Buscar

SIMULADOS POLÍTICAS PÚBLICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMULADOS
AULA 1
	Podemos afirmar que o neoliberalismo é o mesmo liberalismo clássico acrescido de novos elementos básicos como: 
desregulamentação das relações trabalhistas, privatização de empresas estatais e abertura comercial aos países estrangeiros 
	A difusão da ideologia neoliberal acontece com maior intensidade a partir da crise capitalista de 70. Assinale a alternativa que contém a afirmação neoliberalista sobre os gastos em serviços sociais: 
aumentam o trabalho improdutivo e criam assalariados dependentes dos setores produtivos 
	"Alcançá-lo, já foi difícil; conservá-lo, parece quase impossível. E, no entanto, como Estado de coordenação e colaboração, amortecer a luta de classes e promover, entre os homens, a justiça social, a paz econômica. A técnica de implantá-lo sem distúrbios mostra-se, todavia, rodeada de problemas e dificuldades" (BONAVIDES, 2001, p.89). O fragmento acima faz referência à manutenção do estado: 
Do bem-estar social 
	No Brasil, o Neoliberalismo foi adotado abertamente nos dois governos consecutivos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em seus dois mandatos presidenciais houve várias desestatizações de empresas. Muito do dinheiro arrecadado foi usado para manter a cotação da nova moeda brasileira, o Real, equivalente a do dólar. O neoliberalismo defendia: 
A privatização dos serviços públicos 
	O chamado Estado de Bem Estar Social, surgido após a segunda guerra mundial, pôde trazer conseqüências para a nossa sociedade como: 
um desequilíbrio nas relações entre Estados, entre mercado e Estado e, consequentemente, entre Estado e indivíduo; 
	Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo capitalista produziu duas tendências importantes. Por um lado, verificamos a expansão dos mercados, especialmente o mercado mundial de mercadorias, sob hegemonia e a pressão do mercado norte-americano. Por outro lado, foi o período de crescimento do Estado, de forma diferenciada, na Europa e no restante do mundo. A isto, na Europa Ocidental e na América do Norte, damos o nome de: 
Estado de bem-estar social 
	Os princípios liberais do início do século XX afirmavam que a economia e a política do Estado Keynesiano, baseada no pleno emprego, altos salários e nos direitos sociais, impediam o controle da inflação e o corte de custos, tanto no governo quanto nas empresas privadas. Para eles, só o livre mercado seria capaz de fomentar a distribuição da riqueza e da renda. Estamos nos referindo aos: 
Neoliberais 
	Modelo de estado provedor que organiza a política e a economia de um país, encarregando-se da promoção e garantia de serviços públicos e proteção para toda a população. 
Estado do Bem Estar Social 
AULA 2
	Já houve tempos na Educação brasileira que era cobrada a "Caixa Escolar", o que se caracterizava por uma taxa de contribuição mensal. Essa foi uma determinação delimitada em uma Constituição. Marque a opção que apresenta qual Constituição foi essa, bem como a organização política na época: 
1937 no Estado Novo no Governo de Getúlio Vargas 
	Em meados dos anos de 1970, sobretudo nos anos de 1980, ocorreu uma mudança radical com relação ao modelo de desenvolvimento capitalista. Marque a alternativa que NÃO caracteriza esse modelo de sociedade: 
Os trabalhadores são bem remunerados 
	Com o fim da Era Vargas uma nova Carta Constitucional foi elaborada (1946). Essa Constituição Brasileira é a primeira legislação que sugere que seja elaborada uma lei específica a respeito: 
das diretrizes e bases da educação brasileira 
	Longos debates entre educadores e um movimento social crescente começava a invadir a sociedade brasileira, exigindo reformas no país, sobretudo no campo educacional, a partir dos anos de 1920. A criação do Ministério da Educação é um exemplo das mudanças resultantes da pressão do movimento conhecido como Escola Nova. Marque a opção que aponta como ficou conhecido esse grupo de educadores: 
Pioneiros da Educação Nova 
	A Constituição de 1824 é resultado da declaração da independência do país ocorrida em 1822.Esta Constituição determinou em seu artigo 179 que : "A instrução primária é gratuita a todos os cidadãos". Se considerarmos que, ainda hoje, em pleno século XXI, existem brasileiros sem educação básica, a opção que destaca uma interpretação crítica relacionada à aplicação do artigo 179 da Constituição de 1824 é: 
Este artigo foi restrito a uma pequena parte da população considerada cidadã 
	A desigualdade social não ocorreu apenas nos países mais pobres do mundo capitalista, mesmo nos países mais ricos as diferenças sociais se aprofundavam. Do ponto de vista dos economistas conservadores, a solução cabível para fomentar a distribuição da riqueza e da renda era: 
O livre comércio 
	Marque a opção que apresenta o sistema de governo que completa adequadamente a lacuna do texto: Segundo Wood (2001, p.12): "O .................................... é um sistema em que os bens e serviços, inclusive as necessidades mais básicas da vida, são produzidas para fins de troca lucrativa; em que até a capacidade humana de trabalho é uma mercadoria à venda no mercado; e em que todos os agentes econômicos dependem do mercado, os requisitos da competição e da maximização do lucro são as regras fundamentais da vida". 
Capitalismo 
	O primeiro texto constitucional do Brasil refletiu um momento histórico distinto, marcado pelo processo de emancipação política da metrópole portuguesa. A sociedade caracterizava-se por uma forte distinção entre as classes, e que se reproduzia na educação, pois poucos eram os brasileiros alfabetizados. Apenas uma pequena parcela da população tinha acesso ao processo educacional, representando: 
a elite da sociedade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais