Buscar

NEGÓCIOS DIGITAIS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS
Fichamento de Estudo de Caso
Naiana Silva Moura
Trabalho da disciplina Negócios Digitais
Tutor: Prof. Marcelo Vasques de Oliveira
Salvador
2017
ESTUDO DE CASO :
NEGÓCIOS DIGITAIS
Radiohead: música pelo preço que quiser pagar
REFERÊNCIA:
Universidade Estácio de Sá. Radiohead: música pelo preço que quiser pagar. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/downloadArquivo.asp?CodAnexo=26908&NomeArquivoSistema=Biblioteca%5F26908&NomeArquivo=Caso+de+Harvard%2Edocx&IdCurso=POS570 Acesso em: 03 de Outubro de 2017.
O autor introduz o artigo falando sobre o lançamento do cd da banda Radiohead em 2007 totalmente no formato digital. O consumidor poderia decidir o quanto desejava pagar pela obra, decisão esta que gerou grande especulação pelos meios de comunicação com relação ao próprio futuro da música, já que esta era uma decisão que nunca fora tomada antes por outras pessoas dentro deste mercado.
Em seguida o autor aborda um pouco da biografia do grupo dando ao leitor informações sobre a banda. A Radiohead era formada por cinco amigos que estudavam em uma escola particular inglesa e era uma das mais populares e de grande importância artística no final do século XX e início do século XXI. O estilo musical deles chamou atenção pelo uso excessivo de letras emotivas o que fez com o que seu álbum de abertura fosse um sucesso, fazendo a banda ser um dos focos principais do marketing daquele ano. 
A indústria como um todo vem sofrendo grandes mudanças ao longo dos anos devido as novas tecnologias e as novas tendências de marketing e gestão de conteúdo que vem sendo utilizadas pelas gravadoras, produtoras e empresas de agenciamento de artistas. O artigo nos traz dados sobre como estas mudanças começaram a ocorrer e como o ambiente digital foi fator determinante em relação a mudança de comportamento e preferência do indivíduo nas formas de consumo deste tipo de produto.
O empenho em analisar o acompanhamento das preferências de consumo assume importantes posições no estabelecimento do levantamento das variáveis envolvidas, o que nos traz a um dado importante apresentado pelo autor no momento em que ele diz: “Em 2007 as vendas de álbuns em lojas de música não virtuais, dos EUA, representaram apenas 30% do total geral das vendas dos álbuns, comparando esse dado com 50% em 1988 – recorde negativo.” nos fazendo pensar sobre a mudança no modelo de consumo tradicional para uma modalidade mais digital e com um futuro promissor de constante evolução.
A liberação do álbum totalmente gratuito e exclusivamente em formato digital apontava para uma nova realidade e para o início de um declínio do mercado nos modelos tradicionais. É possível fazer um paralelo com os dias de hoje, pois os artistas em sua maioria também aderiram este modelo. Antes de lançar seus cds na versão física, os cds são liberados em plataformas de streaming digital ou em lojas virtuais como a Google Music e o Itunes e o resultado dessas vendas se tornam indicadores para saber em quais países deverá haver mais investimentos para emissão de cópias físicas. 
 Diante do exposto foi possível perceber que o mercado fonográfico sofreu diversas modificações e que estas, foram ocasionadas pelo advento tecnológico que modificou o comportamento das pessoas, fazendo com que as relações comerciais fossem alteradas e novas ações e metodologias fossem adotadas. 
Local: Biblioteca online da Universidade Estácio de Sá

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes