Buscar

Questionário Unidade III - ABORDAGENS HUMANISTAS EM PSICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 em 0,4 pontos
	
	
	
	De acordo com Rogers, o conselheiro deve ser capaz de vivenciar a relação de ajuda dentro do contínuo fenomenológico (SCHMIDT, 2009).
Analise as propostas a respeito da conduta do conselheiro e indique a afirmação incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
 Rogers não propõe técnicas especiais para que se estabeleça uma relação de ajuda.
	
	
	
Pergunta 2
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	O plantão psicológico, tal como o conhecemos hoje, teve seu início na Faculdade de Enfermagem da Universidade de São Paulo, voltado para o atendimento de alunos. Em seguida, esteve associado ao atendimento de funcionários e seus familiares em instituição do poder judiciário (CHALOM et al, 1999). Sobre esta prática, hoje realizada em diferentes contextos, está correto afirmar:
 
I – Os grupos com sala de espera, oficinas de criatividade e o plantão psicológico têm como denominador comum o que Rogers denominava como aprendizagem significativa.
II – Seguindo o modelo médico, o plantão psicológico é um tipo de atendimento voltado às emergências psicológicas, caracterizando-se como uma forma atual de triagem.
III – O plantão psicológico se caracteriza por ser a porta de entrada de um serviço de atendimento psicológico, promovendo um espaço de escuta qualificada e a clarificação do sofrimento do cliente.
IV – Mesmo não fornecendo conselhos e orientações diretivos aos clientes, pode ser considerado uma modalidade de aconselhamento psicológico e seus resultados podem ser considerados “terapêuticos”.
V – Visa atender a demanda por ajuda de imediato, sempre encaminhando para um tratamento mais aprofundado do problema apresentado pelo cliente.
 
Estão corretas somente as afirmações:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 I, III e IV.
	
	
	
Pergunta 3
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Conforme Schmidt, a imagem do Aconselhamento psicológico como prática a fornecer “solução de pequenos (ou grandes) desajustamentos de conduta”, ou direções claras para decisões a serem tomadas pelo cliente tem raízes em suas teorias e práticas iniciais. Considere as afirmações abaixo e indique a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
 A teoria Traço e Fator desenvolve um trabalho de ajustamento do indivíduo ao seu ambiente.
 
	
	
	
Pergunta 4
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	Schmidt (2009) apresenta o entrelaçamento da Abordagem Centrada na Pessoa com o Aconselhamento psicológico. Para Rogers, a atitude do psicólogo-psicoterapeuta é a mesma do psicólogo-conselheiro. Sobre a relação Conselheiro-Cliente, nessa abordagem, está correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
 Faz-se necessário que o conselheiro se faça presente, numa relação facilitadora e mantenha-se numa atitude em que seja capaz de se colocar no lugar do outro.
	
	
	
Pergunta 5
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	A teoria Traço e Fator é um dos primeiros esforços para, cientificamente, buscar ajustamento entre indivíduo e meio (no caso, profissional). Considere as afirmações abaixo sobre esse modelo de Aconselhamento psicológico e indique a alternativa correta:
 I) Nasceu estreitamente ligada à orientação vocacional e à psicometria, aos estudos e pesquisas sobre testes vocacionais.
II) Suas concepções centrais remetem a disciplina no ambiente acadêmico, da atuação do aconselhador sendo profissional especializado da área da saúde.
III) Para teoria Traço e Fator, cada indivíduo possui capacidades e potencialidades que podem ser medidas objetivamente.
 Estão corretas somente as afirmações:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
 I e III.
	
	
	
Pergunta 6
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	A psicóloga Maria Luisa Schmidt (2009) caracteriza o serviço de aconselhamento psicológico atual como uma “região de fronteira”. Afirma:
 Fronteira das práticas que tradicionalmente são identificadas como clínico- pedagógicas e educacionais e fronteira de recursos teórico-práticos de diversas disciplinas afeitas aos assuntos humanos. Reconhecemos (...) o esforço de responder às demandas por ajuda psicológica através de uma compreensão psicossociocultural destas demandas e, ao mesmo tempo, através da potencialização de recursos psicossociais presentes na clientela. (p.99)
 Sobre este modelo de serviço psicológico, no viés da Psicologia Humanista, está correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
 Tem como objetivo a exploração cognitiva e afetiva das vivências pessoais e coletivas do cliente. O conselheiro participa dessa relação de ajuda como facilitador da exploração. 
	
	
	
Pergunta 7
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	No final dos anos 1990, o site Redepsi entrevistou Henriette T. P. Morato, professora da USP, que coordena o serviço de aconselhamento psicológico aberto a toda a população. Leia o trecho da entrevista abaixo a respeito do plantão psicológico na abordagem centrada na pessoa.
 Redepsi: Quem são as pessoas que procuram o plantão? Existe um estudo sobre o perfil desse público?
 
Henriette: Não há um perfil específico, é o mais variado possível. Recebemos desde gente que vem pedir uma informação até pessoas com problemas graves, varia de adolescentes a pessoas idosas. Podemos dizer que as transformações da clientela, que tem ocorrido nos últimos anos, têm a ver com as condições da vida atual, com as angústias de nossos dias. São pessoas que vêm em busca de um lugar onde possam conversar sobre o seu sofrimento. Nesse sentido, a clientela do plantão é um retrato do sofrimento desse final de século. O perfil mais frequente é o que se caracteriza pelo desamparo das pessoas, muito comum no período que vivemos. Atendíamos no início a uma população de baixa renda. Hoje, tendo em vista a falência do sistema de saúde público e a exorbitância do privado, temos atendido as mais variadas classes sociais.
 Sobre o plantão psicológico na abordagem centrada na pessoa, está incorreto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
 Devido ao seu caráter imediato de atendimento, o plantão destina-se a atender somente pessoas em crises emocionais agudas e quadros psiquiátricos graves.
 
	
	
	
Pergunta 8
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	No aconselhamento centrado na pessoa, é essencial que o conselheiro estabeleça uma relação de empatia com o cliente (SCHMIDT, 2009). Segundo Rogers, empatia pode ser descrita como:
 
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
 Uma capacidade de penetrar no mundo fenomênico do cliente, sentindo o mundo do cliente como se fosse o seu próprio. 
 
	
	
	
Pergunta 9
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	O serviço de plantão psicológico, sobretudo o respaldado pela abordagem centrada na pessoa, vem crescendo no Brasil e ganhando terreno em vários contextos, como hospitais gerais, escolas, hospitais psiquiátricos, clínicas-escola, empresas. Em relação às características desse serviço, assinale a afirmativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
 Embora, em plantão, o psicólogo fique à disposição daquele que o procura, é imprescindível marcar ao menos um segundo encontro para dar continuidade ao processo iniciado. 
	
	
	
Pergunta 10
0,4 em 0,4 pontos
	
	
	
	O plantão psicológico é uma modalidade de prática psicológica humanista bastante adequada para a implementação em instituições. Iniciada em clínica-escola, é transposta para instituições, mas logo se percebe a necessidade de criá-lo novamente, a fim de que corresponda às demandas da instituição. Por exemplo, Chalom et al (1999) tecem reflexões sobre a implantação num projeto chamado Esporte-Talento, na USP. Apesar das especificidades de cada contexto, o plantão mantém um eixo que o caracteriza e diferencia de outras práticas. Sobre o plantão psicológico, está correto afirmar:
 
I- É um serviço que coloca um psicólogo ou equipe de profissionais trabalhando à disposição de qualquer pessoa que procure, em locais e horáriospré-determinados, sem que haja necessidade de um agendamento prévio ou de se responsabilizar pela continuidade do tratamento.
II – Encara-se o cliente como indivíduo único, diferente de outras pessoas, sem generalizar seu comportamento recorrendo a explicações psicológicas e/ou à psicopatologia.
III – Visa fornecer condições emocionais para que o cliente passe pelo processo de aprendizagem significativa.
IV – Por ser um serviço de “plantão”, precisa fixar prioridades, como o atendimento de casos mais graves.
V – Por ser uma modalidade de aconselhamento psicológico, o conselheiro precisa estar preparado para aconselhar, isto é, dar diretivas ao cliente.
 Está correto apenas o que se afirma em:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
I, II e III.

Outros materiais