Buscar

Portifólio Tecnologia a favor da inclusão nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
PRODEAF: APLICATIVO QUE TRADRUZ LIBRAS
Grande revolução tecnológica com a chegada do ProDeaf aplicativo tradutor de Libras gratuito presente em iPhone, Windows Phone e Android. 
Por Karina Adriana da Silva de Souza, Ru 1805037
Polo – Campo Mourão
Data 14/09/2017
 
Fonte: VENTURA,Luiz Alexandre Souza. ProDeaf: ganha prêmio por aplicativo que traduz Libras.2013.Disponível em: http://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/prodeaf-ganha-premio-por-aplicativo-que-traduz-libras/
As novas tecnologias trouxeram um novo alicerce para o processo de ensino e aprendizagem do surdo facilitando a sua vida escolar e ainda a sua comunicação fora da escola. Isso se deve a chegada do computador, celulares e aplicativos que vem sendo desenvolvidos para melhorar a inclusão social, cultural, educacional e digital entre as pessoas. Assim, a preocupação em desenvolver uma educação inclusiva entre surdos e ouvintes abriu novos horizontes que por meio da tecnologia visual abriu um campo em expansão para revolucionar o mundo do experiente visual.
Esse aplicativo foi desenvolvido por uma turma de mestrado em Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no ano de 2010 para melhorar a aprendizagem de um aluno surdo que encontrava dificuldades até mesmo para pedir um lanche na cantina da mesma instituição. Foram os próprios companheiros de sala que deram forma ao projeto e com auxílio de empresas para o financiamento do mesmo colocaram-no em prática. 
Há exemplo a Pernambucanas criou o ProDeaf Móvel, tradutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a língua portuguesa, esse aplicativo é gratuito e pode ser utilizado em iPhone, Windows Phone e Android, a sua contribuição é tão positiva que ganhou o Prêmio Anuário Tele Síntese de Inovação em Comunicações, evento anual promovido pela Microsoft em incentivo as revoluções tecnológicas, conhecido como Image Cup 2011. 
O uso desse aplicativo proporcionou ao surdo bem mais que a praticidade já adquirida pelo celular em enviar mensagens de texto agora a comunicação é em Libras, traduzindo áudio e escrita em tempo real com a ajuda de um “bonequinho” virtual chamado de Avatar.
O ProDeaf é bem fácil de usar, com o celular android o usuário digita qualquer texto e o Avatar (personagem que aparece em 3D) irá traduzir por meio da Língua de Sinais as palavras formando frases, textos, expressões, ou seja, comunicar o que foi digitado. Ele também pode funcionar off-line, mas o serviço oferecido tem mais qualidade quando conectado a internet.
Como este é um aplicativo muito positivo para a inclusão passou a ser utilizado na escola pública da cidade de Campo Mourão, no Estado do Pr, e o professor da disciplina de História do 7 ano fez um estudo juntamente com seus alunos sobre as bandeiras dos estados do Paraná, foi possível que todos se comunicassem e produzissem um vídeo no qual os alunos surdos aparecerem se comunicando pela língua de sinais e os ouvintes falando. Já que a interação de ambos foi permitida graças a esse aplicativo e suas traduções, mudando o cenário de participação dos alunos de inclusão da escola. 
Sabe-se que este app tem vários pontos positivos como a acessibilidade, comunicação, inclusão, interação, gratuidade e tecnologia, porém, conta com alguns pontos negativos, já que os seus usuários precisam de ter conhecimento sobre a língua mãe e também da língua portuguesa, saber utilizar o celular e o aplicativo. Além disso, os alunos precisam de ter o aparelho android, smarthphone ou iPhone, Windows Phone e o professor capacitação para inserir essa mídia no contexto educacional e na perspectiva da inclusão. Além disso, ele é um tradutor que funciona como um dicionário, assim, as traduções são por palavras não são perfeitas, necessitando da interpretação de seus usuários para melhor compreensão e efetivação da mensagem.
Contudo, este é um grande passo para tornar possível a aprendizagem de surdos e ouvintes como iguais pelo uso do teclado, e também para ouvintes (que não tem conhecimento de Libras) pelo uso da voz permitindo que este se comunique com os surdos. 
Assim, investir no uso deste aplicativo foi um grande passo do professor de História da escola de Campo Mourão no Paraná facilitando o processo de ensino e aprendizagem e mais do que isso trouxe ao surdo também um novo caminho para construir-se historicamente, culturalmente e ainda sua identidade, se integrando e se incluindo no seu direito de usufruir de uma educação para todos abrilhantando a conquista da comunidade surda até o presente momento.
 De acordo com a promulgação da Lei Federal n 10.098, de 2000, a Lei da Acessibilidade, da Lei Federal n 10.436, de 24 de abril de 2002, a "Lei de Libras" e do Decreto Federal n 5.626 de 2005, traz ao surdo dificuldades para ouvir, porém, um indivíduo capaz de interagir com o mundo por meio de experiências visuais, que manifesta a sua cultura pela Língua Brasileira de Sinais que passou a constituir o cotidiano do povo brasileiro, num tempo muito mais rápido do que o imaginável. E a inclusão social passou a se manifestar trazendo uma grande vitória sobre os surdos para o país. Principalmente para as pessoas com surdez que deixaram de ser chamados de deficientes físicos e que graças a Lei da Acessibilidade passaram a ter o direito de se comunicar como qualquer outra pessoa e ter fácil acesso de utilização com segurança e autonomia de espaços, mobiliários, entre outras coisas dos sistemas e meios de comunicação e com esse aplicativo passam a torna-lo real.

Outros materiais