Buscar

Av aspectos antropologicos

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0466_AV_201301215457 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201301215457 - CARLA CRISTINA BROETTO DE SOUZA 
	Professor:
	JOSE VEIGA DE CARVALHO FILHO
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 6,8        Nota de Partic.: 2        Data: 06/11/2013 08:40:32 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301261928)
	1a sem.: Cultura
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Analise o processo cultural referente à civilização, as relações de troca e sentido único cultural de um povo. Das alternativas abaixo a única que NÃO aponta o papel da televisão nesse processo de construção cultural:
		
	
	A televisão passou a ser um instrumento de socialização primária dos indivíduos na sociedade.
	
	A televisão participa do processo de socialização da criança, jovem e adulto, pois muitas vezes é o único meio de obter informações sobre a cultura humana.
	
	A televisão tem demonstrado ser um importante difusor de cultura de massa devido ao fato de seu alcance a todos os níveis sociais de uma sociedade.
	
	A televisão é um instrumento difusor de cultura devido ao fato de trazer em suas programações costumes e hábitos de outras culturas que atraem seus expectadores.
	
	A televisão não pode ser considerada um instrumento de difusão de cultura devido ao fato de que a maioria das programações não faz parte da cultura do povo que a assiste.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301323170)
	1a sem.: Cultura
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Para a Antropologia a cultura pode ser definida da seguinte forma: 
		
	
	Um conjunto de características psicológicas, transmitidas geneticamente.
	
	Uma função orgânica do homem e dos grandes mamíferos.
	
	Um elemento que garante a igualdade entre os diferentes grupos humanos.
	
	O modo de vida de uma sociedade com suas variadas características.
	
	Um princípio que aproxima os homens dos animais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301323142)
	12a sem.: Teoria Antropológica
	Pontos: 0,0  / 0,8 
	Quais foram as contribuições de Claude Lévi-Strauss para a Antropologia? 
		
	
Resposta: Claude aprofundou seus conhecimentos nas culturas passadas.
	
Gabarito: O desenvolvimento de temas como parentesco, totemismo e mitos consagraram Lévi-Strauss como autor e o acompanharam por praticamente toda a sua vida intelectual. A obra de Lévi-Strauss trouxe à cena antropológica a concepção de estrutura como código, ou seja, como um sistema de signos dotados de valores posicionais. Lévi-Strauss transferiu o foco do problema organicista da função (social) para o problema semiótico do sentido e, com isso, deslocou a discussão antropológica do tema sociedade para o tema cultura.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301264654)
	5a sem.: Teoria sociológica
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Ora, se agirmos segundo a vontade da sociedade, é porque assim aprendemos. Porque fomos educados para isso. Essa educação, naturalmente, não se faz no vácuo. Ela tem conteúdos. Tais conteúdos são dados pelo meio moral que compartilhamos, quer dizer, por este mar de crenças, valores e regras reproduzidas pelas gerações de indivíduos passadas e presentes da sociedade em quem vivemos (RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. 6. ed. Rio de Janeiro: 2007, p. 22-23). A frase acima é expressão da visão educacional de qual autor? 
		
	
	Pierre Bourdieu.
	
	Émile Durkheim. 
	
	Karl Marx.
	
	Max Weber.
	
	Auguste Comte.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301323094)
	11a sem.: Teoria Antropológica
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Segundo James Clifford, a construção do texto etnográfico passou, ao longo do século XX, pela influência de diferentes paradigmas. Assinale, entre os autores enumerados abaixo, aquele que melhor exprime este modelo de fazer antropologia. 
		
	
	Alfred R. Radcliffe-Brown.
	
	Clifford Geertz. 
	
	Mary Douglas.
	
	Marcel Mauss.
	
	Bronislaw Malinowski.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301257217)
	12a sem.: Teoria cultural
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	Conforme a teoria multilinear de cultura, é correto afirmar que: 
1. A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. 
2. A herança genética, mais do que a cultura determina o comportamento do homem. 
3. A cultura é o meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos. Em vez de modificar para isso o seu aparato biológico, o homem modifica o seu equipamento superorgânico. 
4. A escala hierárquica de culturas é um fenômeno próprio dessa visão, a qual é etnocêntrica e eurocêntrica. 
5. Adquirindo cultura, o homem passou a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas. 
Estão corretas as alternativas: 
		
	
	1 - 3 - 5
	
	1 - 2 - 4
	
	2 - 3 - 4
	
	1 - 2 - 3
	
	2 - 4 - 5
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301323106)
	10a sem.: Teoria Antropológica
	DESCARTADA 
	As populações tradicionais estudadas pelos Antropólogos detêm um tipo de relação diferenciada com a natureza. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que melhor exprime aquilo que poderia distinguir as populações tradicionais estudadas pelos Antropólogos. 
		
	
	Concebem a natureza como algo a ser domesticado.
	
	São sociedades primitivas que não progridem economicamente.
	
	Sua reprodução social está ligada à natureza local.
	
	Lançam mão de saberes naturalísticos para o uso dos recursos naturais.
	
	Fazem uso ilimitado dos recursos naturais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301323145)
	12a sem.: Teoria Antropológica
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	A respeito do sagrado e do profano, analise as afirmativas a seguir. 
I - Para Lucien Lévy-Bruhl, as noções de sagrado e profano não são fixas no espaço nem no tempo. A passagem de um estado para outro, que sempre inclui um estágio intermediário, ocorre por meio do deslocamento do sujeito de uma situação profana para uma situação sagrada ou viceversa. 
II - De acordo com Mary Douglas, as noções de higiene e poluição encontram-se profundamente associadas às classificações do sagrado e do profano. 
III - Roberto DaMatta problematizou as noções de sagrado e profano ao analisar o carnaval brasileiro como um ritual de inversão. 
IV - Para Émile Durkheim, há uma completa ruptura entre o sagrado e o profano, que se expressa em uma profunda diferenciação entre os comportamentos religioso e secular, separando o que é da ordem do indivíduo e o que é da ordem do social. 
V - A lógica subjacente aos termos sagrado e profano implica uma racionalidade só encontrável em sociedades ocidentalizadas.
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II e III;
	
	II, III e V; 
	
	I e III.
	
	II, III e IV; 
	
	I, III e V;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301284713)
	2a sem.: cultura
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	"O novo interesse pela história e pelo desenvolvimento social foi despertado pela rapidez e profundidade da transformação social e pelo contraste das culturas que as viagens dos descobrimentos revelaram à atenção do Homem... a preocupação com a pobreza consequente da aceitação do fato de que, nas sociedades industriais, ela não era um fenômeno natural, um castigo da natureza ou da providência, mas o resultado da ignorância e da exploração humana - um problema social..."(Bottomore - Introdução à sociologia, 1973). Bottomore está falando de importantes transformações que o mundo viveu nos séc. XVIII e XIX. Quais e de que maneira contribuíram para o surgimento da Sociologia? 
Leia as frases abaixo e assinale a(s) alternativas correta(s): 
A- Com a Revolução Russa as ideias comunistas se espalharam pelo mundo e provocaram o surgimento da ciência do Socialismo. 
B- Com a Revolução Industrial, as contradições geradas pelo conflito capital X trabalho, criam um estado de desordem social que precisa ser enfrentado.Uma Ciência do Social, permitiria encontrar as causas dos problemas sociais e fazer uma reforma social retomando a "ordem social perdida". 
C- Com a superação do Dogmatismo é possível construir um conhecimento racional da realidade. A Sociologia, surge portanto, como uma resposta intelectual às questões sociais do seu tempo e tem por finalidade, neste momento, identificar as leis gerias da organização social. 
		
	
	as alternativas A e B estão corretas
	
	todas as alternativas estão corretas
	
	as alternativas A e C estão corretas
	
	as alternativas B e C estão corretas
	
	nenhuma alternativa está correta
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301249822)
	5a sem.: sociologia de Karl Marx
	Pontos: 0,8  / 0,8 
	A respeito da Sociologia de Marx podemos afirmar:
I - A ótica dialética analisa os fenômenos historicamente produzidos como resultantes das contradições da vida social. 
II - Direito restitutivo, típico de sociedades complexas, tem como função redimir a consciência coletiva através da punição exemplar do criminoso 
III - A mais-valia no capitalismo se caracteriza pelo trabalho excedente, o trabalho não-pago que passa a integrar o próprio capital 
IV - A dominação tradicional é baseada na legitimidade do poder que exerce um líder portador de qualidades extraordinárias. 
V - A práxis, para a teoria marxista, é a ação política consciente e transformadora. 
Assinale a opção que apresenta as afirmações corretas:
		
	
	I, III e V
	
	III e IV
	
	II e V
	
	I e II
	
	I, II e IV
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301323165)
	8a sem.: Max Weber
	Pontos: 0,4  / 0,8 
	Para Max Weber, na sociedade capitalista, a educação se encontra diretamente relacionada à estratificação social e à transmissão de conhecimento especializado. Caracterize o modo como este autor se referia às práticas de educação, nas sociedades européias do final do século XIX. 
		
	
Resposta: Na sociedades européias, quem tinha direito a educação eram os filhos dos burgueses a classe trabalhadora não era favorecida, eles eram aproveitados pra trabalhar no campo.
	
Gabarito: O tipo de educação que predomina na sociedade capitalista, segundo Max Weber, seria a Pedagogia do Treinamento que se caracterizaria por um tipo de prática de ensino destinada produzir um de conhecimento especializado e voltado para o mercado de trabalho.

Continue navegando