Buscar

trabalho de psicologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
CAMPUS VIA BRASIL
NATHALIA SANTOS SAMPOL
MATRÍCULA:201607058472
ATIVIDADE ESTRUTURADA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM 
CODIGO: CEL0241
TEMA: Desenvolvimento e aprendizagem de bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
RIO DE JANEIRO- RJ
2016
Relatório de observação
Sujeito: Marília Victória Farias de Oliveira
Idade: 5 anos
Instituição: Escola Municipal Jônatas Serrano – Educação Infantil
 Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Primeiro dia de Observação – 14/09/2016 
Psicomotor: A criança tem aproximadamente, 1,20m de altura e aparentemente está no peso ideal, tem aparência saudável, movimenta-se com destreza, corre, salta, dança; é destra, apresenta coordenação motora fina bem desenvolvida, escrevendo com letra de tamanho apropriado ao espaço delimitado, fez desenho orientado pela professora onde tinha que fazer um autorretrato quando fica uma “fera”, usou traços fortes, e detalhes como pelos nas axilas, cordão e rosto pintado de vermelho.
Cognição e aprendizagem escolar: É bem articulada ao falar, é possível se compreender todas as palavras que fala; mantém atenção nos momentos de explicações feitas pela professora; escreve nome e sobrenomes completos; está em nível de alfabetização silábica, quando escreve pelo menos uma letra para cada sílaba pronunciada; se interessa por jogos e leitura.
Desenvolvimento social: Tem muito bom humor, ao realizar uma atividade a professora pergunta aos alunos como eles ficam quando estão uma “fera”, ao que a criança observada responde que nunca ficou uma fera e se propõe a professora quando fica uma “fera”. Ao fazê-la todos riem pois reconhecem que é mesmo daquele jeito. Gosta de conversar com os colegas e com a professora. Não se envolveu em nenhum tipo de conflito.
Análise
De acordo com a teoria piagetiana a criança observada encontra-se no estágio pré-operacional do desenvolvimento, seu pensamento ainda é limitado às experiências, por isso é capaz de observar a professora e reproduzir seu comportamento em uma tentativa de compreender o mundo que o cerca e para isso usa palavras como símbolos que representam acontecimentos.
Com o amadurecimento neurofisiológico cada vez mais completo, a criança desenvolve habilidades, como a coordenação motora fina: pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente e conseguir fazer os movimentos exigidos pela escrita.
O cérebro vai se tornando cada vez mais complexo, o corpo caloso conecta os dois hemisférios e a comunicação entre eles se torna mais eficiente permitindo à criança coordenar movimentos do corpo.
A criança tem sido mediada para o processo de alfabetização e já constrói significados para a leitura e escrita.
O desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de internalização da interação social com materiais fornecidos pela cultura, sendo que o processo se constrói de fora para dentro. Para Vygotsky, a atividade do sujeito refere-se ao domínio dos instrumentos de mediação, inclusive sua transformação por uma atividade mental.
Para ele, o sujeito não é apenas ativo, mas interativo, porque forma conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoais. http://alternativasorocaba.blogspot.com.br/2009/12/apostila-dos-autores-completa.html
Segundo dia de observação – 15/09/2016
Psicomotor: A criança fez um empilhamento bem alto com blocos lógicos, participou de corrida e circuitos na aula de Educação física, amassou e fez pequenas bolinhas com a ponta dos dedos, fez desenho livre, os traços são firmes.
Cognição e aprendizagem escolar: Faz contagem até quarenta, reconhece os numerais até vinte, bem como todas as letras do alfabeto, faz associação grafema/fonema com as vogais.
 Desenvolvimento social: Envolveu-se em disputa por brinquedos, mas aceitou quando a professora decidiu que o colega pegou primeiro, prefere brincadeira com meninas, mas interage bem com os meninos, parece exercer certa liderança aos seus pares, gosta de falar coisas engraçadas.
Análise
Uma das características da fase pré-operacional do desenvolvimento é o egocentrismo segundo Piaget, por este motivo torna-se natural as crianças travarem disputas por brinquedos ou situações onde só conseguem avaliar através de seus próprios interesses, surgem nessa idade sentimentos interindividuais, misturando amor, respeito e medo pelos adultos que o cercam, isso explica não reagir a decisão da professora. 
As crianças desde muito cedo começam a desenvolver identidades de gêneros e nessa fase chamada por Freud de Fálica, têm essa preferência por pares do mesmo sexo.
“Cada uma das principais teorias tem uma explicação para as diferenças de gênero. Os teóricos da Psicanálise descrevem os temores e as fantasias que motivam as crianças a adorarem o genitor do sexo oposto e a se identificarem com o genitor do mesmo sexo. Os teóricos da aprendizagem enfatizam o reforço, a punição e a modelagem que são particularmente fortes para o sexo masculino. A teoria cognitiva tem como ponto de partida a ênfase no fato de que a compreensão da criança em idade pré-escolar se faz através de estereótipos simplificados. (...) A teoria sociocultural observa a abrangente influência dos padrões culturais. A teoria dos sistemas epigenéticos ressalta as tendências biológicas que são herdadas por meio de transmissão genética e explica de que maneira essas tendências podem afetar os padrões cerebrais da criança e outros aspectos do comportamento. ” (BERGER, 2003, p. 190). Conteúdo online aula 6.
Terceiro dia de observação: 16/09/2016
Psicomotor: Realizou atividade de pintura com pincel e guache, obedecendo a delimitação espacial, abriu e fechou os potes de tinta sozinha, bem como a garrafa de refrigerante do lanche, amarrou os cadarços e ajudou um colega a fazer o mesmo.
Cognição e aprendizagem escolar: A atividade proposta para a classe foi de adição com objetos concretos, a criança consegue resolver com habilidade pequenas adições, fez pintura usando várias cores, mesmo quando se tratava de cabelo, ou rosto.
Desenvolvimento social: Nesse dia, de acordo com o sorteio foi a ajudante da professora. Demonstrou-se muito prestativa. Durante a aula demonstrou atitude preconceituosa ao falar que uma coleguinha negra, era “preta”, mas ouviu, com atenção, quando a professora conversou com a turma sobre o assunto. Observa os colegas e conta tudo que acontece a professora. 
Análise
A teoria behaviorista da aprendizagem focaliza os meios pelos quais as pessoas aprendem comportamentos específicos, comportamentos observados tornam-se comportamentos copiados por meio da modelagem. É possível que essa criança tenha comportamentos preconceituosos porque de alguma forma isso lhe foi transmitido pela sociedade que está inserida.
Bibliografia: Conteúdo online das aulas
http://alternativasorocaba.blogspot.com.br/2009/12/apostila-dos-autores-completa.html
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes