Buscar

LEUCEMIA AGUDA

Prévia do material em texto

Questão 1 - Como você explicaria os seguintes sinais encontrados neste paciente: palidez, sangramento nasal e gengival, hepatoesplenomegalia e dores articulares.
Sangramento nasal e gengival é comum, está relacionado à redução no numero de plaquetas, quando atinge valor inferior a 20.000/uL. Na leucemia a ocorrência concomitante de trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue) coagulação intravascular disseminada (quadro emergencial de extrema gravidade: sangramento difuso resultante do consumo e consequente redução dos fatores da coagulação e plaquetas) e fibrinólise ( dissolve a fibrina e desfaz o coagulo), agravam os distúrbios hemorrágicos (PEREIRA, 2001). Esses distúrbios hemorrágicos são mais freques na leucemia pró-mielocítica (VASSALLO, 2013). As hemorragias, assim como a palidez, são sintomas e sinais que demonstram a infiltração da medula óssea por células leucêmicas e a consequente redução e progenitores hematopoiéticos normais (PEREIRA, 2001).
A hepatomegalia ou a esplenomegalia estão presentes em mais de 50% dos casos. E correm devido à infiltração e metaplasia mielóides (VASSALLO,2013). As dores articulares são manifestações iniciais frequentes da doença. Podem resultar da expansão da medula óssea ou hemorragia subperióstica. (PEREIRA, 2001).
Questão 2 - O vazamento de combustível do posto pode ter sido a causa da leucemiade A.J.R.? Por quê?
Sim, estudos evidenciam que pessoas expostas a produtos derivados do petróleo tiveram uma probabilidade maior de desenvolver a doença. A exposição ao benzeno, encontrado em produtos derivados do petróleo, pode causar intoxicação aguda e crônica. Além disso, ele é um agente mielotóxico regular, leucemogênico e cancerígeno até mesmo em doses inferiores a 1ppm (BRASIL, 2006).
PEREIRA, Waldir Veiga. LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. In: ZAGO, Marco Antônio; FALCÃO, Roberto Passeto; PASQUINI, Ricardo HEMATOLOGIA – Fundamentos e Prática. Ribeirão Preto e Curitiba, 2001. Cap. 44, p. 459-476
MINISTÉRIO DA SAUDE. Câncer relacionado ao trabalho. <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_cancer.pdf>. Acesso em: 24 de Abril de 2014.
VASSALHO, José. LEUCEMIAS. <http://anatpat.unicamp.br/taleucemias.html>. Acesso em: 24 de Abril de 2014.
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: 
Sibilos: É indicado pelo paciente como “ronqueira, chiado, chieira ou piado” (originárias das vias aéreas superiores), “peito-cheio” (relacionado geralmente à tosse produtiva). Pode ser comprovada por ausculta pulmonar como um ruído adventício contínuo e musical, diferentemente das crepitações, que são ruídos descontínuos. 
Surgem após processos obstrutivos brônquicos, sejam intrínsecos (carcinoma brônquico, corpos estranhos, enfermidades que levam à instalação de secreção-inflamação-edema, como na asma), sejam compressivos extrínsecos (adenomegalias, tumores etc.).
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de atenção básica- doenças respiratórias crônicas. <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_respiratorias_cronicas.pdf>. Acesso em: 01 de Maio de 2014.

Continue navegando