Buscar

Aula 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular
Letícia Fonseca 
Castro
Aula 10
*
Apresentação da aula
Pretendemos aqui refletir e pensar sobre as melhores maneiras de organizar novas aprendizagens e propor aos alunos da EJA atividades que sejam contextualizadas com suas experiências e vivências, bem como com os interesses e necessidades dos educandos. 
*
*
Experiências curriculares
É necessário estabelecer uma relação direta com as especificidades que compõe toda esta modalidade, ou seja, paradigmas que relacionam o saber da experiência e vivências dos alunos e o mundo do trabalho.
*
*
Organização de projetos e atividades 
Conteúdos disciplinares: não fragmentados e diferentes daqueles baseados na programação já estabelecida na modalidade de ensino para crianças e adolescentes.
Organização curricular: Integração e não aglutinação das disciplinas.
Temas transversais e interdisciplinaridade devem ser ponto de partida das propostas curriculares para EJA.
*
*
Sugestão de atividade sequenciada
(Adaptação da sequência publicada pelo Programa Escola que Vale, uma parceira entre Comunidade Educativa CEDAC e Fundação Vale)
Literatura e leitura na EJA: leitura para os filhos ou netos na hora de dormir.
Pretende-se trabalhar com os alunos da EJA a importância do hábito da leitura. Demonstrando que este hábito pode ser desenvolvido a partir de práticas cotidianas como ler histórias para as crianças na hora de dormir. 
*
*
Sugestão de atividade sequenciada
Esta atividade também propõe apontar a relevância da leitura em voz alta para quem lê, como para quem ouve, de forma subjetiva e também compartilhada.
*
*
Condição didática
www.araras.sp.gov.br
*
A realização da leitura pelo professor de narrativas literárias é condição didática necessária para que esta sequência ocorra de maneira adequada. Além disso o professor deve realizar leitura habitual para os alunos, utilizando gêneros diversificados. 
*
Desenvolvimento da sequência didática: Literatura e leitura na EJA 
Reflexão sobre a importância da leitura; 
Apresentação da proposta aos alunos;
Em contato com a leitura (e leitores) em voz alta;
Escolha e preparação dos textos a serem lidos pelos alunos em voz alta;
Leitura e Comentários;
Fechamento e continuidade.
*
*
Trabalhar a linguagem oral com os alunos da EJA
Cobramos muitos textos escritos, mas não consideramos o que costuma ser dito pelos alunos. É natural que haja essa ênfase, uma vez que um dos objetivos centrais do Ensino Fundamental é a alfabetização e aquisição de autonomia na leitura e na escrita. 
Mas...
A oralidade é fundamental e deve ser considerada como tal!
*
*
Saber oral e escrito
É preciso distinguir o aluno que não aprendeu determinado conteúdo daquele que sabe, mas não consegue demonstrar isso por escrito. Esses dois tipos têm necessidades distintas e requerem intervenções diferentes do professor.
Auxiliar esses jovens e adultos a aprenderem a se expressar melhor no trabalho; a não se intimidar em situações mais formais e a adequar sua fala ao meio onde está. 
*
*
Vídeo 
*
Minhas tardes com Margueritte
*
Referências
HADDAD, S. Por uma nova cultura de Educação de Jovens e Adultos, um balanço de experiências de poder local. Novos caminhos em Educação de Jovens e Adultos - EJA. São Paulo: Global, 2007.
MOURA, T. A formação de professores (as) para a Educação de Jovens e Adultos em questão. São Paulo: Edufa, 2007.
*
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular
Letícia Fonseca 
Castro
Atividade 10
*
Reflexão
Após assistir o trailer do filme “Minhas tardes com Margueritte” é possível afirmar que os adultos ditos analfabetos podem ter conhecimentos a respeito da escrita/leitura?
*
*
*
Pelo que vimos em nossa aula e no trailer do filme, pode-se dizer que mesmo não sabendo formalmente a ler e escrever, os adultos tem em sua bagagem muita sabedoria devido suas experiências e vivências, e que isto deve ser considerado e valorizado no momento do processo de ensino e aprendizagem. 
... Afinal “ter memória auditiva é o mesmo que lembrar de tudo que ouve”!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais