Buscar

recuperação judicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A recuperação judicial é uma medida legal destinada a evitar a falência das empresas, que proporciona aos empresários devedores apresentar um plano aos credores e a justiça uma forma para quitar a dívida.
Desde que a nova lei de falências e recuperação de empresas entrou em vigor trouxe uma nova abordagem entre a relação de credor para devedor, pois ela prioriza a manutenção das atividades da empresa em recuperação para que cumpra sua função social de preservar empregos, garantir investimentos e dando continuidade à sua atividade econômica.
Para que a organização entre no processo é necessário que realize um pedido na justiça, a partir da solicitação, terá seis meses para tentar um acordo com os credores sobre um plano de recuperação que definirá a solução para crise financeira. Após solicitar a recuperação judicial se manifesta ao juiz, sendo que o mesmo analisa o processo e se a documentação estiver completa, emite um despacho autorizando o projeto e os credores tem 180 dias para se manifestarem, caso não seja aprovado o juiz decreta falência da organização.

Outros materiais