Buscar

comunicação e tecnologia

Prévia do material em texto

Atividade Tutor Interativa
As tecnologias digitais estão presentes em todos os setores da sociedade. Na educação, não poderia ser diferente, visto que computadores, Internet, e outros aparatos tecnológicos são comumente encontrados na escola, criando assim a necessidade de adaptar as práticas pedagógicas à incorporação dessas tecnologias.
O primeiro passo demanda que o gestor se reúna com os administradores, professores e outros apoiadores do projeto para ajustar um escopo preliminar do projeto que será implementado. 
O segundo passo agora será treinar o profissional da educação para fazer a informática a sua aliada e quebrar resistências que ainda existem em alguns profissionais quanto ao uso e eficácia destas tecnologias no ensino integrando-as com os métodos convencionais.
O terceiro é o planejamento que envolve esforço de todos para garantir o sucesso – administradores, professores e os responsáveis pela tecnologia. Primeiramente, as metas e o escopo são refinados e repassados para o plano profissional, prático, onde os responsáveis pela tecnologia poderão desenvolver um programa que contemple o que foi desejado.
O quarto passo é a preparação do espaço para receber a tecnologia –instalar os hardwares e softwares, investir em internet e conexões de qualidade e alterar o que mais for necessário na infraestrutura. É também a hora de preparar os professores para utilizar a tecnologia e comunicar a visão e propósito da tecnologia educacional escolhida para toda a comunidade escolar, incluindo os alunos.
O quinto passo, envolve o desenvolvimento prático das habilidades com tecnologia no dia a dia dos professores e alunos, e como o aprendizado vai evoluindo.
E por fim a avaliação, ver o que está dando certo e o que precisa ser reajustado, avaliar o sucesso do projeto comparando com as metas e buscar outras, e atualizar hardwares e softwares.

Outros materiais