Buscar

auditoria contábil01

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308227693)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É prática ética do auditor:
		
	
	realizar auditoria de demonstrações contábeis de companhia aberta, desde que tenha no mínimo o registro no CRC, como contador.
	 
	guardar sigilo das informações que obteve para realização da auditoria das demonstrações contábeis, dando divulgações dessas informações somente nas situações em que a lei ou as normas de auditoria permitam.
	
	auditar empresa na qual sua prima de segundo grau é diretora financeira e administrativa, desde que declare no relatório de auditoria a existência dessa parte relacionada.
	
	aviltar honorários com a justificativa de manutenção do cliente, do quadro de funcionários da firma e da sua estrutura administrativa.
	
	conduzir os trabalhos de auditoria de forma a não repetir os procedimentos aplicados no ano anterior, para contas nas quais não foram encontradas irregularidades, reduzindo assim o número de contas a serem auditadas.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201308215035)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor:
		
	
	Informar os responsáveis pela área para avaliação e verificação do processo, de forma a identificar os responsáveis pelo desvio, que deverão constar dos papéis de trabalho, sendo providenciado os procedimentos legais.
	
	Suspender os trabalhos por tratar-se de ponto de auditoria que limita a conclusão dos trabalhos, impedindo que o auditor externo possa emitir parecer ou opinião.
	 
	Comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
	
	Encerrar os trabalhos, emitindo parecer com abstenção de opinião fundamentada no desvio, incluindo parágrafo no parecer identificando os desvios e o montante estimado.
	
	Relatar em seus papéis de trabalho, informando a administração no encerramento do processo de auditoria e dependendo da relevância do desvio emitir parecer com ressalva ou adverso.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308340739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Existem alguns procedimentos de Auditoria conhecidos como Testes de Controles ou Testes Substantivos: I-Inspeção: envolve o exame de registros ou documentos (exame documental), internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo (inspeção física). II-Confirmação: consiste no exame do processo ou procedimento executado por outros. III-Observação: representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. É correto o que se afirma em:
		
	 
	II e III, apenas.
	 
	I, apenas.
	 
	I, II, e IV apenas.
	 
	Todas estão corretas.
	 
	III, apenas.
	
	 4a Questão (Ref.: 201309029936)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Cesgranrio/BACEN/2009) Um auditor do BACEN, no decorrer dos seus trabalhos, cumpriu o previsto nas Normas Brasileiras de Contabilidade, ao realizar o seguinte procedimento:
		
	 
	Cálculo para aferir a exatidão de rendimentos de aplicações financeiros de longo prazo, confrontando se as receitas auferidas com estas aplicações atendiam ao regime de competência.
	
	Teste de observância para obter evidências quanto à suficiência, à exatidão e à validade dos dados gerados pelos sistema de contabilidade da instituição.
	
	Teste substantivo com o objetivo de verificar existência, efetividade e continuidade dos controles internos da entidade.
	
	Observação visando à obtenção de informações, fora da entidade, perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações da entidade.
	
	Inspeção no intuito de verificar o comportamento de valores significativos mediante índices, quocientes, quantidades absolutas e outros meios.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201308340736)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É uma atividade de avaliação, independente dentro da organização, para a revisão da contabilidade, finanças e outras operações, como base para servir à administração, refere-se à:
		
	 
	Auditoria Contábil
	 
	Auditoria Interna
	 
	Auditoria Operacional
	 
	Auditoria Externa
		
	1a Questão (Ref.: 201308208085)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a organização das equipes de trabalho, é correto afirmar:
		
	
	É o quadro técnico envolvidos na realização do trabalho, assim como qualquer pessoa contratada pela firma de auditoria ou uma firma da rede para executar procedimentos de auditoria no trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por uma firma da rede e os sócios
	
	Não é necessário que exista um responsável pelo trabalho e sua execução e pelo relatório de auditoria ou outros relatórios emitidos em nome da firma, qualquer pessoa que trabalhe na firma de auditoria pode ser esse responsável
	 
	Escolha das pessoas mais qualificadas para a realização do trabalho, com competência e habilidades apropriadas para: executar trabalhos de auditoria de acordo com as normas técnicas, exigências legais e regulatórias aplicáveis e possibilitar a emissão de relatório apropriado nas circunstâncias
	
	A revisão do controle de qualidade do trabalho executado deve ser feito pelo auditor trainee durante a execução das atividades
	
	A equipe de trabalho não precisa incluir pessoa especialista em contabilidade ou auditoria para realizar procedimentos de auditoria para o trabalho
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308208130)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As demonstrações financeiras a serem auditadas, com emissão de parecer, são:
		
	
	Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstrações do Fluxo de Caixa.
	
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstrações do Fluxo de Caixa.
	
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstrações do Fluxo de Caixa e Notas Explicativas.
	
	Balanço Patrimonial, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Notas Explicativas.
	 
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrações do Fluxo de Caixa, Demonstrações do Valor Adicionado e Notas Explicativas.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201308963412)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Dentre as afirmações abaixo uma NÃO é verdadeira. Procure identificá-la.
		
	
	O procedimento de inspeção é bastante usado para as compras.
	 
	O objetivo do auditor é emitir um relatório descrevendo os problemas encontrados durante a auditoria.
	
	As contas da empresa são verificadas pelo procedimento de inspeção da documentação comprobatória.
	 
	O relatório do conselho de administração não faz parte do conjunto das demonstrações financeiras.
	
	As requisições de materiais são documentos internos, por isso são relativamente confiáveis.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201309026999)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No planejamento da auditoria devem ser considerados os aspectos relacionados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
		
	
	Legislação aplicável.
	 
	Localização das unidades regionais.
	
	fatores econômicos.
	
	Práticas operacionais da entidade.
	
	Competência da administração.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201308208535)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O planejamento da Auditoria deve ser realizado de tal maneira que dois aspectos importantes sejam avaliados, para que se determinem anatureza, a extensão e as datas dos testes detalhados ou procedimentos de auditoria para as diversas contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Tais aspectos são:
		
	 
	Controle interno e revisão analítica
	
	Critério de avaliação de estoques e imobilizado
	
	Sistema de processamento de dados da contabilidade e tesouraria
	
	Políticas de aplicações financeiras e empréstimos obtidos
	
	Políticas estratégicas e operacionais
		
	 1a Questão (Ref.: 201308260482)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema de controles internos de uma empresa abrange as áreas contábeis e administrativas ou gerenciais. Um exemplo de controle interno contábil é o (a):
		
	
	análise da lucratividade.
	 
	conciliação bancária.
	
	análise de tempos e movimentos.
	
	controle de qualidade.
	
	treinamento de pessoal.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201308340743)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O procedimento de Auditoria que consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros, incluindo a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos, refere-se à:
		
	 
	Indagação.
	 
	Recalculo
	 
	Reexecução.
	 
	Procedimentos Analíticos.
	 
	Observação.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201308968023)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A obtenção de informações de pessoas ou entidades, para confirmação de transações, conhecidas na atividade de auditoria como "circularização", pode ser de dois tipos, quanto a forma de resposta:
		
	
	Prolixa e redundante
	 
	Positiva e negativa
	
	Aberta e Fechada
	 
	Interna e externa
	
	Simples e Composta
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201308213403)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A empresa Society S/A possui controles internos rígidos com relação à emissão e à autorização de pagamentos por meio de cheques. Exige sempre assinatura de dois procuradores da empresa. O gerente financeiro e o diretor financeiro possuem procurações para exercer essa função. O auditor, ao entrar na sala do gerente financeiro, percebe um talonário de cheques sem preenchimento de valores, assinado pelo diretor financeiro. Indique, nas opções abaixo, o procedimento técnico básico que o auditor está aplicando:
		
	
	revisão
	
	cálculo
	 
	observação
	
	inspeção
	
	investigação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308208539)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o planejamento de auditoria é correto dizer que:
		
	
	É a fase inicial dos trabalhos e deve ser concluída antes que as equipes técnicas iniciem seus trabalhos e não deverá ser modificada.
	 
	Não é uma fase isolada da auditoria, mas sim um processo contínuo e interativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual.
	
	É a fase em que participa, além da equipe de auditoria, toda a área de gestão e governança da entidade, em especial, a área responsável pela elaboração das demonstrações contábeis.
	
	Consiste unicamente em definir as estratégias gerais e o plano de trabalho antes do início de qualquer atividade de avaliação e entendimento do negócio.
	
	Foca nos trabalhos iniciais de coleta de informações a respeito da entidade a ser auditada e não se preocupa com os processos internos da empresa.
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201308792099)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	UNIVAP (Enade 2006 Questão 20) Um auditor externo, em procedimento para confirmação dos passivos tributários e trabalhistas, solicita à empresa auditada que envie carta aos escritórios de advocacia contratados para confirmar a existência de processos, classificando-os de acordo com o risco e a probabilidade de êxito em possíveis, prováveis e remotos. Qual a denominação desse procedimento?
		
	
	Constituição
	
	Certificação.
	
	Conciliação.
	
	Constatação.
	 
	Circularização.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308208138)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a Revisão Analítica, é INCORRETO afirmar:
		
	
	O inter-relacionamento das contas é umas das técnicas utilizadas
	
	Como parte da revisão analítica, além dos procedimentos de auditoria, devem ser realizados cálculos dos índices econômico-financeiros
	
	Em conexão com a revisão do controle interno, ajuda o auditor na determinação da natureza, extensão e data dos procedimentos de auditoria
	 
	Deve ser realizada na visita final e após a realização dos testes nas contas
	
	Auxilia a identificar áreas prioritárias onde o auditor deverá concentrar maior atenção
	
	 3a Questão (Ref.: 201308208544)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção que indica uma ação capaz de eliminar a perda de independência da entidade de auditoria por interesse Financeiro direto.
		
	
	Fazer constar nos relatórios produzidos o tipo de interesse financeiro, a extensão desse interesse.
	
	Comunicar às entidades de supervisão e controle a existência desse interesse e aguardar pronunciamento.
	 
	Alienar o interesse financeiro direto antes de a pessoa física tornar-se membro da equipe de auditoria.
	
	Encerrar o trabalho de auditoria ou transferi-lo a outra entidade.
	
	Alienar o interesse financeiro ou transferi-lo temporariamente até a conclusão dos trabalhos.
	
	 4a Questão (Ref.: 201308708047)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em um sistema de controle interno eficaz, é importante que existam mais controles preventivos do que detectivos. Contudo, os controles detectivos também são muito importantes, pois:
		
	
	Possibilitam a detecção de falhas no mapeamento dos processos.
	
	Detectam falhas no processo antes do seu acontecimento, garantindo o cumprimento dos objetivos.
	
	Corrigem os problemas encontrados nos processos, diminuindo o risco.
	 
	Encontram falhas ou problemas nos processos, possibilitando a correção futura.
	
	Facilitam a implementação do programa de auditoria interna.
	
	 5a Questão (Ref.: 201308708043)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos procedimentos adotados em uma Auditoria Contábil é a circularização. Marque a alternativa que apresenta os grupos de contas sobre os quais são passíveis de aplicação:
		
	
	Ativo Imobilizado e Intangível.
	
	Reservas de Capital e de Lucros.
	
	Estoques e Capital Circulante.
	
	Disponível e Investimentos.
	 
	Fornecedores e Clientes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes