Buscar

Exceção ou objeção de pré

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exceção ou objeção de pré-executividade
Neste trabalho irei expor um tipo de defesa atípico que não esta elencada no diploma legal como meio de defesa do executado, mas que serve para tal fim. Vale ressaltar, que existem vários meios de defesa, como as taxadas no Código de Processo Civil. 
Dentro das defesas atípicas, encontra-se a exceção ou objeção de pré-executividade, na qual o executado poderá alegar questões de ordem pública referentes à inexistência de condições formais para o prosseguimento da execução que podem ser conhecidas de ofício pelo juiz, desde que, para comprovar suas alegações, não haja necessidade de dilação probatória, ou seja, para opor a exceção de pré-executividade o executado deve estar munido de prova pré-constituída. 
A exceção ou objeção de pré-executividade é a defesa pela qual o executado impugna a validade de um título executivo, por falta de liquidez, falta de força executiva, pela inexigibilidade da obrigação ou ainda quando o meio escolhido para satisfazer a tutela jurisdicional é impróprio. Sendo assim, o executado é limitado a referir em sua defesa questões de ordem pública, ligadas às condições da demanda executiva e seus pressupostos processuais.
Esta defesa caracteriza-se por ser um incidente processual, oferecida por simples petições nos autos da execução, podendo ocorrer a qualquer tempo, haja vista que não há prazo legal para ser proposta e devendo ser fundamentada por prova documental pré-constituída. A exceção de pré-executividade é construção doutrinária admitida pela jurisprudência para discussão que não demande dilação probatória; e admite revisão de pena cominatória.
Concluo então, que tanto as defesas típicas como as defesas atípicas, possuem características distintas, que devem ser observadas no momento que o executado for oferecer sua defesa no feito executivo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes