Buscar

caso 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Maria Eduarda Leal Pereira - 201607088649
Questão 1 
a) A imagem da empresa ficará enfraquecida caso a entrega do projeto seja adiada novamente. 
b)Os empregados pediram ao diretor que não os ajudasse, mas ele não permitiu que estes não realizassemos primeiros trabalhos sozinhos. 
c)No caso da maioria não chegar a uma decisão, é preferível que, posteriormente, a minoria aceite a tentativa de resolução do problema. 
d) O rapaz praticou um crime. 
Questão 2 
letra - E 
Questão 3
O homem de N e ande rtal ti nha uma caix a crani ana mai or do que a noss a e pre sumiv el me nte um cé re bro mai s de se nvol vi do , mas não ti nha uma li nguagem . Usava i n strume ntos de pe dra, dominava o fogo, e nte rrava os se us morto s e vi vi a em comu ni dade s como as nossas , talv e z um pou co me nos sel v age ns , mas só se comu ni cav a com os outros com grunhi dos e tapas no ouvi do . P el a aparênci a e stava mai s be m pre parado para d omin ar o pl ane ta d o que n ós . Al ém do crâni o ti nh a ombros mai ore s, mai s músculos e ossos mais f orte s, mas não fal ava embora tive sse tod o o e qui p amento ne cessário. Hoje se e spe cul a que e ra o cé reb ro que atrapal hav a. A ge stação na mul he r de Ne ande rtal durava mais tempo. o que si gni fi cav a que o cé re bro j á nasci a pronto e, e m ve z de te r a in fânci a prol ongada e prote gida que li teral me nte faz a noss a cabe ça , o guri de Ne ande rtal re cebia se u tacape na saíd a do úte ro e j á i a caçar . Sabe - se que o embri ão hu mano rep roduz no ve ntre tod a a e vo lução da e spé ci e e te m um mome nto na ge stação e m que nosso cé re bro fi ca tão comple to quanto o do fe to de Ne ande rtal . Mas aí come ça um p roce sso de de pu ração de e li mi nação de cé lul as e mod if i cação de ci rcuito s que conti nu a no p e ríodo pós- natal e é e sta adaptação que nos pe rmi te f al ar, o u se ja, a li ngu agem é o produto de uma carên ci a programada do cé re bro. O pode r d a fal a é uma co mpe nsação pel o s ne urôni os pe rdidos. O homem d e N e ande rtal e ra ev ol uído demai s ; ti nha o cére bro tão acabado que não pre ci s ava da l ingu age m , mas se m a li nguagem f oi um f racasso social . N ão durou ne m oi tenta mil anos e com aqueles ombros . Ace i tand o- se a te se e voluci oni sta, nós de scen de mos dos dé be is men tais de Ne and e rtal dos que nasce ram com o cé re b ro i ncomp le to dos fraqui nhos que fi caram em casa aprende nd o be ste i ra. F oi a li nguage m que pe rmi ti u o model o se gui nte dos pré - ho me ns se organi zar, co nce ituali z ar e transmi ti r i nformações e men ti r , i sto é , ci vi li z ar-se . Ou então se você pre fe re a te se de que a Nature za sabe o que q ue r e o própri o Darwi n estava se ndo usado como desp iste quando propôs que tudo era por acaso o obj etiv o d a evo lução e ra dar u ma voz ao mundo , Dar um n ome às co i sas e uma retóri ca aos ele me ntos, q ue antes da li nguage m rugi am de frustração com a i ncapacidade da fal a. Tud o na Naturez a: os vul cõe s, os ve nd avais os te rremo tos e as be stas se ria uma difi cul dade de ex p re s são . Te ntando e e rrando (o home m de Ne ande rtal al guns de putado s de Rorai ma) tud o o que a Nature za que r é que f ale m por e l a que se ja m os poe tas que el a por mai s que se esf orce n ão co nse gue se r. No fi m é que se rá a Pal avra Ne m que a pal avra se ja "Fi m?
Questão 4
a)O tre cho que apres e nta dupl o sentido é “N ão posso me q uei x ar”, que pode se r e nte ndido de d uas f ormas: “não te nho de q ue me quei x ar, e stou sati sf ei to”, ou “não tenh o pe rmissão para me que ix ar, poi s pos so se r pun i do caso me manif este ”. 
b) Mas se você pe rguntar a quai sque r ci dadãos de uma di tadura o que acham de seu país , ele s res ponde m, se m he si tação: Não pode mos nos que ix ar.

Outros materiais