Buscar

Conceitos de Organização, Sistema e Método

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulado
Questão 1/5
A organização, os sistemas e os métodos (OSM) existem  para evitar que as organizações tenha ordem e hierarquia, entre outras atribuições. Pede-se que se defina organização e explique a importância de seu estudos. Cite no mínimo duas funções de um administrador.
r. O aluno deve deixar claro que de acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 18), que a organização pode ser definida como a forma pela qual os recursos e as atividades da empresa são ordenados e agrupados para que os objetivos empresariais sejam alcançados, a organização é uma das quatro funções. Conhecer a melhor forma de organizar a estrutura, os procedimentos e departamentos de um empreendimento é o melhor caminho para aproveitar ao máximo os recursos de uma organização e fazê-la com que atinja seus objetivos. As funções básicas que o aluno deve citar devem ser, além da organização: planejamento, decisão (implementação) e controle.
Questão 2/5
Um sistema dentro de uma empresa é constituído por entradas, processo, saídas e o feedback. Mick é supervisor de uma empresa moveleira que produz cadeiras e mesas e está preparando um material sobre a empresa e precisa identificar as fases do sistema se sua empresa. Sendo assim pontuou os seguintes itens:
 
Madeira;
Emails de resposta dos clientes sobre as cadeiras e mesas adquiridas;
Parafusos;
Cadeiras;
Pintura dos móveis.
Mesas;
Tinta e verniz;
Montagem dos móveis;
Corte da madeira;
R. O aluno deve deixar claro que de acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 30-32) que as entradas de um sistema são os insumos produtivos (no caso madeira, parafusos, tinta e verniz); o processamento é onde ocorre a conversão dos elementos de entrada em elementos de saída (pintura dos móveis, corte da madeira, montagem dos móveis); a saída corresponde ao produto final do processo de transformação ( no caso as cadeiras e as mesas), e o feedback é uma resposta do cliente final sobre o produto (no caso os emails de resposta dos clientes sobre as cadeiras e mesas adquiridas).
Questão 3/5
Para compor um sistema, não é apenas necessário que haja mais de um elemento, mas também que eles interajam, coordenando-se e unindo-se para desempenharem seu papel no ambiente em que estão inseridos. Sobre os sistemas, cite as quatro partes estruturantes de um sistema.
r. O aluno deve deixar claro que de acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 30-31) um sistema é composto por entradas (input), processamento/transformação, saída (output), e retroalimentação (feedback).
Questão 4/5
Com a mudança da abordagem clássica para a abordagem sistêmica, as organizações deixam de ser consideradas sistemas fechados, para serem entendidas como sistemas abertos. Sobre a abordagem clássica, surgem termos como homem econômico e reducionismo, já sobre a abordagem sistêmica, termos como homem funcional e expansionismo. Pede-se que se defina os seguintes termos: homem econômico; reducionismo; homem funcional; e expansionismo, de acordo com os estudos de Organização, Sistema e Método.
r. O aluno deve deixar claro que de acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 47-49) o homem econômico parte do princípio de que as pessoas pode ser e são motivadas por meio de remunerações e benefícios financeiros. O reducionismo propõe que as coisas devem ser decompostas ou reduzidas em elementos fundamentais, em partes menores, para assim receber o foco de análise. Já o homem funcional pode ser entendido como um ser complexo, com racionalidade limitada e comportamento imprevisível. E o expansionismo admite que todo fenômeno faz parte de um todo maior a ser considerado sob uma visão mais ampla (análise do todo).
Questão 5/5
Gabriel estava estudando sobre a empresa Alfa, que atua no mercado de serviços de armazenamento de dados digitais. Ela conta com 8 funcionários no total e tem uma receita operacional bruta anual de 500 milhões de Reais. Apresentando sobre a Alfa para os colegas de faculdade, Marcos falou que a empresa Alfa é considerada uma microempresa em relação ao número de empregados. Já Alex, acha que a empresa é classificada como grande, pois tem a receita operacional bruta anual de mais de 300 milhões. Quem está certo? Justifique.
r. O aluno deve deixar claro que de acordo com Andreoli e Rossini (2015, p. 86-87) a classificação sobre o porte da empresa se dá tanto pelo números de empregados e pela receita operacional bruta anual. Nesse caso, tanto Alex quanto Marcos estão corretos em suas classificações acerca a empresa Alfa.

Outros materiais