Buscar

O filme “Um sonho de liberdade”

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme “Um sonho de liberdade”
Quais os crimes que ocorrem no filme?
Homicídio e corrupção.
Qual o papel do sistema punitivo, quem o representa e como eles agem?
A trama desde o inicio busca questionar o sistema prisional e o seu “modus operandi”. Ou seja, de que forma aquele sistema prisional vê os presos e como se busca a restauração dos delinqüentes. 
Não há qualquer compromisso com uma justiça restaurativa que busca reestruturar o delinquente, permitindo não apenas o seu retorno à vida em sociedade, mas também a si mesmo, de modo que possa se sentir como parte do todo e perceba que é importante para o corpo social. Esse modelo pode ser visto como utópico e, portanto, impossível de ser concretizado. Todavia, admitindo essa ideia, passamos a entender que o delinquente não é passível de ser recuperado e, assim, não há importância em qual modelo prisional ele cumpra pena, já que o fim será sempre o mesmo, qual seja, a sua não recuperação.
Ou seja, há um total descompromisso com a restauração dos presos e, assim, a frase proferida pelo diretor Norton ao ser indagado por Andy sobre a possibilidade de o Estado repassar verbas para o investimento na Biblioteca da prisão faz todo sentido.
“Para eles só existem três coisas a se investir em uma prisão: mais muros, mais grades e mais guardas.”
Dessa maneira, a liberdade vai sendo tolhida, até que seja esquecida e não somente pelo óbvio dos indivíduos estarem cumprindo pena, mas, acima de tudo, pela institucionalização que sofrem. A violência física deliberada a que são cometidos os domestica e a violência psicológica os despersonaliza, uma vez que, quando todos são tratados com um “pedaço de merda”.
3. Os métodos utilizados na prisão são adequados para a idéia de ressocialização?
Não, pois já inicialmente, percebemos a maneira que os presidiários são submetidos ao ridículo perante os demais e a violência que sofrem caso “perturbem” a ordem posta naquele local. Esses dois elementos são utilizados como forma de despersonalização e domesticação dos presidiários, a fim de que se acostumem com a prisão e se tornem institucionalizados, como bem observamos no cartão de visita dado pelo Capitão Hedley (Clancy Brown), ao ser indagado por um preso sobre o horário da comida.
Sendo assim, o indivíduo rapidamente esquece quem é, o que o forma, o que lhe apraz, esquece a sua essência, o seu nome e se converte em um número. Não se trata de um discurso abolicionista em que o indivíduo que comete um crime não deve ser punido e ir para a prisão, mas sim de questionar o modelo prisional que é empregado e a quem ele interessa. O sistema prisional, tanto no filme quanto na vida, organiza-se tão somente pelo regime repressivo, em que o delinquente deve pagar pelo que fez, incluindo, a destituição de sua personalidade.
Não há qualquer compromisso com uma justiça restaurativa que busca reestruturar o delinquente, permitindo não apenas o seu retorno à vida em sociedade, mas também a si mesmo, de modo que possa se sentir como parte do todo e perceba que é importante para o corpo social.
Quais as razões que levam os sujeitos a cometer o crime?
Segundo Sigmund Freud, o pai da Psicanálise, o comportamento anti-social e a delinqüência são decorrentes de um desequilíbrio entre o ego, o superego e o id, as três partes que constituem a personalidade individual. Se o superego – que representa a internalização do código moral da sociedade – é muito fraco, o indivíduo não consegue reprimir seu id – seus instintos e desejos naturais. Resultado: ele força as regras sociais e comete um crime. A equação psicológica também resulta criminosa se o superego é forte demais. Nesse caso, a pessoa, por seus traços psicológicos, sente-se culpada e envergonhada e procura o crime esperando ser punida, para satisfazer seu desejo de culpa.
A vítima do crime é sempre neutra? Justifique
Nem sempre a vitima possui postura neutra, por essa razão, a vitimologia estuda os fatores de predisposição vitimal, ou seja, é certeza de que a vitima sofrerá uma ação criminosa. Assim, a pessoa comete o crime, não por parte de sua obstenção e sim pela mudança da postura da vitima. Podemos dar como exemplo, a traição que ocorreu no filme. 
6. Os fins justificam os meios? Em busca de um bem maior é possível que os crimes sejam cometidos?
Os fins justificam os meios é uma famosa frase erradamente atribuída a Nicolau Maquiavel, que significa que qualquer iniciativa é válida quando o objetivo é conquistar algo importante.
Quando uma pessoa afirma que os fins justificam os meios, isso significa que ela está disposta a fazer qualquer coisa para conseguir algo que ela deseja alcançar.
Inicialmente essa frase era mais usada no contexto político mas depois foi transposta para as outras áreas da vida, onde pessoas acreditam que tudo é permitido quando você quer fazer alguma coisa importante. Muitas das coisas que são feitas por essas pessoas são consideradas reprováveis no âmbito da ética e moral.

Outros materiais