Buscar

HISTÓRIA DA AMÉRICA II

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA AMÉRICA II
	
	Avaiação Parcial: CEL0513_SM_201505586097 V.1 
	 
	Aluno(a): SIMONE DA SILVA CURTY
	Matrícula: 201505586097
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 29/09/2017 09:48:51 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201506419722)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"O movimento guerrilheiro zapatista, desencadeado em 1994, utilizou-se do emprego da luta armada para a obtenção de fins políticos e conjugou reivindicações econômicas e sociais com a defesa de valores culturais das populações indígenas." O movimento, ao qual o texto se refere, tem alcançado grande repercussão e está localizado no
		
	 
	México.
	
	Peru.
	
	Panamá.
	
	Equador.
	
	Haiti.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506419718)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Revolução Mexicana de 1910, do ponto de vista social, caracterizou-se:
		
	
	pelo apoio da Igreja aos sublevados.
	
	pela aliança entre operários e camponeses.
	 
	pela intensa participação camponesa.
	
	pela liderança de grupos socialistas.
	
	pela forte presença de combatentes estrangeiros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505892814)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Após a Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos consolidam-se como potência mundial dominante, o estilo de vida americano que tornou os Estados Unidos um modelo de consumo a ser seguido ficou conhecido como?
		
	
	Destino Manifesto
	
	Política do Big Stick
	 
	American way of life
	
	Doutrina Monroe
	
	Plano Marshal
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505884439)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Nas décadas de 30 e 40, os Estados Unidos abandonaram a política do Big Stick, que mantinha o continente latino sob a ameaça de uma intervenção violenta. Em seu lugar foi adotada uma política mais cooperativa e que tinha como objetivo o fortalecimento dos vínculos econômicos e diplomáticos. Essa politica ficou conhecida como:
		
	 
	Política da Boa vizinhança
	
	Corolário Monroe
	
	Neoliberalismo
	
	Big stick
	
	Populismo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505914752)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo um dado modelo analítico, que encontra nas ideias de Francisco Weffort e do "Grupo de Itatiaia", uma de suas principais fundamentações, podemos afirmar que:
		
	
	populismo é um fenômeno político diretamente associado às práticas de manipulação eleitoral e controle político e econômico das massas sertanejas, que estavam submetidas ao domínio dos coronéis.
	
	o populismo é uma consequência direta da conscientização da massa operária, que através da formação de partidos políticos que representam os interesses dos trabalhadores conseguem chegar ao poder.
	
	no populismo o líder é apenas um representante do povo e sua atuação política está voltada exclusivamente para o atendimento dos interesses da massa trabalhadora.
	
	a chegada de líderes populistas ao poder é uma das principais características da formação de uma sociedade de massas, na qual a participação da população nas decisões políticas se torna cada vez mais frequente, bem como o processo de distribuição da renda.
	 
	a instalação de governos populistas se deu em uma fase de transição de uma economia baseada em modelo agrário-exportador para uma fase mais moderna, de expansão urbana e industrial, em que a existência de massas se torna uma característica importante.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505884484)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O populismo na América Latina se manifesta em um momento de transição econômica, caracterizado:
		
	 
	Pela expansão urbana e industrial
	
	Pelo neoliberalismo
	
	Pelo modelo de substituição de importações
	
	Pelo investimento privado nas indústrias de bens de consumo e serviços
	
	Pelo abandono do investimento publico na agricultura
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505772687)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, podemos afirmar:
		
	
	Os Estado Unidos participaram da Segunda Guerra desde o seu início, ainda que não em palco Europeu
	
	Que os Estados Unidos já se preparava para entrar em combate com objetivo de defender a Inglaterra
	
	Os Estados Unidos sempre estiveram com exércitos na Segunda Guerra Mundial, mas negava com medo da pressão dos governos ditatoriais da América Latina
	 
	Que o bombardeio de Pearl Harbour teve um impacto forte na decisão americana
	
	Os Estados Unidos entram na Segunda Guerra pela pressão que recebe de Canadá, aliado dos ingleses de invasão de território caso não fosse enviadas tropas.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505772700)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A lei Antitruste americana tinha como objetivo:
		
	
	Combater a livre economia, considerada uma praga para os Estados Unidos
	
	Combater o domínio de Ford na produção de carros, incentivando novas fábricas.
	
	Combater os quarteis que tinham uma independência do poder central, gerando fragilidade militar.
	 
	Combater os cartéis que controlavam preços e atrapalhava a ideia de livre concorrência.
	
	Combater a formação de oligopólios dos produtores de combustível que aumentavam o preço
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506342970)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, a participação dos Estados Unidos e da União Soviética na vitória dos Aliados consolidou uma rivalidade que se estendeu por toda a segunda metade do século XX. Na América Latina, cada país buscou se inserir na lógica da Guerra Fria de acordo com seus interesses. Mas, de modo geral, no que diz respeito as nações latino americanas, podemos afirmar que:
		
	 
	Após a Segunda Guerra Mundial, a América Latina se alinhou com os Estados Unidos, e isso fez com que o continente passasse a estar sob a ordem capitalista, com os governos buscando repelir qualquer influência soviética.
	
	Apesar do esforço estadunidense para manter o continente sob sua influência, os soviéticos, já na década de 1950, haviam conseguido obter o apoio de quase metade dos países latino americanos, que aderiram aos princípios do Comintern.
	
	Os países latino americanos mantiveram uma postura de total independência para com os blocos comunista e capitalista, criando junto com as nações africanas o bloco dos países não alinhados.
	
	Logo após a II Guerra Mundial, a maioria dos governos latino-americanos era claramente favorável aos soviéticos, mas foram todos derrubados por violentos golpes de estado organizados e financiados pela CIA.
	
	A exemplo do que já havia acontecido na época do nazismo, os países latino americanas, ora pendiam para o lado estadunidense, ora para o soviético, buscando obter vantagens e recursos para o seu desenvolvimento.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505914766)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a situação dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	após a eclosão da Revolução Cubana em 1959, ações intervencionistas na América Latina se multiplicaram, com o objetivo de impedir novo avanço das ideias socialistas.
	
	com a destruição do continente europeu e do Japão, os Estados Unidos saíram da Segunda Guerra Mundial como a mais poderosa nação do mundo.
	
	a economia norte-americana era a mais imponente do planeta, os Estados Unidos detinham a maioria do capital de investimento, produção industrial e exportações no mundo.
	 
	como grande baluarte dos governos democráticos capitalistas, os Estados Unidos defenderam a liberdade de pensamento e a livre associação em seu próprio país, mas apoiavam a instituição de governos autoritários na América Latina.
	
	os Estados Unidos mantiveram os países latino-americanos na esfera da influência ocidental por meiode invasão, apoio a golpes de Estado, oposição à reforma social e apoio a regimes militares.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes