Buscar

DATA BASE MARKETING AULA 2 – POR QUE APRENDER SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 03102017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DATA BASE MARKETING
AULA 2 – POR QUE APRENDER SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 03/10/2017
Introdução
Iniciamos esta aula discutindo os conceitos de Sistemas de Informação apresentando seus componentes. A seguir abordaremos a importância dos Sistemas de Informação para as empresas. 
Também vamos compreender o Sistema de Informação de Marketing identificar os dois principais ambientes de informação existentes nas empresas, distinguindo seus objetivos e características de funcionamento.
O que é um Sistema de Informação Baseado em Computador (SIBC)?
Um sistema de informação computadorizado utiliza pessoas, hardware, software, redes de telecomunicações, técnicas de administração de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informação (TI) para transformar recursos de dados em produtos de informação. Estes produtos oferecem informações para a tomada de decisão feita pelos executivos empresariais. 
 A figura ilustra um modelo de sistema de informação que expressa uma estrutura conceitual dos principais componentes e atividades dos Sistemas de Informação:
 
Modelo de Sistema de Informação
O modelo de sistema de informação apresenta as relações entre os componentes e atividades de um Sistema de Informação, onde podemos destacar quatro conceitos principais que podem ser aplicados a todos os tipos de Sistemas de Informação:
Pessoas, hardware, software, dados e redes são os cinco recursos básicos dos Sistemas de Informação;
Os recursos humanos incluem os usuários finais e especialistas em SI; os recursos de hardware consistem em máquinas e mídia; os recursos de software incluem programas e procedimentos; os recursos de rede consistem em mídia e apoio às comunicações e os recursos de dados podem incluir bancos de dados e bases de conhecimento;
Os recursos de dados são transformados por atividades de processamento de informação em uma diversidade de produtos de informação para os usuários finais;
O processamento de informação consiste em atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle.
Por que aprender sobre os Sistemas de Informação é importante?
Entender a administração e o uso responsável e eficaz dos sistemas de informação é fundamental para gerentes e outros trabalhadores do conhecimento na sociedade de informação global de hoje.
Sistemas e Tecnologias da Informação se tornaram um componente vital para o sucesso de empresas e organizações uma vez que desempenham papel vital no sucesso de um empreendimento. Por exemplo, a Internet e as redes internas de tipo similar, ou intranets, e as redes interorganizacionais externas, as chamadas extranets, podem fornecer a infra-estrutura de informação que uma empresa necessita para:
Por que utilizar Sistemas de Informação?
Uma das principais características da sociedade moderna é a dinâmica das transformações e a globalização dos mercados. A globalização tem forçado as organizações a se preocuparem com a competitividade e, como conseqüência do avanço da tecnologia e da economia globalizada, as empresas têm seus custos, margens e preços afetados diretamente pelo aumento da competitividade. Para sobreviver diante das adversidades que se apresentam é preciso que a empresa conheça seu ambiente e atue com eficácia diante da concorrência.
Mercado dinâmico             Necessidade de agilidade de respostas
O maior objetivo de um Sistema de Informação é permitir que, a partir do melhor uso dos dados, utilizando cenários e filtros apropriados, seja possível definir as informações que representem maior relevância no processo organizacional. 
Os Sistemas de Informação podem: 
Melhorar o fluxo de informações na organização.
Integrar todos os departamentos da mesma.
Permitir uma melhor aquisição dos dados internos e externos.
Permitir também o melhor uso desses dados.
ATENÇÃO!
Neste cenário é importante destacar que estas respostas ágeis devem estar fundamentas em dados de qualidade.
Tipos de Sistema de Informação
Os Sistemas de Informação desempenham papéis administrativos e operacionais importantes em empresas e outras organizações. Portanto, vários tipos de sistemas de informação podem ser classificados conceitualmente como:
Sistemas de Apoio às Operações: 
Num primeiro momento, os sistemas automatizaram os processos rotineiros, auxiliando não só na redução de custos como também em um melhor controle e eficiência das operações de rotina.
Os Sistemas de Apoio às Operações provêm informações de cunho operacional, auxiliando no melhor controle das operações, estando intimamente ligado ao dia a dia das empresas 
O papel dos sistemas de apoio às operações de uma empresa é: 
Processar transações de modo eficiente 
Controlar processos industriais 
Apoiar comunicações e colaboração 
Atualizar bancos de dados da empresa 
Respondem a questões do tipo: 
Quantas peças há em um determinado armazém?
Sistemas de Apoio Gerencial
A partir do momento que a operação funcionava de forma automatizada, os gestores perceberam que podiam expandir os sistemas para gerar informação mais complexa que pudesse apoiá-los nas decisões do dia a dia.
Então, os Sistemas de Apoio Gerencial se concentram em fornecer informação e apoio para a tomada de decisão eficaz pelos gerentes. 
Respondem a questões do tipo: 
Como está a evolução das vendas? 
Qual o resultado operacional deste mês em comparação com o mesmo mês do ano anterior? 
Sistemas Estratégicos
Não tardou muito para que o nível estratégico da empresa vislumbrasse que os sistemas podiam proporcionar um diferencial competitivo em relação à concorrência.
Os Sistemas Estratégicos visam a atender à demanda da direção das empresas (diretores, vice-presidentes e presidentes), ajudando a traçar as diretrizes estratégicas da organização, auxiliando no planejamento a longo prazo e a ajustar a estrutura atual da empresa em resposta às mudanças que ocorrem em seu ambiente.  
Respondem a questões do tipo: 
Qual será o nível de emprego dentro de 3 anos? 
Que produtos deveremos produzir nos próximos 5 anos? 
Sistema de informação de marketing
O ambiente de marketing está mudando a um ritmo cada vez mais acelerado e, portanto, a necessidade de informações de mercado em tempo real é cada vez mais condição primordial para que marketing possa exercer suas atividades.
Para que isto seja possível é necessário o acesso a informações precisas de modo rápido, flexível e no tempo certo. Muitos profissionais de Marketing reclamam por não conseguirem acessar as informações que são relevantes para suas atividades, por desconhecimento de onde se encontram ou pelo excesso de informações disponíveis na organização.
O Sistema de Informação de Marketing é um conjunto de procedimentos e métodos que visam, numa base contínua e organizada, gerar, analisar, disseminar e armazenar informações para as decisões de marketing. Possui processos metódicos de coleta de dados para que as informações sejam confiáveis e precisas.
Ao implantar um Sistema de Informação de Marketing de modo a atender às necessidades específicas do negócio, as atividades de Marketing passam a ser realizadas com o uso de informações precisas, de fácil acesso e manuseio, para a análise e tomadas de decisões estratégicas.
“Constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing.” (KOTLER)
Ambientes de aplicações nas organizações
As características e tipos de processamento que suportam os diversos sistemas de informação utilizados em uma organização são diferentes, de acordo com os objetivos destes sistemas: apoiar as operações do negócio ou suportar as atividades de tomada decisão.
Para atender às necessidades específicas de cada tipo de processamento de seus sistemas de informação as empresas os separam em dois ambientes distintos: o de apoio às operações e o de apoio às análises para tomada de decisão.
Leia o texto “Classificação dos ambientes de aplicações nas organizações”.Sugestão de leitura: 
Capítulo 1 do livro Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet, de James A. O’Brien – Editora Saraiva.

Outros materiais