Buscar

Plano de Negocios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Plano de Negócios
Sobre as principais diferenças entre ideias e oportunidades, é verdadeiro afirmar que: Uma excelente ideia não é prenuncio para um excelente negócio.
Segundo Dolabela (2001), as ideias nas empresas podem ser de dois tipos. Aponte a alternativa que descreve “ideias incrementais”: São próximas das competências-chave da empresa, tem baixo risco e baixo retorno.
É preciso avaliar se uma ideia tem suporte para ser um bom negócio e, para essa avaliação, pergunte (aponte a alternativa incorreta): Quais são os lucros das empresas que já atuam nesse mercado?
Se a empresa optou por ser criativa, estimular as ideias e inovar, é preciso que as ideias não sejam desperdiçadas. Cria-se então um banco de oportunidades. As principais sugestões para essa organização são, dentre outras (aponte a alternativa incorreta): Manter constante o trabalho de consultores externos, que procuram oportunidades na condução do negócio.
Segundo o art. 148 da Constituição Federal, poderão ser instituídos pela União, mediante Lei Complementar, em casos de emergência ou para determinados fins. Por exemplo, com a finalidade de cobrir despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou, ainda no caso de investimento público urgente e de relevante interesse nacional. Estamos no referindo a: Empréstimo compulsório 
As empresas pagam contribuições às instituições do Sistema S com base em várias alíquotas, dependendo do destinatário. As contribuições compulsórias dos empregadores incidem sobre a folha de pagamento e são destinadas às entidades privadas de serviço social e de formação profissional ligadas aos sindicatos. Aponte a alternativa que não representa uma entidade do Sistema S: Sesbracom
As quatro fases do processo de empreendedor proposto por Dornelas (2008) consistem em (aponte a alternativa que não faz parte das fases): Projetar os lucros.
Apenas fazer um plano de negócios não é certeza de sucesso. Entre os “segredos do sucesso” abaixo, aponte aquele que não faz parte desse conjunto: O empreendedorismo é fundamentalmente técnico e financeiro.
Elevator speech é um termo utilizado para definir: Abordagem de vendas.
Ideias, nas empresas, podem ser de dois tipos, segundo Dolabela (2001): Ideias incrementais e ideias radicais.
Manter a cabeça aberta e antenada ao que ocorre no ambiente é uma das formas de gerar ideias interessantes e que podem se transformar em bons negócios. Que outra proposta apresentada por Dornelas (2008) vai ao encontro desse pensamento? Novos nichos de mercado podem ser detectados em conversas com todo tipo de pessoas, de diferentes níveis sociais e idade variada.
O que é feeling? Sentimento e intuição.
Pode ser entendido como o segmento da população que possui interesse, renda e acesso aos produtos e aos serviços oferecidos por determinada empresa: Mercado potencial.
 Podemos considerar como regra do brainstorming: 1). Ninguém pode criticar outras pessoas do grupo e todos são livres para expor suas ideias, mesmo que pareçam absurdas. 2). Podem ser sugeridas ideias baseadas nas ideias anteriores de outras pessoas, pois essas combinações são bem-vindas e podem gerar bons resultados.
Por que o item “produtos, serviços e tecnologia” é importante no plano de negócios? Porque descreve as principais características dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.
Quando podemos considerar que uma ideia se transforma em oportunidade? Quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado.
Ter as pessoas certas no lugar certo significa que é preciso haver, pelo menos, dois tipos de empreendedores na empresa, que são: líder empreendedor e o gerente.
Timing e brainstorming são termos utilizados para definir, respectivamente: Tempo de realização e tempestade cerebral de ideias.
A ação de venda, atração ou relacionamento estimulado por meio de anúncio, folheto, televisão e internet, obtendo a resposta direta do cliente, sem que haja intervenção física de vendedores, é chamada de: Marketing direto.
O formato de um sumário executivo irá variar de acordo com os assuntos mais importantes do negócio em questão, mas as seguintes seções deverão fazer parte de qualquer sumário bem escrito, na visão de Salim (2003). Elas são (aponte a alternativa que não faz parte desse grupo): Qual o lucro pretendido.
O peso dos impostos tem crescido no bolso do brasileiro devido a que fatores? 1). O aumento dos gastos do governo, 2). O avanço na fiscalização, 3). O crescimento da economia brasileira. Estão corretas as alternativas “a”, “b” e “c”.
O que entendemos por “taxas”? Tributo que está vinculado (contraprestação) a um serviço público especifico, prestado ao contribuinte pelo poder público. 
Por que o Brasil atinge a média da carga tributária dos países mais ricos do mundo? Porque os tributos pagos pelos brasileiros equivalem, atualmente, a quase 40% das riquezas produzidas no país (PIB).
Qual o nome do indicador que sinaliza o tempo necessário para que a empresa produza resultados que permitam aos investidores recuperar todo seu investimento? Payback.
Segundo Dornelas (2008, p. 4), qual a definição de “cronograma” e “gestão de contingências”? Respectivamente, “cronograma” é uma programação que destaca os objetivos principais do negócio, e “gestão de contingências” é o instrumento que aponta as principais dificuldades que poderão ser enfrentadas pela empresa.
Segundo analistas, a alta carga tributária é uma porta aberta para: 1). A sonegação de impostos, 2). A informalidade das empresas. Estão corretas as alternativas “b” e “d”.
O que se entende por Angels? Pessoas físicas – capitalistas de risco, que buscam alternativas mais rentáveis para aplicar suas economias.
O que é “balanço patrimonial”? Representação contábil da situação econômico-financeira de uma empresa.

Outros materiais

Outros materiais