Buscar

av1 de rh estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201510310929)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Questão 1 - Assinale a única alternativa que responde plenamente ao enunciado: Com base nos estudos realizados, quanto a conceituação de consultoria organizacional, podemos afirmar que:
		
	 
	Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada; O serviço de consultoria oferecido ao cliente se realiza por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica e tem o propósito de: identificar as necessidades do cliente, formular e propor soluções, recomendar ações pertinentes; Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de "know-how": o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais.
	
	Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de ¿know-how¿: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais; Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa; Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada.
	
	Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa; Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada; O serviço de consultoria oferecido ao cliente se realiza por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica e tem o propósito de: identificar as necessidades do cliente, formular e propor soluções, recomendar ações pertinentes.
	
	O serviço de consultoria oferecido ao cliente se realiza por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica e tem o propósito de: identificar as necessidades do cliente, formular e propor soluções, recomendar ações pertinentes; Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de ¿know-how¿: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais; Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa.
	
	Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada; Cabe ao consultor organizacional, solucionar imediatamente após sua contratação, as demandas diagnosticadas como incorretas, da empresa; Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de "know-how": o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201510467664)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	8. Pode-se dizer que o consultor necessita ter habilidade ou conhecimento específico aplicado que proporcione flexibilidade na proposta de otimização de resultados, assim sendo, devem ser características do consultor: I. Promover vontade de alcançar resultados ou mudanças, ter iniciativa e gerando inércia da situação. II. Compartilhar informações e ideias, bem como saber ouvir. III. Cumprir de prazos, apenas quando houver auditorias. IV. Inspirar confiança, trabalhar em equipe, conseguir a cooperação e lealdade. O correto é o que se apresenta em:
		
	 
	I, II, IV e V.
	
	III e IV.
	
	II e III.
	 
	II e IV.
	
	I e II.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509922885)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais,usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração. Essas características se referem ao tipo de Consultoria:
		
	 
	organizacional
	
	externa
	
	interna
	
	associada
	
	exclusiva
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509924494)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É um tipo de Consultoria praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos. Estamos falando da:
		
	
	Consultoria Organizacional
	
	Consultoria Autonoma
	
	Consultoria Externa
	 
	Consultoria Associada
	
	Consultoria Exclusiva
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509782875)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um dos motivos para que as empresas modernas implantem a consultoria interna é:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	O aproveitamento dos conhecimentos dos filhos dos funcionários para atividades da empresa
	 
	O aproveitamento das competências existentes em seus quadros de funcionários
	
	O levantamento das expectativas dos trabalhadores para posterior processo de admissão
	
	O levantamento das expectativas dos trabalhadores para posterior demissão
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509782408)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Conscientização de todos os Funcionários se caracteriza por:
		
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	 
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201510450952)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A competitividade tem sido uma das grandes questões empresariais brasileiras na atualidade. As transformações econômicas ocasionadas pela abertura de mercado e estabilidade monetária fizeram com que as estratégias empresariais se voltassem cada vez mais para a longevidade das empresas. A proteção de mercado e os ganhos financeiros em períodos de alta inflação contribuíram para que as estratégias focadas no negócio fossem tratadas em segundo plano por muitas indústrias brasileiras até o início da década de 90.Um exemplo disso é a globalização, uma dessas configurações do sistema, trazendo novos papéis e funções para os agentes econômicos de forma que eles encontrem condições de reproduzir o capital e sobreviver no sistema capitalista. A competitividade não pode ser vista como uma característica intrínseca da empresa, pois advém de fatores internos e externos, que podem ser controlados ou não por ela. Por definição, a competitividade é intrínseca à concorrência, pois onde há concorrência há competição e, portanto, competitividade, mas a própria competitividade transcende às características peculiares de cada empresa (Hayrton Rodrigues do Prado Filho). Se relacionarmos o texto acima com o fato da consultoria empresarial ser um dos segmentos de prestação de serviços que mais têm crescido no mundo, podemos entender que todos os itens abaixo pertencem aos objetivos de uma consultoria, MENOS UM:
		
	
	Formulação de pareceres sobre análises, planejamento, organização, operação e controle das várias funções organizacionais.
	
	Revisão e sugestões de aprimoramentos das políticas, procedimentos, sistemas, métodos e relações organizacionais.
	 
	Avaliar e propor a descentralização das bases competitivas, buscando políticas que trazem limitações aos recursos da organização.
	
	Realização de diagnósticos, preparação de recomendações, propostas de programas e projetos e oferecimento de apoio técnico na implementação destes.
	
	Introdução de novas ideias, concepções e métodos de gestão. Desenvolvimento de propostas de soluções para problemas identificados.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509782430)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Orlickas o papel do consultor Interno de RH é eminentemente:
		
	
	Operacional
	
	Assessoria
	
	Administrativo
	
	Assistencial
	 
	Estratégico
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509923625)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Genésio, na função que exerce, tem um papel eminentemente estratégico, age como um facilitador das transições internas. Para tanto, se mantém plenamente atualizado quanto à evolução do negócio da empresa, agregando conhecimentos e propondo ações eficazes para resolver os problemas identificados. Aponte a função de Genésio:
		
	
	Auxiliar de elétrica.
	
	Auxiliar de serviços gerais.
	
	Operador de caixa.
	
	Auxiliar de produção.
	 
	Consultor interno de RH.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509955616)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Carla Uchoa, em seu texto publicado no site da ABRH - Associação Brasileira de Recursos Humanos, "O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações." Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial." Com base no processo de implantação da consultoria interna, assinale a única alternativa que não observa exemplos de fatores críticos de sucesso na implementação do modelo:
		
	
	Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo; Desenvolvimento de um modelo de Recursos Humanos mais estratégico com profissionais dedicados ao negócio e outros em áreas de especialização para gerenciar processos, políticas e projetos;
	
	Capacitação dos profissionais de RH e em especial do consultor interno; Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo;
	 
	Envolvimento dos líderes e forte comunicação do modelo; Crença no trabalho alternativo e sem planejamento, acreditando no processo criativo e de improviso do indivíduo;
	
	Desenvolvimento de um modelo de Recursos Humanos mais estratégico com profissionais dedicados ao negócio e outros em áreas de especialização para gerenciar processos, políticas e projetos; Monitoramento constante e mensuração do resultado;
	
	Criação do cargo de consultor interno de nível gerencial focado nas necessidades do negócio; Capacitação dos profissionais de RH e em especial do consultor interno;
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais