Buscar

Direito processual civil 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito processual civil 
Áudio 1 - apelação
Definição de apelação art. 1009 ncpc – da sentença cabe apelação.
O recurso de apelação tem o efeito devolutivo. Feito o recurso de apelação, a ação sera devolvida para o juízo de 2º instancia para fazer a reanalise da sentença dessa ação.
Sentença e todo pronunciamento do juiz com fundamento conforme o art.485 e 487 do cpc.
Quem faz o juízo de admissibilidade e o juízo ad quem.
E necessário fazer o preparado do recurso de apelação, caso não seja feito o recurso poderá ser considerado deserto. 
requisitos para recorrer, verificar se e possível o cabimento, legitimidade para recorrer, interesse para recorrer verificar fatos impeditivos e extintivo para recorrer, tempestividade prazo de 15 dias art. 1003 ncpc, regularidade e preparo.
Todas as vezes que recorre da sentença através do recurso de apelação terá o efeito suspensivo, ou seja, a sentença terá a sua eficácia suspendida ate a decisão do desembargado, e terá o efeito devolutivo devolvendo todo o processo para o desembargador, para fazer uma nova verificação. 
So não será atingindo pelo efeito suspensivo, e terá essa sentença sei efeito imediato nas hipóteses do art. 1012,§ 1 e seus incisos.
AUDIO 2 
Todo recurso e instrumento de impugnação e estaõ todos taxados em lei o principal artigo e 994 ncpc, trata-se de um impugnação de ato decisório e não existe recurso para atos não decisórios, e pedido a reforma, invalidação, o esclarecimento ou complementação da decisão, e todo recurso e um incidente, não existe recurso de processo autônomos. 
Requisitos dos recursos em geral.
Recurso adesivo e cabível nas hipótese de apelação, recurso especial e recurso extraordinário. 
Esses recurso podem ser oferecidos de forma adesiva, um recurso adesivo e quer dizer que foi apresentado em um prazo diferenciado, ou seja, ele apresentado junto a outro recurso ele segue o recurso principal. 
A sucumbência parcial será reciproca quando houver uma equivalência de perdas, em termos quantitativos. Uns dos requisitos para apresentação do recurso adesivo e a sucumbência parcial. O recurso adesivo será interposta quando a contrarrazões e ao mesmo tempo poderá interpor o recurso de apelação junto com a contrarrazões, essa apelação será o recurso adesivo.
O recurso adesivo existe por mera economia processual e também com a ideia que as partes que não iria recorrer e resolveu recorrer através do recurso adesivo.
ratio leges – mesmo que o recorrente adesivo tenha tido o seu recurso principal não admitido o adesivo poderá ser recebido.
E possível recorrer por meio das contrarrazões de maneira limitada, somente das decisões interlocutórias não agraváveis. 
O recurso adesivo vai depender do recebimento do principal ou admissão, se o principal não for admitido o recurso adesivo também não será, ou seja, o recurso adesivo so será julgado somente se o principal for julgado. 
Se o judiciário descobrir que recurso for deserto os dois recursos não serão admitidos.
Resurso adesivo também tem os mesmo requisitos de admissibilidade, ele tem prazo diferenciado ele tem custas.
Requisitos que servem para todos os recursos.
Tempestividade – todos os prazos dos recursos são de 15 dias o único diferenciado e o de embargos de declaração que são de 5 dias. A regra geral a perda de prazo e um vicio insanável.
O recurso não poderá deixar de ser admitido antes de deixar que o vicio do recurso seja sanável, mas somente nos casos sanáveis.
Preparo do recurso são as custas, se foi pago e errou na hora de pagar e ficou devendo, será intimado para complementar e caso não tenha pagado nada, será intimado para o pagamento ou para a complementação do valor caso não seja feito, o recurso será considerado deserto e o vicio se torna insanável.
Fungibilidade e a possibilidade de um recurso errado como se fosse o certo.
Recurso tem que ser cabível.
Regularidade formal do recurso
Inexistente não poder haver desistência , renuncia ou aceitação art.998 ao 1000 ncpc.
Desistência e renuncia e referente ao recurso e aceita e sobre a decisão , sendo que a repercussão no recurso.
Desistência e quando o recurso e apresentado e recorrente desiste do recurso , a renuncia e quando o recorrente renuncia a um recurso ainda não apresentado. E ambos precisão ser expresso, não existe renuncia e nem desistência tácita.
Aceitar e qualquer ato ou omissaõ que demonstre uma aceitação, na qual esta aceitando a decisão. 
Todos os requisitos são de matérias processuais e não preclusão e são de ordem publica. 
Legitimidade ART. 996 do cpc, o recurso tem que ser oferecido pela parte legitimas. O terceiro e quem não faz parte do processo e uma pessoa que não estava na relação processual.
Autor, réu, amicus currie, e do sujeito intervenientes que tenha interesse em recorrer.
 Caso concreto aula 1
R: sim, desde que alteração seja feita num prazo de 5 dias de antecedência, com isso advogado tem ração na forma do art.935 cpc.
Obj letra D
OBJ. letra C
Caso concoreto aula 2 
R: não possui natureza pq não e recurso pois não esta prevista em lei como tal. Sendo assim não e possível a fungibilidade .
Objetiva letra B
Objetiva letra A
Caso concreto aula 3
Objetiva letra A
Objetiva letra sem resposta
Áudio 3
 Classificação ordinária e excepcionais
Todos os recursos estão no art. 994 do cpc. Ele são classificados em ordinários ou em excepcionais, os recursos excepcionais são o recurso especial e extraordinário e são classificados em sentido lato.
Quando entra com recurso ordinário a continuação do exame da matéria de fato e tem uma ampla devolutividade, e tem a possibilidade de reexame de provas. Nos recurso extraordinários ou excepcionais a devolutividade e limitada, não a reexame de provas, não examina matéria de fato somente matéria de direito, so examina uma eventual violação a lei federal ou a constituição da republica.
Recurso total ou parcial, em matéria recursal o pedido tem um interpretação absoluta, o recurso total e quando se recorrer de todo o pedido formulado no pedido do processo, a referencia de que ele total ou parcial e sempre em relação a tudo que se pode recorrer no recurso, no caso de recurso parcial e quando se não se pede a totalizado do pedido. O pedido e teto do pedido do recurso.
A possibilidade de desistência do recurso, aceitar, recnunciar ao direito de recorrer art. 998 ao 1,000 do CPC. 
Desistência a possibilidade de desistir do recurso já interposto, a renuncia e quando a pessoa anterior a interposição do recurso deixa expressamente dito que não iria recorrer, a renuncia e desiste tem que deixar expresso, a aceitação da decisão e qualquer ato ou omissão pelo meu no qual verifique uma não vontade de recorrer ou de prosseguir com o recurso, podendo ser aceito tacitamente ou expressa. 
 Efeitos dos recursos, efeitos da interposição e do julgamento, quando se recorrer gera algumas consequências, mais so ocorrer para os recursos admissíveis.
Juízo de admissibilidade o recurso precisa preencher os requisitos para ser aceito para gerar efeitos. Quando se recorrer evita a coisa julgada no processo gerando assim não terá imutabilidade. A suspensão da decisão impugnada o ocorrer no momento da interposição do recurso e o único recurso que possui esse efeito e o recurso de apelação, para que tenha o efeito suspensivo a lei tem que dizer ou efeito suspensivo e a suspensão da eficácia da decisão.
Os outros recurso tem efeito suspensivo mais dependera de uma analise subjetiva.
Efeito da devolutividade do recurso, e a possibilidade da devolução da mateira para que haja um novo julgamento perante o tribunal, e todo recurso tem o efeito devolutivo, para provocação de uma nova analise, e dependera de recurso para recurso. Deve-se observa a profundidade da devolutividade , e medida pela extensão que medida pelo pedido do recurso e a profundidade e medida por todas as matérias uteis ao rejulgamento do pedido.
Apelação devolve esta limitada ao pedido do recurso. Em uma apelação o que devolvido o tribunal poderáentra na matéria limitada ao pleito sendo que aquilo for limitado ao pleito ele entra em tudo que for necessário para o julgamento pleito necessário. O tribunal analisara o pedido como se fosse a primeira vez, mais com isso ele viola o duplo grau de juridisção mas e permito por lei, permitindo uma ampla analise do processo pelo tribunal.
Efeitos da substituição e invalidação esses efeitos atinge o julgamento, quando o recurso e julgado a uma substituição da decisão impugnada, ocorrera a substituição quando a decisão for mantida ou for reformada, mesmo a decisão sendo mantida o que valera será decisão julgada pela segunda instancia, mais poderá ter o ocorrido o erro de procedimento e para que isso ocorre a decisão e invalidade e não substituída. Substituição tem haver com erro de julgamento e invalidação tem haver com erro de procedimento. 
Pode se apelar de 3 maneiras, por apelação propriamente dita, pela apelação adesiva e por meios da contrarrazões. Na apelação adesiva recorre também pela sentença, também pode se recorrer das decisões interlocutórias não agravável.
Aula 4 caso concreto
R: ele so poderia ter recorrer do aumento da decisão e a decisão que deveria seria agravável ele deveria agravar.
O juízo de primeira instancia não faz mais a admissibilidade dos recursos. Na forma do art. 1010 do cpc.
Obj. letra C
 O juiz não pode voltar atrás da decisão, salvo quando entram com embarga de declaração.
Agravo de instrumento. Art 1015 CPC.

Outros materiais