compare com a sua resposta:
Resposta: Qual o tema?; Qual a perspectiva da abordagem?; Como o assunto foi problematizado?; Como o autor responde ao problema?; Que posição assume?;Que ideia defende?  O que quer demonstrar? Como o autor comprova sua tese?
 
		
	
	 10a Questão (Ref.: 201401530118)
	
	Imagine que você deseje escrever a história de um bairro da cidade em que mora. Você começa o estudo pelo livro de estatísticas locais para ver que tipo de gente mora ali. Decidiu-se por uma pesquisa qualitativa. Explique esse tipo de pesquisa e diga que tipos de técnicas podem ser utilizados.
		
	
Sua Resposta: ok
	
Compare com a sua resposta:
Resposta (sugestão: É um processo de reflexão e análise de realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão do objeto de estudo. Em pesquisa de abordagem qualitativa todos os fatos e fenômenos são significativos e relevantes. Principais técnicas: entrevistas, observações, análises de conteúdo, estudo de caso e estudos etnográficos (descritivo de grupos de pessoas quanto às suas características antropológicas, sociais, políticas, econômicas e educacionais).
		
	
	1a Questão (Ref.: 201402718050)
	
	O pensamento mítico, representou nas sociedades primitivas, a forma de pensar que se configurava hegemônica. A respeito desta forma de pensar é possível afirmar: I ¿ Todas as explicações das questões naturais eram atribuídas aos deuses, pois não havia outra maneira de se conceber a realidade. II ¿ A chuva, os trovões, a peste, a própria gravidez da mulher, era uma dádiva ou um castigo dos deuses pelo comportamento dos homens. III ¿ A aceitação da dominação era algo que o povo questionava e por isso se rebelava contra os mitos.
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Apenas a alternativa III está incorreta
	 2a Questão (Ref.: 201402712817)
	
	Marque a opção que melhor defina o valor do conhecimento para a vida humana:
		
	 
	É o resultado das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402709151)
	
	Considere a seguinte situação: De manhã levanto as 6 horas. Faço uma oração pedindo proteção para o dia. Percebo que estou meio enjoado. Tomo um chá de boldo. Vou para o trabalho e aplico as fórmulas do balanço patrimonial nas rotinas contábeis da minha empresa. No breve relato acima estão listados, respectivamente, quais tipos de conhecimento?
		
	
	
	 
	religioso, senso comum e científico
	
	 4a Questão (Ref.: 201402715922)
	
	Para aquisição de um novo conhecimento,bem como aplicação de procedimentos e técnicas científicas,necessitamos de fazer uso de:
		
	
	
	 
	Metodologia Científica
	
	 5a Questão (Ref.: 201402726503)
	
	O conhecimento popular, também denominado de vulgar, empírico ou senso comum, resulta do modo espontâneo e corrente de conhecer.
PORTANTO
O conhecimento popular é sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teorias) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Nesse sentido, podemos afirmar que:
		
	 
	A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª falsa.
	
	 6a Questão (Ref.: 201402717993)
	
	Considerando que: I - Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. II - Método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência, ou para alcançar determinado fim. E metodologia (do grego methodos + logia) significa o "estudo do método". Podemos afirmar que:
		
	 
	todas as alternativas são verdadeiras
	
	
	1a Questão (Ref.: 201402492121)
	
	São características do conhecimento popular
		
	 
	valorativo, falível, inexato
	
	 2a Questão (Ref.: 201402507530)
	
	 "O que é senso comum? Prefiro não definir. Talvez simplesmente dizer que senso comum é aquilo que não é ciência e isto inclui todas as receitas para o dia-a-dia, bem como os ideais e esperanças que constituem a capa do livro de receitas. E a ciência? Não é uma forma de conhecimento diferente do senso comum. Não é um novo órgão. Apenas uma especialização de certos órgãos e um controle disciplinado do seu uso. Você é capaz de visualizar imagens? Então pense no senso comum como as pessoas comuns. E a ciência? Tome esta pessoa comum e hipertrofie um dos seus órgãos, atrofiando os outros. Olhos enormes, nariz e ouvidos diminutos. A ciência é uma metamorfose do senso comum." Sem ele, ela não pode existir. E essa é a razão por que não existe. A partir da leitura do texto de Rubem Alves, assinale a opção que corretamente define a visão do autor sobre a relação entre senso comum e ciência:
	
	
	 
	O senso comum antecede a ciência e permite a sua existência
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402717799)
	
	"O ministério da saúde adverte: Fumar faz mal à saúde". Você já leu isso em muitos jornais e revistas, já ouviu, com poucas variações, campanhas em rádio e televisão sobre esse mesmo assunto. Sobre que tipo de conhecimento se fundamenta a advertência do Ministério da Saúde?
		
	
	
	
	
	 
	A advertência do ministério da Saúde tem fundamento científico, porque o fumo é um dos causadores de doenças pulmonares e altamente cancerígeno;
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402580540)
	
	Dentre as alternativas abaixo, é correto afirmar que o conhecimento filosófico tem sua concepção
		
	 
	especulativa, porque não oferece soluções definitivas para as questões formuladas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402542609)
	
	Leia a citação e, em seguida, responda ao que se pede.  "O sol é menor do que a Terra. Quem duvidará disso se diariamente, vemos um pequeno círculo avermelhado percorrer o céu, indo de leste a oeste". (CHAUÍ, 2008).
 
Neste exemplo entre senso comum e ciência podemos estabelecer a seguinte relação:
		
	 
	o senso comum, ao contrário da ciência, se detém sobre a realidade sensível, mas não ultrapassa as conclusões elaboradas pela observação.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão