Buscar

APOL 1 Negócios Eletrônicos e Marketing Aplicado a Logística NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 1 Negócios Eletrônicos e Marketing Aplicado a Logística - NOTA 100
Questão 1/5 - Marketing Aplicado a Logística
Philip Kotler é uma das maiores autoridades mundiais em marketing, faz palestras em todas as partes do mundo e estão inseridas em seu currículo consultorias a inúmeras empresas. Em 2008, foi listado como a 6° pessoa mais influente no mundo dos negócios pelo Wall Street Journal, publicado em Nova Iorque, sendo autor de diversos livros e artigos sobre o tema, bem como o recebimento de prêmios por sua atuação prática e como professor de marketing. Em 2008, Kotler realizou uma palestra no Fórum de Marketing na cidade de Curitiba – Paraná, intitulada As Novas Tendências do Marketing, com dois questionamentos básicos.
A partir dos materiais disponibilizados para estudo, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta com relação aos dois questionamentos feitos por Kotler no Fórum realizado em Curitiba.
 I) Suas empresas conseguirão defender o mercado que detém diante da invasão cada vez maior de marcas globais estrangeiras? 
 II) Suas empresas investem parte do faturamento em campanhas de marketing?
 III) Suas empresas avaliam o retorno das campanhas de marketing?
 IV) Suas empresas conseguirão desenvolver fortes marcas regionais ou mundiais? 
 V) Suas empresas estabelecem estratégias de marketing conforme os seus concorrentes?
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	C
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	E
	Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
Questão 2/5 - Negócios Eletrônicos
Os números comprovam aquilo que muitas pessoas, inclusive, os empreendedores digitais já sabem, as vendas pela internet crescem a cada ano. Isso se deve a inúmeros fatores, como o crescimento de brasileiros que possuem acesso à internet, o que se deu, em grande parte, pelo aumento nas vendas de smartphones nos últimos anos. Isso não quer dizer apenas que mais pessoas estão se conectando como também comprando mais e, muitas delas, pelos seus dispositivos móveis. Essa nova realidade mostra que os empresários com lojas virtuais mais do que nunca devem se preocupar em investir em um e-commerce responsivo ou mesmo em uma loja móbile. Dados apontam ainda que metade da população já possui acesso à internet e que o número de pessoas com smartphone já ultrapassa os 35% da população. Além disso, o percentual de consumidores virtuais ativos na internet já chegou a 20% da população. O site e-bit, famoso por ajudar os consumidores a conhecerem a reputação do comércio eletrônico, todos os anos publica os seus levantamentos sobre o e-commerce do país. Turban, Rainer Junior e Potter (2003) apontam alguns benefícios decorrentes da utilização da modalidade de comércio eletrônico, tanto para as organizações, os clientes e a sociedade.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta no que se referem aos benefícios para a SOCIEDADE.
 I) Aumenta a variedade de produtos e serviços aos consumidores, o que seria difícil no comércio tradicional.
 II)Reduz os custos de telecomunicações porque as transações realizadas pela internet tem um custo bem menor se comparado ao das rede de valor agregado.
 III) Permite as pequenas empresas concorrer com as grandes.
 IV) Possibilita aos indivíduos trabalhar em casa e deslocar-se menos, reduzindo, assim, o transito rodoviário e a poluição atmosférica.
 V) Permite que as pessoas usufruam de produtos e serviços não disponíveis no comercio tradicional, incluindo oportunidades de aprender profissões e obter diplomas universitários.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas.
	
	C
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as afirmativas I, II, e V estão corretas.
	
	E
	Somente as afirmativas IV e V estão corretas. 
Questão 3/5 - Negócios Eletrônicos
A internet é um dos mais importantes canais de negócios do século XXI. Desde o seu surgimento, ela vem revolucionando a vida das pessoas e influenciando as instituições de todos os tipos. O acelerado desenvolvimento das tecnologias e das ferramentas que envolvem a internet propiciou o surgimento dos negócios eletrônicos, que estão sendo adotados pelas empresas como estratégia para obter vantagem competitiva, oferecer valor agregado aos clientes ou criar novos modelos de negócios. Estudos realizados sobre o desenvolvimento econômico mundial apontam que a evolução das economias e das sociedades ocorre com base no seguinte mecanismo:
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que corresponde ao mecanismo de desenvolvimento econômico que impulsiona a evolução das economias e das sociedades.
	
	A
	Mudanças radicais impulsionam crescimento e desenvolvimento.
	
	B
	Novos conhecimentos levam ao desenvolvimento de novas tecnologias.
	
	C
	A aplicação de investimentos em educação transforma uma sociedade.
	
	D
	O investimento em tecnologia e desenvolvimento impulsiona o crescimento e o desenvolvimento.
	
	E
	Investimentos nas áreas de infraestrutura são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de uma nação.
Questão 4/5 - Marketing Aplicado a Logística
Andrade (2012) destaca que as empresas focadas em seu ecossistema social, são as que conseguem um resultado mais efetivo, pois a palavra ecossistema nesse caso adota o mesmo sentido que o real e original dela, ou seja, ecossistema nada mais é que o conjunto de variáveis que tornam o local habitável para determinadas espécies, sendo essas variáveis o solo, o clima, a flora e a fauna de determinado local, assim como a sua inter-relação entre essas variáveis. O autor relaciona o sentido original de ecossistema (habitat das espécies) com o ambiente do Marketing, no sentido que as empresas determinem quais são as variáveis propostas, conseguindo assim melhor perceber seu mercado e potenciais mercados em ascensão.
De acordo com os conteúdos disponibilizados para estudo, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que corresponde às variáveis propostas determinadas pelo autor.
	
	A
	Segmentação do produto, Público alvo, Custos administrativos e Concorrentes.
	
	B
	Custos operacionais, Custos administrativos, Qualidade do produto e Preço de venda.
	
	C
	Clientes potenciais, Canais de distribuição, Qualidade e Público alvo.
	
	D
	Público alvo, Segmentação de mercado, Custos e Preço de venda.
	
	E
	Público alvo, Segmentação do produto, Qualidade desejada e Preço esperado.
Questão 5/5 - Negócios Eletrônicos
Os autores Tapscott, Ticoll e Lowy (2001), chamam as transações comerciais pela internet de business web e definem a atividade como um sistema distinto de fornecedores, distribuidores, provedores de serviços comerciais, provedores de infraestrutura e clientes que usam a internet para suas principais comunicações e transações de negócios. Para eles, as b-webs compõem a nova plataforma para a concorrência no século XXI e atualmente são os únicos meios de acessar e aumentar o chamado capital digital, a principal veia das redes digitais. De acordo com o modelo proposto pelos autores, as b-webs se originam de negócios, possuem líderes identificáveis e oferecem desafios e oportunidades para todos os negócios. O capital digital por sua vez, resulta da interação em rede de três tipos de ativos do conhecimento.
De acordo com os conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale aquela que se refere aos três tipos ativos do conhecimento. 
	
	A
	Capital humano, capital cliente e capital estrutural.
	
	B
	Capital humano, capital fornecedor e capital estrutural.C
	Capital fornecedor, capital cliente e capital humano.
	
	D
	Capital estrutural, capital financeiro e departamento de qualidade.
	
	E
	Capital humano, capital financeiro e cliente final.

Outros materiais