Buscar

Projeto Uso da ferramenta Google Forms para criação de atividades educativas Cooporã

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Uso da ferramenta Google Forms para criação de atividades de matemática
Tiago Augusto Souza de Oliveira1, Diego Antônio da Silva Avelino², Amanda de Oliveira Zampieri³, Patrick Perosa1
1Escola Municipal Cooporã – Ponta Porã - MS
tiagoaugustosouza01@gmail.com¹, diegoantoniodasilvaavelino@gmail.com², amandazampieri2017@gmail.com³, patrickperosapp@gmail.com¹
�
Palavras-chave: Google Forms, Avaliação Diferenciada, Flubaroo.
Introdução
Pensando em melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Cooporã, situada no município de Ponta Porã, foi proposto pelo professor da sala de tecnologia a utilização de uma ferramenta chamada Google Forms que permite aos alunos fazer um Quizz matemático. A proposta consiste em uma pesquisa realizada pelos alunos 5° ano do Ensino Fundamental, com professores de 1° a 4° ano, na qual os professores devem relatar quais atividades e conteúdos desenvolvem em trabalham na sala de aula, para que posteriormente fossem criadas atividades no Google Forms relacionadas aos conteúdos que o professor trabalha em sala. Também foi utilizado um recurso chamado Flubaroo, que permite a correção automática das atividades fazendo com que a aula seja muito mais interessante e dinâmica.
Metodologia
O professor da sala de tecnologia ensinou como utilizar o Google Forms, uma ferramenta do Google, que pode ser acessada tanto do computador quanto do celular com sistema operacional Android. Foi ensinado como criar cada pergunta, como salvar e inserir imagens, logo depois ele ensinou como salvar ela para o Excel, onde por meio do Flubaroo que é uma ferramenta disponível também no Google é possível fazer a correção automática, baseada em um modelo gabarito. Além disso, também foi realizada uma pesquisa com os professores de cada disciplina, onde os mesmos expunham suas ideias e dificuldades sobre os conteúdos de matemática da sala de aula. Após essa coleta de dados, iniciou-se uma pesquisa na internet sobre atividades que melhorariam o desempenho dos alunos na sala de aula. A proposta de pesquisa e ideias que surgiram proporcionaram aos alunos do 5° ano da Escola Municipal Cooporã um interesse maior pelo conteúdo das suas próprias disciplinas, aumentando o desempenho pelo fato dos alunos agora participarem de forma ativa no seu processo de ensino-aprendizagem. Dentro da proposta feita aos alunos do 5º ano foi necessário analisar e melhorar a escrita dos mesmos, para que os alunos das outras turmas pudessem entender as questões de forma clara.
Análise e Discussão
Inicialmente enfrentamos problemas quanto à utilização da ferramenta Google Forms, mais conforme as instruções do professor da sala de tecnologias, nossas habilidades foram melhorando. Uma das etapas mais difíceis foi montagem das atividades no papel, visto que estas deveriam ser planejadas antes de montarmos as questões no computador. Essa etapa tornou-se um desafio para os alunos do 5º ano, visto que o que parece fácil para o professor, pois faz parte do seu cotidiano de planejamento, foi um dos momentos mais difíceis para os alunos. Os professores auxiliaram na montagem das atividades dando ideias de como fazer e relatando experiências, dessa maneira o objetivo de autonomia dos alunos e geração de conhecimentos junto aos professores tornaram as aulas muito mais atraentes e legais. Os alunos estão sempre envolvidos com as atividades, pois nos procuram no intervalo para sugerir temas para realização de novas atividades.
Conclusão
O projeto foi muito gratificante, pois aprendemos a usar outras ferramentas de ensino utilizando o computador e foi possível ajudar os alunos a melhorarem suas notas. Para os próximos anos temos a ideia de fazer histórias em quadrinhos usando Google Forms, já que é possível inserir imagens.
Agradecimentos
Agradecemos a Escola Municipal Cooporã, ao professor da sala de tecnologia, aos professores e ao professor regente.
Referências
FORMS, Google. Primeiros passos com o Formulário, 2015.Disponível em:< https://gsuite.google.com.br/learning-center/products/forms/get-started/ />. Acesso em: 22 de ago. 2017.
PONTE, João Pedro da. Práticas profissionais dos professores de Matemática. 2014.
EDUCAÇÂO, Escola. Atividades de matemática 3° ano. Disponível em:< http://escolaeducacao.com.br/atividades-de-matematica-3-ano/>. Acesso em: 22 de ago. 2017.
�

Outros materiais