Buscar

A História Da Saúde Pública No Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A História Da Saúde Pública No Brasil
Em 1900 – 1930 a republica velha no século xx foi anunciado como o século da ciência, do progresso, da eletricidade, da engenharia e da medicina, e foi também no inicio dele que a situação da saúde foi considerada uma vergonha nacional.
Em 1940 muitos não aceitavam a vacinação obrigatória, surgiu revolta da população abaixo a ditatura sanitária. Em 1918 a gripe espanhola é castigo dos céus e em São Paulo a gripe mata mais de 5 mil pessoas e o governo nada faz. Em 1923 são criados as caixas de aposentadorias e pensões ( CAPS). É promulgadas a lei Eloy Chaves , que muitos consideram a percussora da previdência social, mas funcionava de forma regulada para a classe dos ferroviários e portuários.
Em 1930-1945 a era Vargas, as principais marcas da era de Vargas foram a criação dos institutos de aposentadorias e pensões (IAPS), lei do sindicalização e jornada de trabalho de 8 horas, férias renumeradas, salario mínimo, criação do ministério da saúde. 
A ação do estado no setor da saúde divide-se em dois ramo, saúde publica de caráter preventivo, conduzida através de campanhas, e as assistências medicas de caráter curativo conduzida através da previdência social.
Assim surge o SESP (serviço de saúde publica) financiado para as epidemias como malária, varíola, febre amarela, mal de chagas.
Em 1946-1964 o período do desenvolvimentista a influencia dos americanos, em 1954 Getúlio Vargas se suicida, JK é eleito e aumentam o numero de IPAS, ai vem o plano de metas 50 anos em 5.
Em 1964- 1980 regime militar, em 1964 o presidente Jânio renuncia, e entra no lugar João Goulart, em 1965 Jango foge, assume a ditadura, 1966 ocorre a unificação dos IPAS. O governo cria o INPS, o governo federal anuncia obras gigantes que irão impulsionar o desenvolvimento do pais, em meados dos anos 70, a previdência social conhece sua maior expansão em números de leitos disponíveis, surgem novos surtos de poliomielite, varíola e hanseníase.
Em 1975 na quinta conferencia nacional de saúde é criado o sistema nacional de saúde através da lei 6.229 que foi a primeira tentativa de organizar o sistema de saúde. Em 1978 a primeiro encontro nacional de secretarias municipais de saúde, começa-se pensar em planos municipais de saúde, assim o governo cria a SINPAS, em 1980 a revolta da população, conselhos populares, para a assistência á saúde publica, 1986 a oitava conferencia nacional da saúde se mobilizam em busca do SUS.
EM 1990 foi aprovado a regulamentação do SUS , 1994 foi criado a saúde da família .

Continue navegando