Buscar

TRABALHO MERCADO FINANCEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MERCADO FINANCEIRO
Questões:
Quais são as atribuições da Bacen?
O Banco Central do Brasil foi criado pela Lei 4.595, de 31.12.1964. É uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda, que tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda, por meio do controle da inflação, e um sistema financeiro sólido e eficiente.
Entre as principais atribuições do Banco Central, destacam-se a condução das políticas monetária, cambial, de crédito e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão das instituições que integram o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a administração do sistema de pagamentos e do meio circulante (o dinheiro que circula na economia do país).
Uma das atribuições mais importantes do Banco Central, na condução da política monetária, é controlar a inflação anual no Brasil, para que ela fique dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), as chamadas metas de inflação.
O Banco Central do Brasil atua também como Secretaria-Executiva do CMN e torna públicas as Resoluções daquele Conselho, que são regras básicas de funcionamento da economia brasileira e do SFN.
O relacionamento financeiro do Banco Central é unicamente com as instituições financeiras. É importante notar que o Banco Central não é um banco comercial e, assim, não abre contas de depósito ou de poupança e nem oferece empréstimos ou financiamentos, operações  que são realizadas pelas instituições financeiras com empresas ou pessoas físicas, que são seus correntistas ou clientes.
O Banco Central é também o responsável pela fiscalização de diversos tipos de instituições financeiras: bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, caixas econômicas, cooperativas de crédito, sociedades de crédito, financiamento e investimento, sociedades corretoras de câmbio, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários, sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários e administradoras de consórcio.
Quais são as atribuições da comissão de valores monetários?
As atribuições da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), assim como as de qualquer outra entidade autárquica, são determinadas por lei. A leitura atenta da Lei 6.385, de 07 de dezembro de 1976, com as alterações posteriores, que criou a CVM, permite uma compreensão clara da importância de seu papel na criação de um mercado com o porte e a sofisticação do que hoje se tem no Brasil.
As responsabilidades que lhe foram atribuídas, comparadas com o quadro institucional anterior à sua criação, permitem que se avalie o desafio que lhe foi proposto.
Nos termos da legislação, o exercício das atribuições da CVM tem como objetivo:
Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;
Promover a expansão e o funcionamento eficiente e regular do mercado de ações e estimular as aplicações permanentes em ações do capital social de companhias abertas sob controle de capitais privados nacionais;
Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados de bolsa e de balcão;
Proteger os titulares de valores mobiliários e os investidores do mercado contra: emissões irregulares de valores mobiliários; atos ilegais de administradores e acionistas das companhias abertas, ou de administradores de carteira de valores mobiliários; o uso de informação relevante não divulgada no mercado de valores mobiliários.
Evitar ou coibir modalidades de fraude ou manipulação destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço dos valores mobiliários negociados no mercado; assegurar o acesso do público a informações sobre os valores mobiliários negociados e as companhias que os tenham emitido; assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários; e assegurar a observância no mercado, das condições de utilização de crédito fixadas pelo Conselho Monetário Nacional.
Aponte duas aplicações financeiras explicando suas principais características.
Tesouro Direto:
O Tesouro Direto é um programa criado pelo Governo Federal para a compra e venda de títulos públicos para pessoas físicas. É como que se você emprestasse dinheiro para o governo e em troca recebesse juros por esse empréstimo. Os títulos são ativos de renda fixa segura e de baixo risco, sendo uma boa opção de investimento com rentabilidade, segurança e comodidade.
Essa forma de investimento é tão acessível quanto a poupança e indicado para qualquer pessoa.
Existem dois tipos de títulos públicos: os prefixados e os pós-fixados. No caso dos títulos prefixados você sabe exatamente o valor que irá receber se ficar com o título até a data de seu vencimento. Já os títulos pós-fixados possuem seu valor corrigido por um indexador. Assim, a rentabilidade da aplicação flutua de acordo com um determinado índice (que pode variar de acordo com o título) e da taxa contratada no momento da compra.
Poupança:
 A caderneta de poupança é um dos investimentos mais tradicionais (se não for o maior), por conta da segurança que ele garante. Mas como já dissemos algumas vezes, em se tratando de investimentos, segurança é sinônimo de baixa rentabilidade. Quanto maior o risco, menos seguro o investimento e (provavelmente) mais rentável.
Além da segurança, a poupança tem outra característica que pode ser considerada uma vantagem. A rentabilidade da poupança é definida pelo Banco Central. Sendo assim, todos os bancos são obrigados a praticar a mesma correção para esse investimento. Independente do banco que você seja cliente, a rentabilidade será a mesma.
Explique a relação entre juros, investimentos e aplicação financeira.
A taxa de juros afeta diretamente o nível de investimento privado no país. Quando a taxa de juros está alta, o nível de investimento cai, pois ganha-se mais no mercado financeiro do que no investimento em produção. Quando a taxa de juros cai, a relação se inverte: se ganha mais dinheiro com a produção do que no mercado financeiro.

Outros materiais