Buscar

SIMULADO-ASPECTOS ANTROPOLOGICOS E SOCIOLOGICOS DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO 
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
1ª Questão:
Relacionando o trecho da música a seguir a teoria de Karl Marx.
"Um homem se humilha se castram seus sonhos / Seu sonho é sua vida/ e a vida trabalho/ E sem o seu trabalho/ O homem não tem honra/ e sem a sua honra/ se morre, se mata/ Não dá prá ser feliz". (Menino Guerreiro - Gonzaguinha)
Somente uma das ideias abaixo NÃO está de acordo, assinale essa opção:
( ) Trabalho (X) Solidariedade Mecânica e Orgânica ( ) Alienação ( ) Dialética 
( ) Classes Sociais
2ª Questão:
A racionalização e a burocratização alteraram radicalmente os modos de educar.Por isso, a educação para Weber, na medida em que a sociedade se racionaliza, torna-se fator de estratificação social por meio de distinção, honras, dinheiro, méritos.Weber distingue três tipos de educação.
Marque a alternativa que NÃO corresponde aos tipos de educação construídos por Weber:
( ) Educação para despertar o carisma (X) Educação para emancipar ( ) Educação para uma conduta de vida ( ) Educação para o conhecimento ( ) Educação para moldar
3ª Questão:
Para Durkheim , o controle social é fundamental para o funcionamento e equilíbrio do sistema social. O ser humano é egoísta e precisa ser moldado para se integrar à sociedade. Ele afirma que o indivíduo egoísta se transforma em altruísta no processo de socialização que se dá através da educação. (Sociologia da educação _ Alberto Tosi Rodrigues . Cap. II : Sociedade, educação e vida moral)
Assinale a opção que apresenta a afirmativa INCORRETA segundo Durkeim.
( ) Socializar-se é aprender a ser membro da sociedade ( ) Os costumes e as regras são transmitidos no processo educacional ( ) Não existe uma educação única para que todos aprendam a ser membros da sociedade ( ) A educação adequada é a educação própria do meio moral que cada um compartilha (X) Devemos educar nossos filhos de acordo com as regras e os costumes que queremos.
4ª Questão:
Em uma sociedade, baseada na divisão do trabalho,cujas relações dos órgãos sociais não estejam regulamentadas, o sentimento de interdependência se amortece; as relações se tornam precárias e as regras indefinidas, caracterizando o estado
 de anomia. Portanto, Durkheim vê a divisão do trabalho social como fator integrador da coesão social. (Sociologia da educação ¿ Alberto Tosi Rodrigues . Cap. II : Sociedade, educação e vida moral)
 Corresponde à perspectiva durkheimiana, as seguintes afirmações:
I. a ordem social é mantida porque há uma divisão social do trabalho
II. a ordem social é mantida porque a consciência individual é frágil
III. a ordem social é mantida porque existe o fortalecimento da consciência coletiva
IV. a ordem social é mantida porque está presente a autoridade tradicional
V. a ordem social é mantida porque a função que o indivíduo desempenha é o que marca o seu lugar na sociedade
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
( ) II e V ( ) II e III (X) I,III E V ( ) I,III E IV ( ) II,IV E V
5ª Questão:
Uma vez que cada cultura tem suas raízes, seus próprios significados e características, todas elas são qualitativamente comparáveis. Enquanto culturas, todas são igualmente simbólicas, fruto da capacidade criadora do homem e adaptadas a uma vida comum em determinado espaço e tempo nesse contínuo recriar , compartilhar e transmitir a experiência vivida e aprendida. (COSTA,Cristina. Sociologia, introdução à ciência da sociedade. São Paulo:Moderna,2000.cap.1).
Com base no texto acima assinale a alternativa INCORRETA:
( ) da capacidade de pensar o mundo, de atribuir significcado à realidade é que o homem criou o conhecimento. ( ) a cultura é uma resposta que se manifesta em termos de conhecimento, paixão e comportamento, isto é , da razão, do sentimento e da ação. ( ) o etnocentrismo é um conceito que normalmente é utilizado para caracterizar o que entendemos ser diferente da nossa cultura. (X) respeitando e reconhecendo a diversidade cultural que constitui uma sociedade, é possível falar em cultura superior e cultura inferior. ( ) A diferença como um dado positivo, procura evitar o etnocentrismo, que superestima as verdades desta ou daquela fração da humanidade.
6ª Questão: 
"Muitos antropólogos do século XIX, da corrente evolucionista, interpretavam as transformações das sociedades humanas com uma visão linear." Com base nessa afirmação, marque a alternativa correta quanto à trajetória de evolução social:
(X) Do primitivo para o civilizado ( ) Do social para o cultural ( ) Do individual para o social ( ) Do social para o individual ( ) Do exótico para o familiar
7ª Questão:
A respeito da Sociologia de Marx podemos afirmar:
I - A ótica dialética analisa os fenômenos historicamente produzidos como resultantes das contradições da vida social.
II - Direito restitutivo, típico de sociedades complexas, tem como função redimir a consciência coletiva através da punição exemplar do criminoso
III - A mais-valia no capitalismo se caracteriza pelo trabalho excedente, o trabalho não-pago que passa a integrar o próprio capital
IV - A dominação tradicional é baseada na legitimidade do poder que exerce um líder portador de qualidades extraordinárias.
V - A práxis, para a teoria marxista, é a ação política consciente e transformadora.
Assinale a opção que apresenta as afirmações corretas:
( ) I E II ( ) I,II E IV ( ) I E V (X) I,III E V ( ) III E IV
8ª questão:
"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência" (MARX. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo : Martins Fontes, 1977, p.23.)
 Com relação ao trecho acima, assinale a única alternativa correta:
(X) O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. ( )Na produção social de sua existência, a consciência dos homens não se altera ao longo do processo histórico, apenas as relações de produção. ( ) 
A infra-estrutura ou base material é determinada pelas ideologias. ( ) Trata-se do princípio da dialética que é fundamental para a perspectiva da história na teoria de Marx. ( ) A transformação da base econômica não altera a esfera da superestrutura.
9ª Questão:
"Com a finalidade de obter o máximo lucro, as empresas capitalistas procuram organizar de modo racional o trabalho e a produção [...] A disciplina da moderna fábrica capitalista espelha-se na disciplina militar, mas utiliza-se de métodos completamente racionais como aqueles desenhados pela administração científica". Para Weber, a racionalização progressiva do mundo é uma das características distintivas da sociedade moderna. Considerando sua teoria da ação, isso implica que, dentre os quatro tipos de ação social descritos por Weber, qual deles é o mais prevalente nas sociedades capitalistas modernas?
Resposta: Ação social com relação a fins.
10ª Questão:
A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga como a própria humanidade, mas a Sociologia como campo de saber específico, só emerge em meados do século XIX na Europa. Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência. Ele propõem o conceito de Solidariedade Social para responder à questão chave da coesão social. Mas para ele existem dois tipos de solidariedade de acordo com a forma como está organizada a divisão do trabalho na sociedade. Defina os dois tipos de solidariedade propostos por Durkheim.
Resposta: Nas sociedades complexas prevalece a solidariedade orgânica, resultado do alto grau de especialização do trabalho que gera interdependência entre os sujeitos. Nas sociedades segmentares prevalece a solidariedade mecânica, caracterizada por uma maior pressão da consciência coletiva e limitando a expressão das individualidades e criando mais similitudes entre os sujeitos.

Outros materiais