Buscar

PI PRONTO

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
RAFAELA SILVA CESCA
Produção Individual
Curso: 
Sistemas de Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social.
Disciplina: 
Gestão Organizacional
São Paulo
2017
DESENVOLVIMENTO
Com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas, responda:
Com base nas informações do texto e em sua interpretação crítica, cite e justifique as três razões pelas quais o Magazine Luiza buscou adotar a tecnologia em suas operações de vendas. 
R: Uma dos motivos do uso de novas tecnologias é o aumento de vendas. Trazer esse tipo de inovação atrai a curiosidade do consumidor, seja ele jovem ou idoso, acarretando o mesmo à compra. Essa praticidade na admissão da tecnologia dentro da empresa faz com que o consumidor não precise sair de casa para efetuar sua compra, como citado por Frederico Trajano a tecnologia cria oportunidades de venda em lugares inesperados, fazendo com que pessoas de classe A e B que antes não compravam agora compram via comercio eletrônico.
Outro motivo é o fato da tecnologia trazer mais organização, eficiência e produtividade. A aplicação do sistema pode trazer menores custos de estoque, como também da otimização da logística e da infraestrutura de rede. 
A terceira razão é o aumento da competitividade. Quando a empresa usa novas tecnologias adequadamente, ela se torna mais competitiva no mercado. Trajano garante que o Magazine Luiza faz algo que pouquíssimas varejistas conseguem na internet que é ter a última linha do balanço positiva. Embora não revele detalhes de sua tática, ele afirma que a operação é lucrativa desde o seu primeiro dia. Isso porque a companhia, segundo ele, não entra na guerra de preços promovida pela concorrência. 
De acordo com Albuquerque (2002), podemos visualizar as estratégias em gestão de pessoas em dois modelos: controle e comprometimento. Qual destas estratégias está mais próxima daquela utilizada na gestão do time Luiza Labs? Justifique.
R: Conforme analisado no texto, o modelo de estratégia mais próximo utilizado na gestão do Luiza Labs é o de comprometimento. O time é criativo e gosta de aprender uns com os outros, possuem espírito empreendedor forte e procuram propósito nas coisas que fazem. A gestão Luiza Labs possui um nível alto de educação e formação, um trabalho enriquecido e intensivo em tecnologia. Têm confiança mútua e não gostam de burocracia e nem de estruturas hierárquicas muito rígidas. O que condiz com as características citadas por Albuquerque sobre os componentes de estratégia de comprometimento.
A partir da classificação de Goleman (2010) a respeito dos estilos de liderança, com qual(is) deles Frederico Trajano parece mais se identificar? Justifique
R: Ao estudar os estilos de liderança classificados por Goleman e compará-los com os textos sobre Frederico Trajano detectou-se a semelhança entre os estilos visionário, democrático e conselheiro.
Em um exemplo citado à revista Revolução Digital, ao ser questionado sobre como motivar a equipe a sempre ter ideias inovadoras e manter um bom desempenho sendo um líder com apenas 24 anos, o CEO afirma que o importante é passar verdade, assim às pessoas estarão com você, vão se adaptar ao seu estilo, e as que não gostarem vão sair. Temos um bom ambiente de trabalho, com respeito e ética. 
Tal declaração comprova o estilo autoconfiante, comunicativo, responsável e empático de Trajano. Na mesma entrevista, também se consegue avaliar que seu Modus Operanti mobiliza todos a uma visão, conseguindo o consenso por meio da participação os preparando para o futuro. 
REFERÊNCIAS
ALBUQUERQUE, L. G. “A gestão estratégica de gestão de pessoas”. In M. T. L. Fleury (Org.). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.
CAMMINO. As Vantagens de Adotar Novas Tecnologias na Empresa. Disponível em: <http://www.cammino.com.br/as-vantagens-de-adotar-novas-tecnologias-na-empresa/>. Acesso em: 11/04/2017.
FERREIRA, G. Frederico Trajano, do Magazine Luiza, Fala Dos Seus Planos. Exame.com, Carreiras, 02 jul. 2015. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/carreira/frederico-trajano-do-magazine-luiza-fala-dos-seus-planos/> Acesso em: 11/04/2017.
GOLEMAN, D. Liderança que traz resultados. Harvard Business Review Brasil, Artigo nº R 1010J-P, Outubro/2010.
JANKAVSKI, A. A Revolução Digital do Magazine Luiza. Istoé, Negócios, 30 ago.2016. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20160830/revolucao-digital-magazine-luiza/408479> Acesso em: 10/04/2017.
RICCIARDI, A. Como Frederico Trajano está mudando os rumos do Magazine Luiza. Forbes, Negócios, 15 jul. 2016. Disponível em: <http://www.forbes.com.br/negocios/2016/07/como-frederico-trajano-esta-mudando-os-rumos-do-magazine-luiza/> Acesso em: 10/04/2017.
SANTOS, A. L. Revolução digital em uma empresa de meio século. GVEXECUTIVO, v. 15, n. 1, Jan/Jun, 2016.

Continue navegando