Buscar

PI DOIS PRONTO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
RAFAELA SILVA CESCA
Produção Individual
Curso: 
Sistemas de Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social.
Disciplina: 
Sustentabilidade Organizacional
São Paulo
2017
DESENVOLVIMENTO
Ressalte as ações que você julga mais importantes descritas no relatório, nas dimensões social, ambiental e econômica. 
R: O triple botton line ou o tripé da sustentabilidade reporta-se aos aspectos econômicos, sociais e ambientais que uma gestão organizacional deve acarretar ao meio ambiente. 
A dimensão social considera os aspectos do bem estar humano, realçando que a empresa tem um papel social. No caso da Embraer, a empresa no ano de 2001, criou o Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, com sua principal área de atuação, a educação. Desde esse período, a empresa criou colégios, fundo de bolsas para ex-alunos, programas de voluntariado e políticas de engajamento com stakeholders.
A dimensão ambiental refere-se aos efeitos empresariais sobre o meio ambiente, na forma de utilização dos recursos naturais e a inclusão da gestão ambiental da empresa. 
Mediante a isso, a Embraer utiliza tecnologias avançadas nos motores, asas e aviônicos que permitem reduzir o consumo de combustíveis. A empresa também conta com pesquisas para uso de biocombustíveis nas aeronaves e de desenvolvimento de materiais sustentáveis. 
A dimensão econômica junta economia formal e as atividades informais. Sendo o resultado econômico positivo de uma empresa, se sobrevindo ao lucro a qualquer custo, preponderando à harmonia com os fatores sociais e ambientais. 
Para a Embraer, a gestão sustentável otimiza o uso de recursos naturais e o impacto sobre o meio ambiente, promovendo boas práticas sociais e contribuindo para a rentabilidade econômico-financeira da empresa.
Critique positivamente e/ou negativamente as ações (relacionadas ao TBL) que a empresa declara realizar no seu relatório oficial de sustentabilidade. 
R: Pelas informações contidas no relatório da empresa, a Embraer se destaca positivamente, buscando engajar em novas tecnologias de maneiras sustentáveis, pensando no lucro, mas também no meio ambiente e na ética. Seu investimento na parte de responsabilidade social tem ajudado ações e projetos voltados a transformar a sociedade pela educação. Aplicando programas socioambientais, por exemplo.
A mesma é integrante nas iniciativas de Pacto Global (ONU), o Programa Brasileiro do GHG Protocol , do qual a Embraer é um dos fundadores, o Carbon Disclosure Project (CDP), o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e o Dow Jones Sustainability Indexes. Sendo umas das únicas empresas nacionais a fazer parte do indicador Dow Jones.
Comente sobre o uso do relatório de sustentabilidade pela empresa escolhida (intenções, público alvo, etc...)
R: A publicação do relatório de sustentabilidade da empresa visa divulgar os bons resultados que a mesma teve durante o ano. Podendo também, amenizar críticas ou erros cometidos. A Embraer em seu relatório anual demonstrou seu crescimento econômico e principalmente seus novos investimentos sustentáveis e como ela vem se destacando nacional e internacionalmente no ramo de aviação. Vale ressaltar que a elaboração de um relatório ajuda na administração de negócios
REFERÊNCIAS
ALENCASTRO, M. S. C. Empresas, Ambiente e Sociedade, Introdução à gestão socioambiental corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2012.
EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE. The Triple Botton Line. Disponível em < http://blog.pucsp.br/educasustentabilidade/2011/08/06/the-triple-bottom-line/>. Acesso em 14 mai. 2017.
EMBRAER – Embraer Empresa Brasileira de Aeronáutica. Relatório Anual 2015. São Paulo, 2015.

Outros materiais