Buscar

RACIOCÍNIO LÓGICO, CRÍTICO E ANALÍTICO CONTÁBIL

Prévia do material em texto

RACIOCÍNIO LÓGICO, CRÍTICO E ANALÍTICO CONTÁBIL
AULA 1 – Conceitos Lógicos
O Raciocínio Lógico é uma ciência que cuida das concatenações(relacionamento de ideias) de nosso pensamentos. Com ele podemos estabelecer melhor nossos passos, nossas fundamentações, nossos planejamentos. As ideias são melhores organizadas e tudo passa a ter mais sentido quando colocamos e enfrentamos as coisas com lógica.
Conceitos Lógicos
Para entender a lógica matemática e o raciocínio lógico, é importante entender alguns conceitos que rodeiam o tema. São termos que não utilizamos muito no dia a dia, mas que são de muita importância para a compreensão lógica.
As proposições são afirmações que representam um pensamento podendo ser simples ou compostas. A regra é a conexão entre duas ou mais proposições. Os conectivos servem para reunir proposições já existentes e formar novas. O valor lógico é o juízo atribuído à proposição, podendo ser verdadeiro ou falso.
O silogismo é um argumento formado por 3 proposições, a maior, a menor, e a conclusão. A premissa é cada uma das proposições de um silogismo. O argumento é o conjunto com estrutura lógica e a conclusão é o resultado das premissas.
TABELA-VERDADE
A tabela-verdade é todos os resultados possíveis para os resultados entre duas ou mais proposições. Ela é construída para mostrar a veracidade ou não de uma proposição. Seus resultados vão depender das operações entre os conectivos.
Os conectivos são os que dão o resultado entre as proposições, podendo ser a conjunção e (^), a disjunção ou (v), a negação (~), a condicional (se ... então →), a bicondicional (se ... e somente se ↔).
Através desses conectivos podemos encontrar os resultados possíveis para duas ou mais proposições.
TRANSFORMANDO PROPOSIÇÕES EM LINGUAGEM FORMAL
A forma normal de uma proposição é quando esta proposição está escrita com os conectivos e, ou, e negação(não). A condicional e a bicondicional são formas de proposição que podem estar na forma normal quando estiverem em função dos conectivos e, ou e negação(não).
EQUIVALÊNCIAS LÓGICAS
A equivalência entre duas ou mais proposições ocorre quando suas tabelas-verdade são exatamente iguais. Mas nem sempre este método de tabela-verdade é viável. Algumas vezes, temos que substituir os conectivos e encontrar uma proposição equivalente sem precisar construir sua tabela-verdade.
CONSTRUINDO TABELAS-VERDADE DE VÁRIOS TIPOS
As tabelas-verdade podem ser construídas não apenas com a resolução de seus conectivos. Podemos utilizar também as equivalências que já são comprovadas para substituir certas proposições. Para isso, devemos prestar atenção nas propriedades das equivalências.
Anotações:
- Proposição – é uma citação. (hoje faz sol / Ele é Carlos ) – é uma frase.
- Regra – é uma concepção daquilo que vai acontecer. (hoje faz sol, porque não choveu).
- Conectivos – servem para que as proposições tenham uma determinada lógica. (se fizer sol, eu vou caminhar hoje).
- Valor Lógico – é aquilo que vai resultar as proposições quando é estabelecido regras. (só existem duas possibilidades: a verdade ou a falsidade).
- Premissa – é um pré-conceito, um ponto de partida.
- Argumento – a arte de formar opiniões a respeito de. Formar algo.
- Conclusão – é exatamente aquilo onde eu chego. Serve para delimitar se as proposições são verdadeiras ou não.
- Silogismo – raciocínio dedutivo estruturado formalmente a partir de duas proposições (premissas), das quais se obtém por inferência uma terceira (conclusão). Exemplo: “todos os homens são mortais; os gregos são homes; logo, os gregos são mortais”.
- Inferência – é muito parecida com inferência estatística. É aquilo que se infere, levar em consideração.
TABELA-VERDADE
- Dispositivo prático – 
- Todas as possibilidades de resultado para a conexão de duas proposições
- Para a conexão de duas ou mais proposições sempre haverá uma tabela verdade.
- Resultados possíveis: V ou F
- Tabela com 2 proposições terá 4 linhas: 2² = 4
- Tabela com 3 proposições terá 8 linhas: 2³ = 8
Possíveis resultados:
 - Tautologia: Resultado final é sempre Verdadeiro.
 - Contradição: Resultado é sempre Falso.
 - Contingência: Não tem Tautologia nem Contradição.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes