Buscar

Cadeia de Suprimentos Fichamento Italo Eduardo de Oliveira Teixeira

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
Italo Eduardo de Oliveira Teixeira
Trabalho da disciplina Cadeia de Suprimentos, como pré-requisito de conclusão do curso de MBA em Gestão Empresarial, pela Universidade Estácio de Sá
Tutor: Prof. Roberto Tarantino
Belo Horizonte
2017
Estudo de Caso:
CADEIA DE SUPRIMENTOS
Ford Motor Company – Estratégia de Cadeia de Suprimentos
REFERÊNCIA: AUSTIN, Robert. Ford Motor Company – Estratégia de Cadeia de Suprimentos. 2001.
Principal premissa: Como a companhia Ford deveria utilizar as tecnologias emergentes de informação e ideias inovadoras para modificar a forma de interação junto a seus fornecedores?
A indústria automobilística nos anos 70 encontrava-se extremamente competitiva, onde as principais montadoras da América – GM (General Motors), Ford e Chrysler, enfrentavam a invasão de montadoras estrangeiras em seu mercado doméstico. Outro fator chave e preponderante na busca por inovações no setor, era o crescente excesso de capacidade (uma estimativa de 20 milhões de veículos), devido ao efeito de industrialização e geração de riquezas.
Frente aos fatos expostos, a Ford vislumbrava a necessidade da diminuição dos tempos de ciclo de produção, custos de projetos e produção, para diferencial competitivo. Utilizando-se de sua forte posição global, a mesma em 1999 anunciou sua fusão oficial a montadora sueca Volvo, abrindo caminho para a solidificação dos planos traçados em 1995, através do plano denominado – Ford 2000.
O plano principal do projeto “Ford 2000” consistia em uma fusão a nível global das operações automotivas da américa do Norte, Europa e internacionais em uma única e consistente organização global. Com isso, esperava-se a redução dos custos de reengenharia e globalização das organizações do grupo e processos corporativos, onde ao tornar seus processos em termos globais, a Ford pretendia eliminar redundâncias e alcançar economias em escala em sua manufatura e área de compras.
Dentro do escopo criado, importantes projetos foram implantados: Do pedido à entrega (OTD) e sistema de produção FORD (FPS), com metas para redução dos tempos de pedido de 60 para 15 dias, algo que demandava extrema integração entre fornecedores, demanda e empresa.
Haja vista a importância da área de TI para os objetivos da empresa, área que em todos os projetos de reengenharia logrados pela mesma obteve extremo destaque, seu grande desempenho foi explicitado em toda a companhia, havendo grande consentimento de que as novas tecnologias poderiam ser utilizadas em outras áreas e níveis da companhia.
Em 1998, a Ford lançou o primeiro de seus empreendimentos FRN (Ford Retail Network), sob uma recém-formada FIECo (Ford Investment Enterprises Company). O objetivo da FIECo era buscar as melhores práticas no varejo e criar canais alternativos de distribuição, baseando-se sempre no uso ativo de novas tecnologias. Esperava-se que com as ações logradas, os gastos com pessoal, anúncios e economias de estoque fossem reduzidos, devido à grande integração de toda a cadeia da Ford.
Todos os levantamentos e ações realizadas, visavam a busca por um modelo de cadeia de suprimentos utilizada pela empresa de tecnologia DELL. O modelo direto utilizado por eles, provia a integração de fornecedores, DELL e clientes de forma constante e sem interferências.
 Sendo assim, a Ford fez uso das tecnologias emergentes de informação e ideias das novas empresas de alta tecnologia (DELL) para modificar a forma de interagir com seus fornecedores, passando essencialmente de um processo empurrado para um puxado alcançando maiores lucros, trazendo a empresa para o contexto global (melhora de todo seu desempenho logístico) e melhorando o seu relacionamento com os fornecedores.
	
�

Continue navegando