Buscar

Objetivos e metas do PNI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O objetivo do Programa Nacional de Imunizações – PNI é coordenar as ações de imunizações, oferecendo todas as vacinas com qualidade a todas as crianças que nascem anualmente em nosso país, tentando alcançar coberturas vacinais de 100% de forma homogênea em todos os municípios e em todos os bairros. 
            Para isso, o programa estimula e expande a utilização de agentes imunizantes, buscando a integridade das ações de imunizações realizadas no país. O PNI coordena as atividades de imunizações desenvolvidas na rede de serviços e, para tanto, traçou diretrizes pautadas na experiência da Fundação de Serviços de Saúde Pública (FSESP), com a prestação de serviços integrais de saúde através de sua rede própria.
O PNI deve distribuir e normatizar o uso dos imunobiológicos especiais, indicados para situações e grupos populacionais específicos que serão atendidos nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais - CRIEs.
As metas mais recentes do PNI contemplam erradicação do sarampo e a eliminação tétano neonatal. Além de controlar outras doenças imunopreveníveis como Difteria, Coqueluche e Tétano acidental, Hepatite B, Meningites, Febre Amarela, formas graves da Tuberculose, Rubéola, Caxumba, e a manter erradicada a Poliomielite.
           
REFERÊNCIAS
1 – MINISTÉRIO DA SAÚDE. SI-PNI - Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. Disponível em: <http://pni.datasus.gov.br/apresentacao.asp>. Acesso em: 30 de abril 2014.

Outros materiais